Encabeçado pela premiada cantora moçambicana, Marlene Nguenha, também conhecida nos arcos da música por Marllene ou “Preta Negra”, “Ajuda Moçambique” é um projecto de solidariedade que visa, essencialmente, minimizar o sofrimento das vítimas das cheias nas zonas centro e norte do país, que causaram a morte de centenas de pessoas e desalojaram milhares.
No sábado último, 20 de Fevereiro, a cantora foi solicitada a fazer uma avaliação geral daquilo que está a ser o seu projecto de carácter social, tendo respondido que “a angariação está a ser super positiva, superou as nossas expectativas, estávamos à espera de receber um saco de roupa por dia mas, felizmente, recebemos 20 sacos. Temos recebido parceiros que têm capacidade de doar um pouco mais, como é o caso da Classics, da Loja das Damas, das senhoras que vendem roupas da calamidade e dos fãs, em geral.
Enquanto a entrevista decorria, a Loja das Damas descarregava 20 sacos de roupas femininas na Casa da Cultura da Cidade de Maputo – única brigada de doação instalada. Acto que provou e fielmente que a mesma é uma instituição socialmente responsável.
Já o Director Executivo do agrupamento musical Fresh Family e esposo da Marllene, Tuttu, não perdeu a oportunidade de exteriorizar os seus sentimentos no que dedilha as doações, “às vezes há impressão de que ninguém está preocupado com os outros, mas agora eu acredito que não é isso, os moçambicanos são solidários, todos têm vontade de ajudar. O maior problema é não saber como ajudar, portanto, com esta iniciativa a Marllene mostrou que é possível ajudar, agradeço profundamente por toda ajuda”.