X

Charles Caló: uma aposta firme para a música jovem moçambicana

O ‘new comer’ Carlos Chatuir Jr ou, simplesmente, Charles Caló, de apenas 15 anos de idade, é uma aposta firme para a jovem música moçambicana e um destaque na arena R and B da sua geração.

Charles Caló é um adolescente que, com 10 anos de idade, decidiu apostar na carreira artístico-musical por influência de alguns amigos, na Cidade de Nampula. Para além dos amigos, em músicos como: G2 e Justin Bieber, percebeu que “podia ser a primeira criança, do sexo masculino, moçambicana a dar as caras na televisão.”

Dia 05 de Dezembro de 2013 é, para ele, uma efeméride, pois foi nesta data que gravou a primeira música sob direcção do produtor amadeubleu “eu fui a ele e disse: quero gravar uma música e o Amadeu ajudou em algumas coisas”. Como para a maioria que grava a primeira música “no momento eu achava que tava a fazer muito, mas depois, conhecendo a música, fui descobrindo que ali tinha algumas covas que precisava tapar.” Entretanto, no que concerne à escrita das ‘letras’ Caló é quem as compõe, não obstante haver casos em que faz composições conjuntas, como foi para a música Noite Abençoada que escreveu com Davis.

Caló mostra-se satisfeito com o feedback porque “é muito positivo, eu não tenho nada que reclamar quanto a isso. No meu facebook todos os dias tem mais de duzentas e tal mensagens, duzentos e tal pedidos. As pessoas apoiam, na rua cumprimentam, falam o que sentem por mim…”. Para isso, conta com uso de plataformas de promoção das músicas onde se destacam rádios e blogs “conheci o Jayson do musiccrib. Ele quando meteu a minha música, a música foi muito baixada.” Contudo “a promoção partiu mesmo do whatsapp.” Actualmente, ele conta também com o seu próprio blog charlescalo.blogspot.com.

O primeiro vídeo musical de estreia do ‘new comer’ foi da música Curtir a Vibe e, nesta música, dentre as outras que tem, “eu sinto que fiz uma música”! Para isto, contribuíram os exercícios de voz que tem feito graças à técnicas vocálicas indicadas por cantores como F-Kay e Hassan Jr.

Ele tem recebido vários convites para participações em músicas de outros cantores “só que no momento eu não estou disponível a participar nas músicas” e para espectáculos “ainda não tenho recebido muitos.”

O meu maior sonho neste momento é a minha música estar a tocar em todo o país, em todas as rádios moçambicanas, e também a passar em todos os programas PALOP. E, eu gostaria de actuar no evento Lizha Só Festas para todas as crianças verem que é possível alguém de 15 anos fazer um show espectacular. Eu gostaria de mostrar para Lizha e Bang que uma criança é capaz de fazer isso.”

O cantor encontra-se em estúdio a gravar músicas que farão parte do primeiro single e conta com a produção dos produtores Grim e Gayza.

Texto: Nigga Shar

Comments are closed.