Coisas de Moçambique Artistas de Moçambique: Ostentação Vs Realidade

Artistas de Moçambique: Ostentação Vs Realidade

PARTILHA COM A MALTA


Muitos vão perguntar o porquê da escolha deste assunto. Confesso, escolhi por vontade e mais nada. Estava numa conversa com amigos e fiquei chocada com as coisas que ouvi sobre os nossos artistas, ou músicos, se preferirmos, desde aqueles que parecem mais sérios até aqueles que sabemos que não cantam nada, só andam por ai a fazer exposições e ostentações.

Sabe-se que aqui em Moçambique qualquer um que decide cantar só inventa uma letra (por mais que não tenha sentido, desde que dê para mexer o esqueleto, ou em outras palavras, dançar, os moçambicanos adoram) e esse cara vira cantor. São tantos que entraram no mundo da música desse jeito e estão lá, uns só fizeram a famosa música e pronto, outros com um pouquito mais de sorte fazem algumas boas e permanecem por algum tempo, mas sempre desaparecem do mapa.

Artistas de Moçambique: Ostentação Vs Realidade
Embora demasiado literal, é um modelo perfeito.

Por questões óbvias não vou citar nomes no texto. Mas alguns os moçambicanos conhecem os tais cantantes. É muito triste, vergonhoso e penoso, encontrar um cantor de renome na praça que já realizou diversas viagens para actuar fora de Moçambique sem uma casa própria.

Aqui não serve a justificação de que a vida está difícil, porque está assim para todos nós, mas é uma questão de prioridades e de sacrifícios. Escolher o que queremos ser hoje a pensar no amanhã. Temos cantores na praça que actuam com caches milionários, fazem publicidades e ganham um bom dinheiro, mas no lugar de aproveitar quando a vida ainda está de bem para se organizar preferem pular de hotel para hotel, ou mais grave ainda, vivendas, entre apartamentos.

Arrendar um apartamento não faz mal. Ir a um hotel para passar um final de semana com um pouco de luxo também é normal, mas a partir do momento em que não queremos sair de um hotel, fazemos deste a nossa casa, onde passamos dias, meses, opa já estamos em sede de um grande exagero, até para os tipos cheios da mola.

Temos cantores que viviam assim quando ainda estavam por cima. Esqueceram-se que a vida tem altos e baixos. E diz o adágio popular que um dia é da caça o outro do caçador. Concordo plenamente.

Nós, outros (que fazemos parte do povo) na primeira oportunidade que temos de pegar um dinheiro extra corremos para comprar um terreno e erguer uma casa, mas eles como se consideram estrelas não podem passar por esse processo, preferem gastar milhares de meticais a arrendar casa e a mudar de uma para outra.

Resultado disso, morrem desgraçados e depois reclamam dos valores que são pagos. A vida está cara para todos os moçambicanos. Uma coisa que pode parecer engraçada é que até os trabalhadores normais que ganham um salário mínimo tem uma casa condigna para viver tranquilamente.

Porque os nossos cantantes não podem fazer o mesmo? Seguir exemplos dos músicos estrangeiros que investem muito bem (pelo menos alguns) no seu futuro….os nossos preferem viver de aparências, a tomar champanhes caríssimos, andar em carrões, vestir a última roupa, no lugar de ter uma casa.

Só vou falar de alguns casos que acompanhei. Uma vez, estava eu numa casa de pastos daquelas bem badaladas de Maputo e aparece um cantor (tinha sumido dos palcos há um tempão) trazia um copo de cerveja heineken, foi sentar-se numa mesa. Tomou cerveja 2M e ficou numas gargalhadas e tal (nesse local final de semana há promoção, uma compra uma caneca de cerveja e ganha outra) …não é que para o meu espanto geral e absoluto, o tipo levanta para ir embora pega na mesma heineken que trazia a entrada. Fiquei indignada. Existe tanta gente chique que toma 2M sem problema, não percebi o porquê daquela atitude.

Outro episodio que acompanhei foi de um cantante bem conhecido e tal que foi convidado para fazer uma publicidade e em troca devia escolher entre um carrão e uma casa tipo três, numa zona bem localizada e tal. Adivinhem o que ele escolheu? O carro e até hoje não tem casa e o carro está estacionado porque não tem como alimenta-lo.

Levantei este assunto porque recentemente soube de um cantor que sofreu acidente e teve que ir ao país vizinho para operar, ele ficou “pendurado” por falta de dinheiro. Mas, antes disso estava ou está no auge da sua carreira.

Pronto….fui

Advertisements

COMENTE PELO FACEBOOK