Moçambique Cuidados que uma mulher grávida deve ter

Cuidados que uma mulher grávida deve ter

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A gravidez é um momento perfeito e ideal para começar a se cuidar a sério… uma nova vida cresce no ventre da mulher. Para ter uma gestação tranquila e um bebé saudável, é necessário seguir algumas dicas simples abaixo:

1. Faça seu pré-natal o mais cedo possível

pre-natal-mulher

O pré-natal é essencial para a saúde do bebé. Nesta fase, todos os exames são feitos, e todos eles são importantes, tanto para a mãe e para o bebé. Marque a primeira consulta.

2. Não tomar remédios sem prescrição do médico

Medicação

Uma mulher grávida jamais deve tomar nenhum tipo de remédio sem antes consultar para o médico.

Pode parecer estranho, mas caso tenha alergia, dor de cabeça, problemas de pele, ou qualquer outra inquietação, o normal seria procurar o medicamento na farmácia, mas o recomendável seria fazer uma consulta com o médico.

3. Alimentação saudável

Alimentação Saudável

Muitas mulheres se aproveitam da gravidez para comer mais do que o normal. Mas o importante mesmo, é ter uma alimentação equilibrada e saudável.

A alimentação da mulher grávida deve ser bastante rica em frutas, vegetais, cereais integrais, peixe, carnes brancas e sementes. Durante a gravidez, certos alimentos devem ser eliminados, pois constituem um risco para o bebé, principalmente se estes estiverem contaminados.

Infecções alimentares por salmonela são transmitidas por alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e leite, portanto, tente evitá-los ao máximo.

Opte por uma alimentação saudável. Faça várias refeições ao dia em pequenas quantidades e beba bastantes líquidos.

4. Controle o peso

Controlar o peso

A mulher grávida não deve engordar mais do que é recomendado pelo obstetra, porque o excesso de peso aumenta o risco de complicações na mãe, como o caso de hipertensão e diabetes e malformações no bebé, como defeitos cardíacos.

5. Fazer actividade física regularmente

Fazer exercicios

Caminhadas, musculação, aeróbica, hidroginástica, ioga, natação, e outro tipo desporto, são essenciais para a saúde da mãe e do bebé.

Fazer actividade física permitirá que ganhe resistência e tenha força necessária para carregar o peso extra da gravidez e aguentar o stress físico do parto.

O treino deve ser moderado e com acompanhamento de um monitor.

6. Pare de fumar e de beber

Parar de fumar e beber

Fumar durante a gravidez poderá afectar o desenvolvimento do seu bebé. O tabaco envelhece a placenta, e isso resulta em problemas durante a gestação e o parto.

A ingestão de álcool é totalmente desaconselhável. As bebidas alcoólicas são nocivas ao organismo, tanto da mãe como o do bebé.

Mulheres que tem hábito de fumar e bem, correm maior risco de terem aborto espontâneo, parto prematuro e então o bebé nascer com baixo peso, sendo assim, devem parar de faze-lo. O prejudicado com certeza será o bebé.

Outras drogas devem ser igualmente descartadas. As drogas influenciar bastante na mal-formação do bebé.

7. Descanse

Dormir graviidez

O descanso é fundamental para a saúde da mãe e do bebé. As mulheres devem descansar, mesmo que sejam por 20 minutos apenas. Este acto permite que não haja o inchaço nas pernas (edemas). Aproveite todo o momento free para descansar.

8. Hidrate a sua pele

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Uma pele hidratada tem maior elasticidade, e com uma barriga que vai sempre crescendo, é importante manter uma boa hidratação corporal, mas principalmente da região das mamas e barriga. Esta é uma forma eficaz de evitar ter estrias durante a gravidez.

9. Visitar o obstetra regularmente

visite-o-obstetra

As mulheres grávidas devem marcar consultas regulares para que o obstetra possa dar acompanhamento no desenvolvimento da gravidez, para que assim possa identificar precocemente problemas e instituir o tratamento adequado de imediato, de forma a manter a mãe e o bebé saudáveis.

Basta apenas seguir todas as recomendações propostas pelo obstetra.

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