Eventos Colecçao de Ouro Volume 2 lançada em Maputo

Colecçao de Ouro Volume 2 lançada em Maputo

É lançado hoje, 18 de Dezembro, na cidade de Maputo, o disco “Colecção de Ouro Volume 2”, uma colectânea de música moçambicana editada pela Vidisco Moçambique em parceria com a Mcel e o Gabinete da Primeira-Dama da República de Moçambique.

O evento a ser realizado no recinto do Hotel Polana, contará com a presença de vários artistas sonantes da música moçambicana, tais como Hortêncio Langa, Wazimbo, Chico António, Banda Kakana, José Mucavele, que irão presentear o público com seu repertório musical.

“Colecçao de Ouro”, é um disco composto por 25 temas da autoria de músicos nacionais, dentre os quais Salimo Muhamed, Arão Litsuri, José Barata, Chico António, Mingas, Pureza Wafino, Stewart Sukuma, David Mazembe, Júlia Mwitu, Albertina Pascoal, Eugénio Mucavele, Eusébio Tamele, Pedro Ben, entre outros.

Segundo a Mcel, representada pelo chefe do Grupo de Eventos, Patrocínios e Promoções, Jonas Alberto, o lançamento deste disco está inserido no projecto relativo ao programa Verão Amarelo 2014, que mais uma vez, tem a particularidade de apostar na música moçambicana e, vem fazer jus ao apoio que a operadora tem prestado à cultura.

“A Mcel tem apoiado a cultura moçambicana e este disco é uma colectânea do que de melhor se faz no País, em termos de música. Acreditamos no potencial dos nossos artistas, por isso firmámos esta parceria com a Vidisco Moçambique e o Gabinete da Primeira-Dama”, explicou Jonas Alberto.

Para Carlos Mussanhane, representante do Gabinete da Primeira-Dama da República de Moçambique, Maria da Luz Dai Guebuza, patrona da iniciativa, o apoio a cultura faz parte das atribuições desta instituição, daí a parceria com a Vidisco Moçambique com vista à preservação e divulgação da música moçambicana.

“Foi no âmbito do apoio à cultura que a Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza, abraçou esta iniciativa, que contribui para a exposição do nosso potencial artístico e cultural. É um disco de moçambicanos para moçambicanos. É uma oportunidade que os moçambicanos têm de contemplar o que de melhor tem estado a ser feito no País”, disse.

Por seu turno, Vali Sauji, director-geral da Vidisco Moçambique, disse que o CD “Colecção de Ouro Volume 2” visa recolher, divulgar e, acima de tudo, preservar a música moçambicana, sendo que o mesmo é composto por temas de sucesso que marcaram a história musical moçambicana, à semelhança do Volume 1, lançado em 2013.

“São temas editados antes e depois da Independência e o nosso objectivo é reuni-los todos num só disco. Pretendemos que cada moçambicano ouça a nossa música e este disco seja uma colectânea das melhores músicas feitas no País”, explicou.