Quando eu ainda tomava Jussy Cola…

Quando eu ainda tomava Jussy Cola…

COMPARTILHE
Para muitos, hoje Jussy Cola é coisa de pobre, mas nem sempre foi assim.

Quando eu estava no ensino primário eu recebia 2 meticais (2000 meticais na época) para lanchar. Com esse dinheiro eu podia escolher entre comprar 2 pães-coloridos, 4 matoritoris, 8 doces de 2-500 (lê-se Dois Quinhentos) ou 1 pacotinho de Jussy Cola.

Jussy é um tipo de sumo concentrado em pó que já foi muito popular aqui em Moçambique, era o lanche mais carro da escola naquela altura, nós lambíamos o pó directamente, durava muito tempo e ainda dava para pintar a boca toda e os dedos.

Bem antes dos Nick Nacs, dos Yoguetas, dos Frozzys e Fizzis, na época dos biscoitos Zama Zama, quando ainda comíamos petiscos sem vergonha de nada, antes de começarmos a ter dinheiro para ir guevar pacotes de rebuçados, pipocas e bolachas da África do Sul.

Eu acho que cidade ficou mais suja por causa desses embrulhos todos que deitamos fora de qualquer maneira sabe?

Hoje já não há pão colorido na escola, matoritori só no Xikelene, Jussy cola já não é nada, agora alguns tomam Nazus e Davitas e outros tomam Ceres e Tutti frutti, enfim, nosso país “desenvolveu”. Hoje já podemos dar 20 meticais para os miúdos comprarem Bites e Senor Naks. E eles já podem comer chips até que comecem a explodir de tão obesos.

Não sou anti-progresso, mas eu sinto saudades da época em que eu comia matoritori de 500, zama de 2-500, coloridos grandes de 1000 e tomava Jussy cola…

COMENTE PELO FACEBOOK

2 COMENTÁRIOS

  1. Tens razão, zama-zama e jussy-cola já estiveram ''na ribalta''… os próximos a desaparecem são os ''pães com badjia''! o mais curioso é que hoje dizem-me que faz mal a saúde! mas nos times… não fazia??

DEIXE UMA RESPOSTA