Curiosidades Conheça os órgãos que os seres humanos sobreviveriam sem eles

Conheça os órgãos que os seres humanos sobreviveriam sem eles

PARTILHA COM A MALTA


O corpo humano possui órgãos muito importantes, que na ausência de alguns deles é possível sobreviver.

Eis a lista dos órgãos que os seres humanos viveriam sem eles:

Amígdalas

Amigalites desenho

As amígdalas são duas estruturas redondas que ficam no fundo da boca (uma de cada lado). Elas têm maior importância até a adolescência. Costumam até a aumentar de tamanho até os 5 ou 6 anos de vida, para depois regridir, mas  a partir dos 3 anos de vida deixam de ter importância.

Apêndice

Apendice desenho

O apêndice é um prolongamento do ceco, região que delimita o fim do intestino delgado e o início do intestino grosso (cólon). O apêndice possui aproximadamente 10 cm de comprimento e tem um fundo cego, como se fosse um dedo de luva. Seu formato lembra o de um verme. O apêndice é um órgão com tamanho e localização variáveis, e a sua proximidade com outros órgãos da pelve e do abdómen. Este não tem nenhuma unção especifica no corpo.

Vesícula

Vísicula desenho

A vesícula biliar é um órgão presente no organismo humano em forma de pera, localizada no quadrante superior direito do abdómen, logo abaixo do fígado. Armazena até 50 ml de biles, que é utilizada no sistema digestivo, não sendo responsável por sua produção. 

Note que estes três órgãos (amígdalas, apêndice e vesícula) são mais dispensáveis do que úteis, uma vez que acabam por dar azo a algumas doenças ou complicações de saúde.

Útero

Útero desenho

O útero é um dos órgãos do aparelho reprodutor nas fêmeas da maioria dos mamíferos, incluindo os humanos.

Ovários

Ovário

Ovários são os órgãos onde são produzidos os gametas femininos. Os ovários têm uma região medular rica em vasos e a cortical, onde se localizam os folículos. Eles têm a forma de amêndoa, medindo até 5 cm em seu maior diâmetro e possui uma espessura máxima de 1,5 cm.

Testículos

Testiculo

O testículo é a gônada sexual masculina do ser humano produzindo, as células de fecundação chamadas de espermatozóides (os gâmetas masculinos). Nos mamíferos ocorre aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Têm função de glândula produzindo hormónios masculinos.

Próstata

Prostata

A próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema genital masculino. A próstata difere consideravelmente entre espécies quer anatómica, química e fisiologicamente. A função da próstata humana é produzir e armazenar um fluido incolor e ligeiramente alcalino (pH 7.29) que constitui 10-30% do volume do fluido seminal, que juntamente com os espermatozóides constitui o sémen.

Note que o útero, o ovário, o testículo e a próstata são essenciais para a existência humana, mas não são fundamentais para a vivência.

Glândula Tiróide

Glandula da tiroide

A glândula tiróide se desenvolve do endoderma associada à parte farínge do tubo digestivo e sua principal função é a regulação do metabolismo corporal, ela ainda pode interferir no desenvolvimento e crescimento normais. A tiróide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço (em frente à traqueia) e produz hormónios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que estimulam o metabolismo e afectam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. A tiróide também produz o hormónio calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio.

Baço

Baço

O baço é um órgão do tipo glandular localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal. O baço é um órgão do corpo humano, de forma oval, pesando cerca de 150 g, situado na região hipocondríaca esquerda, à esquerda e atrás do estômago, por cima do pólo superior do rim esquerdo. Possui uma face diafragmática (que se relaciona com o diafragma) e uma face visceral (que se relaciona com o estômago, o cólon transverso e o rim esquerdo). 

Veias

Veias

Veia é um vaso sanguíneo que leva o sangue em direcção ao coração. Os vasos que carregam sangue para fora do coração são conhecidos como artérias. 

Note também que é possível viver sem a glândula da tiroide, o baço e a veia.

Pulmões

Pulmões

Os pulmões do ser humano são órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo. Os pulmões são o principal órgão do sistema respiratório dos seres humanos. Os seres humanos possuem em norma um par de pulmões, localizados um de cada lado do tórax, na região interior da cavidade formada pelas costelas. 

Rins

Rim

Rim é cada um dos dois órgãos excretores, em forma de feijão de aproximadamente 11 cm de comprimento, 5 cm de largura e 3 cm de espessura. É o principal órgão do sistema excretor e osmoregulador dos vertebrados. Os rins filtram produtos do metabolismo de aminoácidos (especialmente ureia) do sangue, e os excretam, com água, na urina; a urina sai dos rins através dos ureteres, para a bexiga. Os rins são órgãos excretores presentes no corpo dos animais vertebrados. Os seres humanos possuem dois rins.

Intestino Grosso

Intestino grosso

O intestino grosso é a parte final do tubo digestivo. É responsável pelo importante processo de absorção da água, o que determina a consistência do bolo fecal, possui uma rica flora bacteriana. O intestino grosso é um órgão que faz parte do sistema digestório. É o local de absorção da água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas e de alguns nutrientes que o intestino delgado não assimilou, também há armazenamento e eliminação dos resíduos da digestão.

Estômago

Estomago

O estômago é um órgão presente no tubo digestório, situado logo abaixo do diafragma, mais precisamente entre o esôfago e oduodeno. Nele, os alimentos são pré-digeridos e esterilizados, a fim de seguirem para o intestino, onde são absorvidos. O estômago está localizado na parte superior do abdómen e desempenha um papel central na digestão dos alimentos. Quando o alimento é engolido, ele desce pelo esôfago e chega ao estômago. Os músculos do estômago misturam os alimentos e liberam o suco gástrico que ajuda na digestão dos mesmos. Em seguida o alimento passa ao intestino delgado para a digestão, na possibilidade de poder ligar directamente o esófago ao intestino delgado.

Cóccix

Cóccix

O cóccix é um pequeno osso da parte inferior da coluna vertebral. É constituído por quatro vértebras coccígeas, soldadas entre si, sendo as inferiores progressivamente menores. A vértebra superior apresenta uma faceta elíptica que se articula com o sacro. Atrás desta localizam-se duas saliências verticais denominadas pequenos cornos do cóccix. De cada lado encontram-se dois prolongamentos transversais denominados grandes cornos do cóccix. O cóccix articula-se com o sacro através dos seguintes ligamentos: O ligamento interósseo é uma fibrocartilagem localizada entre as respectivas superfícies articulares. Trata-se de um osso no final da coluna.

COMENTE PELO FACEBOOK