Samorando Com Machel

Samorando Com Machel

COMPARTILHE

Samora Moisés Machel nasceu em Gaza, a 29 de Setembro de 1933, onde passou parte de sua infância, antes de vir a então Lourenço Marques para estudar, veio a morrer em circunstâncias estranhas a 19 de Outubro de 1986.
Foi um militar, líder revolucionário de inspiração socialista, que liderou a Guerra da Independência de Moçambique e se tornou o seu primeiro presidente após a independência, de 1975 a 1986.
Conhecido como «Pai da Nação», morreu quando o avião em que regressava a Maputo se despenhou em território sul-africano.

Passados 25 anos depois de sua morte ainda não se conhecem os verdadeiros motivos que levaram ao seu assassinato. O Governo Moçambicano, decretou 2011 como ano “Samora Machel”, em função disso tem realizado várias actividades em sua homenagem. Dentre outras actividades, destaque vai para o colóquio internacional que teve lugar no passado dia 18 de Outubro, que contou com a presença de diversas personalidades como Robert Mugabe, Presidente do Zimbabwe, Jacob Zuma, presidente da África do Sul, Graça Machel, a viúva do Samora, o actual presidente de Moçambique.
“Preocupa-nos a lentidão do encerramento desta investigação. Só queremos conhecer a verdade. Só e só a verdade”, disse Graça Machel.

No dia da sua morte, 19 de Outubro, foi depositada uma coroa de flores na praça dos heróis moçambicanos, o acto contou com a presença da presidente do Brasil, Dilma Rusself, Seretse Nkama Lan Nkama, do Botswana, Henry Banda, entre outros.

 

COMENTE PELO FACEBOOK

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA