Eventos Arranca VIII edição do Festival Marrabenta

Arranca VIII edição do Festival Marrabenta

Arranca neste sábado (31), na Praça da Independência, cidade de Maputo, o VIII Festival da Marrabenta, que irá juntar no mesmo palco algumas vozes consagradas da música nacional. O evento terá início as 15 horas, com um concerto musical que terá  como figura de destaque, o músico moçambicano radicado em Londres, Pedro Ben.

Para além de Ben, o concerto contará ainda com a presença de Dilon Djindji, Stewart Sukuma, Xidiminguane, Orquestra Djambu, António Maiengane, Os Gallotones, Alberto Mutcheka e ainda músicos da nova geração tais como Mr. Bow, Mabermuda, DJ Ardiles, Mr. Kuka, Liloca, entre outros.

O Festival irá decorrer entre os dias 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro e, para além da Praça da Independência (Cidade de Maputo), o festival irá escalar o Distrito de Marracuene (Gwazamuthini e Centro Cultural de Matalane), Matola 700 e Cidade de Xai-Xai, na Província de Gaza.

Esta é uma parceria entre o Laboratório de Ideias e a Mcel, que tem como objectivo geral resgatar o gosto pela Marrabenta, música acústica e sua importância entre as gerações, criando oportunidades de debates e críticas sobre práticas, atitudes e comportamentos socialmente aceites para que haja uma abordagem comum de aspectos sócio-científicos ligados a música.

“Os eventos serão todos grátis e irão começar sempre as 15:30 e terão o seu término por volta das 22:30. Teremos o maior concerto de todos, este de abertura na Praça da Independência, é de certa forma uma viragem porque nós sempre fazemos para mais do que 10 mil pessoas fora de Maputo”, explicou  Paulo Sithoe, Director Geral do Laboratório de Ideias.

“Normalmente os eventos aconteciam no Centro Cultural Franco-Moçambicano ao qual agradecemos por durante 7 anos ter acolhido o Festival mas este ano decidimos que devia se fazer na praça pública”, terminou dizendo.

A figura de cartaz desta edição, Pedro Ben, apela a presença massiva do público durante a semana da Marrabenta, pois promete dar o melhor de si em palco. “É a primeira vez que participo deste Festival e o faço com muito gosto e espero sinceramente que o povo esteja lá em peso para eu dar o meu máximo como sempre”.

A VIII edição do Festival contará com o já tradicional Comboio Marrabenta que partirá da Estação Central dos Caminhos de ferro às 13:30 e voltará às 6:00 do dia 3 de Fevereiro.

A festa da Marrabenta contará ainda com a presença de artistas nacionais e internacionais. Haverá igualmente estúdios abertos para a promoção do intercâmbio com jovens bandas e músicos em geral. Três workshops sobre música, dança e história.