O Povo Makua

O Povo Makua

COMPARTILHE

Os Makua são um grupo étnico Bantu do sudeste da África e sul da África é o maior grupo étnico em Moçambique, também existe uma grande população na fronteira com o Distrito Masasi na região de Mtwara, no sul da Tanzânia.

A Mãe da Humanidade

Monte Namuli
Monte Namuli

A tradição oral fala da pegada de uma mulher no exterior de uma caverna no Monte Namuli perto do que hoje é conhecido por Gurué. De acordo com as crenças Makua, a humanidade nasceu nesta caverna. E assim como as pessoas desta região, o Monte Namuli é considerado a mãe da humanidade. É também a esta montanha, onde os espíritos dos mortos vão quando a pessoa deixa o mundo dos vivos. Assim, a montanha representa o início e o fim da vida na Terra. Na verdade ainda é possível ver pessoas a levarem prendas para a montanha, principalmente capulanas.

Makua: A Sociedade Matrilinear

Hoje os falantes da língua Makua são a maior população étnica de Moçambique, com mais de quatro milhões. A província de Nampula tem a mais densa população Makua, mas é possível também encontrar falantes de Makua à partir do Zambeze para os rios Rovuma. Ao contrário das sociedades mais ao sul, os Makua formam família através da linhagem da mãe. Os filhos pertencem à mãe e à família da sua mãe, e não ao seu pai ou a família de seu pai. Essa tradição reflecte o respeito dos Makua pelo Monte Namuli como uma figura materna. Séculos de influência europeia e árabe marcam a paisagem com igrejas e mesquitas, no entanto, a maioria Makua continua a aderir às suas crenças tradicionais. Essas crenças são centradas nos antepassados ​​e nos espíritos dos mortos, a quem os Makua acreditam terem o controle do que acontece no mundo dos vivos. Na tradição Makua, não há morte ou doença que não esteja associada ao mundo sobrenatural. E assim, muito da cultura e tradição Makua é voltada à harmonia com os espíritos dos mortos. Magia e bruxaria são uma parte integrante da vida quotidiana nas sociedades tradicionais Makua.

Mussiro e Beleza

Mulheres de Moçambique: Nampula
Mulher com máscara do mussiro

Muitos aspectos da cultura única Makua podem permanecer ocultos para os visitantes daquela área. No entanto, uma coisa que certamente chama atenção é a Máscara de Mussiro, uma máscara facial pastosa derivada da árvore de Mussiro (Olax Dissitflora) usada pelas mulheres geralmente para fins cosméticos. Na verdade o mussiro é não é apenas aplicado no rosto, as jovens Makua também aplicam este cremo por todo o seu corpo, a fim de garantir a pele macia e bonita para sua noite de núpcias.

Tufo: A Dança das Mulheres

Makuas dançado Tufo
Makuas dançado Tufo

Não é possível falar da tradição africana sem falar de música e dança. O Tufo é uma dança tradicionalmente realizada apenas pelas mulheres acompanhadas por tambores. As dançarinas vestem roupas coloridas e muitas vezes aplicam uma máscara de Musiro e enrolam capulana pelo corpo, tornando esta dança diferente de qualquer outro em Moçambique. Era originalmente realizada em celebrações islâmicas por parte da população muçulmana, hoje a dança Tufo é realizada fora deste contexto também.

Fundador do Moçambique Media Online - MMO. Escrevo sobre Gastronomia, Arte, Cultura e Curiosidades de Moçambique. Trabalho como Consultor de Marketing Digital e afins.

COMENTE PELO FACEBOOK

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA