As 10 Melhores Dicas Para Manutenção do Seu Carro

As 10 Melhores Dicas Para Manutenção do Seu Carro

Realizar a manutenção do seu carro é essencial para mantê-lo na estrada. Para aqueles que não estão acostumados a abrir o capô, a manutenção do carro pode parecer um pouco intimidante, mas é em todos os casos necessária.

Confira algumas dicas básicas de manutenção do seu carro, que poderão ajudá-lo a manter seu carro funcionando nas condições possíveis – mesmo que você seja novato no volante.

1. Verifique e troque o óleo

Verificar óleo

 

Não existe nenhum cuidado que vai ajudar um motor mais do que as mudanças de óleo e filtro regulares. Por outro lado, nada vai destruir um motor mais rápido do que negligenciar as verificações de nível de óleo ou mudanças frequentes de óleo.

2. Renove o sistema de arrefecimento e mude de refrigerador, uma vez por ano

Arrefecimento do veículo

 

A mistura de 50/50 de refrigerador e água destilada vai manter o sistema de arrefecimento em boa forma, evitar a corrosão e que substâncias indesejadas se acumulem dentro do sistema de arrefecimento.

3. Mudar os óleos de transmissão e diferencial

Mudança de óleos

 

Estes fluidos devem ser trocados de acordo com os intervalos de manutenção recomendados pelo fabricante. Sempre use fluido de transmissão ou óleo de engrenagem com a viscosidade recomendada.

4. Mantenha o carro limpo

Falar da lavagem exterior do veículo é assunto óbvio, mas também é importante dar importância à parte inferior do veículo. Muita coisa pode ficar presa e deve ser sua preocupação manter qualquer sujeira longe dessa zona.

5. Mantenha as peças lubrificadas

Lubrificar peças

 

Todas as peças precisam estar bem lubrificadas para sobreviver. Suas peças podem ir para a reforma antecipada devido à má lubrificação.

6. Aplicar cera

aplicar-cera

Nada mantêm a pintura com uma boa aparência e protegida melhor que uma camada de cera de qualidade. Aplique a cera, pelo menos uma vez a cada seis meses.

7. Proteger o interior

Proteger o interior do carro

 

Proteja o plástico do interior do veículo estacionando na sombra sempre que possível, use uma tela reflectora na janela, e use um protector para evitar que o plástico e o vinil sequem.

8. Cuidado com o óleo de travão

Cuidado com o óleo de travão

 

O líquido dos travões é higroscópico. Isso significa que ele é perito em atrair humidade. A humidade faz com que os componentes fiquem corroídos e falhem. Substitua os fluidos e sangre o sistema uma vez por ano. O óleo de travão é barato. Pinças, mangueiras e sensores são caros.

9. Trocar as velas de ignição

 

 

Responsáveis pela movimentação do carro, as velas dão sinais de que precisam ser trocadas: aumento considerável do consumo de combustível, dificuldades na partida e marcha lenta desregulada. O tempo entre as trocas varia conforme a recomendação do fabricante. Em geral, deve ser feita a cada 20.000/30.000 Km. Para carros turbinados de fábrica é recomendada a verificação a cada 10.000 Km.

10. Revisão da Suspensão

 

 

A revisão do conjunto de suspensão deve ser feita a cada 30.000 Km. Os sinais de que há problemas são ruídos e a falta de estabilidade nas curvas.