Coisas de Moçambique Cobrador de Chapa: Um Mal Necessário?

Cobrador de Chapa: Um Mal Necessário?

PARTILHA COM A MALTA


chapa-pindura

Faz muito tempo que ando pensando em escrever algo sobre os cobradores de chapa 100, fiquei a pensar durante muito tempo, afinal a ideia não é concretamente ofender àquele grupo mas é de convir, que nem sempre dá para falar bem dos tipos. Existe um e outro que chegam a ser bonzinhos até e eu já me encontrei com alguns.

Para quem anda ou andou de chapa sabe quem é cobrador. Para aqueles que nunca entraram num desses meios vou explicar: cobrador é aquela pessoa que fica pendurado no porta, abre quando necessário e fecha algumas vezes, do chapa, recolhe dinheiro e deixa-nos descer no nosso destino.

Então, esses cidadãos em geral são iguais em termos de comportamento, costumam ser brutos, mal-educados estúpidos e pensam que os passageiros são sacos, ou bando de animais. Não tem o mínimo respeito pelas pessoas idosas, grávidas. É caso mesmo para dizer que são farinha do mesmo saco. Ou são filhos da mesma mãe, só mudam de endereço, os adjectivos não terminam.

Mas, por incrível que pareça eles fazem parte da nossa vida e precisamos tanto deles. Imaginem um chapa, TPM sem cobrador? Seria uma autêntica confusão. Tanto na entrada como na descida dos passageiros.

Em fim, acho que é caso mesmo para dizer que são um mal necessário.

COMENTE PELO FACEBOOK