Viagem por Moçambique: Lago Niassa


O Lago Niassa é um dos Grandes Lagos Africanos e está localizado no Vale do Rift, entre Malawi, Tanzânia e Moçambique. Com uma orientação norte-sul, o lago tem 560 km de comprimento, 80 km de largura máxima e uma profundidade máxima de 700 m.

O Lago Niassa é um espelho de água turquesa, translúcido, cheio de cíclidos e mais um milhar de outras espécies de peixes que são mais numerosas que todas aquelas existentes nos mares da América e da Europa.
É um lago único no mundo por formar uma província bio geográfica específica, com cerca de 400 espécies de ciclídeos descritas endémicas (cerca de 30% de todos os ciclídeos conhecidos no mundo) e provavelmente muitas ainda por descrever. Estima-se que tenha uma idade entre um e dois milhões de anos. Uma vez que se encontra numa região tropical e ser muito profundo, o lago está permanentemente estratificado, com um epilímnio mais quente sobre um hipolímnio mais frio. O nível da água varia com as estações do ano e tem ainda um ciclo de longa duração, com os níveis mais altos em anos recentes, desde que existem registos.

Veja Algumas Fotos deste Magnífico Lugar


Subscreva ao nosso Canal no Youtube!


Deixe Seu Email e Receba Artigos em Primeira Mão:



About Vanda Mahumane

Ver Meus Artigos

Editora do portal Moz Maníacos desde 2011. Escrevo sobre Moçambique e sobre os moçambicanos.

A sua opinião faz a diferença. Comente!


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*