Textos Reflexão É Proibido Envelhecer (Homenagem às Mães)

É Proibido Envelhecer (Homenagem às Mães)

PARTILHA COM A MALTA


Certamente que muitos dos leitores do Moz Maniacos já ouviram falar ou acompanharam casos de senhoras (velhas) que são tidas como feiticeiras pelos filhos, netos, pela família do marido quando este morre, e por ai em diante.

Vou começar pela parte mais dolorosa. A viúva. Muitas vezes a senhora para além de perder o marido, ainda tem que esquecer o luto, quando a família faz confusão, acusa a pobre da viúva de feiticeira, manda embora mesmo antes de enterrar o ente querido. Normalmente, as nossas famílias têm pelo menos três filhos. E a mulher é obrigada a sair de casa filhos menores e ir ao Deus dará.

Ela dedica uma parte da sua vida a cuidar do marido e dos filhos, mas as nossas famílias determinaram que a mulher deve morrer antes do marido, porque se acontecer contrário ela o matou para ficar com os bens. Eis que surge uma pergunta: será que ela é tão burra que vai matar o garante do seu ganha-pão só por causa da casa?

Não faz muito sentido. E devíamos aprender de uma vez por todas que independentemente das circunstâncias que originaram a morte da pessoa, já estava “escrito” que ia terminar a sua vida assim. E expulsar a esposa e os filhos de casa não traz ninguém de volta.

Existem instrumentos legais que protegem aos filhos do finado e a esposa, mas o problema reside na falta divulgação das famosas leis, porque quem conhece a lei neste vasto Moçambique são os juristas, os estudantes de direito e alguns leitores curiosos. Claro que tem uma nata da sociedade que conhece todos os seus direitos e deveres.

mae-mocambique

No entanto, as viúvas  Nada. São a entregues a sorte. E muitas vezes vêem se obrigadas a ter de recomeçar do zero, procurar um lugar para viver, escola para as crianças e por ai em diante.

As crianças crescem, muitas vezes tornam-se pais de família e esquecem por completo que foram expulsas de casa quando menores. Eis que a mãe envelhece e torna-se mais uma vez feiticeira. Porque se as coisas não dão certo com os filhos a culpa é dela. Ela sofre mais uma vez….

Vamos analisar as coisas noutra vertente: ora, a mulher fica nove meses gravidas, tem dores de parto e fica uma vida a educar a criança ate que se transforme num homem e depois? Na primeira oportunidade, ela eh tida como feiticeira? Ela de certeza teve varias chances para matar aquela pessoa que a acusa de feitiçaria.

Em algum momento, isso eh um insulto a mulher, a sua dignidade. Se estão fartos da mãe ou avo é preferível leva-la ao asilo e deixar la. Pelo menos deixa de ser um estorvo e temos menos velhinhas na rua como mendigas.

Quase me esquecia daqueles senhores (da comunidade mahomentana) que distribuem diversos tipos de alimentos as sextas-feiras. Ca para mim, isso e uma forma de fomentar a mendicidade. Porque quando chega a sexta-feira, você vê de tudo. Jovens, crianças  senhoras e velhos. Todos têm um destino certo. Ate e preferível entregar aqueles alimentos as instituições próprias para canalizarem como deve ser.

COMENTE PELO FACEBOOK