Tekcnic: 'em 8ou80 E.P a ideia é ensinar com as minhas experiências'

Tekcnic: ‘em 8ou80 E.P a ideia é ensinar com as minhas experiências’

A equipe do MMO esteve em conversa com o rapper moçambicano Walter de Nascimento Jofane ou, simplesmente, Teknik, para inteirar-se mais sobre o projecto 8ou80, concebido há muito tempo e que teve a sua primeira compilação de musicas editada e lançada em 23 de Novembro de 2015.

Teknik1`Teknik (Tek), produtor, rapper, cantor de R&B, arranjista, criativo e director artístico é conhecido na arena musical pelas qualidades irreverentes que demonstra nas suas áreas de actuação. Ele já trabalhou com vários rappers moçambicanos dos quais se podem destacar: K9, FK, Dygo Boy Juros e Hernâni da Silva. E, também, esteve envolvido em vários projectos e grupos musicais como: 9mm Click, Outro Mundo,MoneyComio, etc. Actualmente ele encontra-se a trabalhar na IBS.

O Projecto 8ou80

Tek lançou a primeira compilação de músicas designada Teknik Since 2002 que surgiu a partir de uma compilação das músicas gravadas desde 2002 até 2009  sem a existência de alguma necessidade de apresentar algo mais específico, conciso e facilmente identificável como um álbum, uma E.P ou uma LP, e, só depois de 13 anos decidiu lançar uma E.P do ambicioso e promissor Projecto 8ou80.

Fundamentalmente, o Projecto 8ou80 surge para manter o no me que deixou na praça e antecipar ao público o que virá  na L.P 8ou80, por isto, a temática das músicas da E.P são diferenciadas, mas tendem a dar uma palavra de força e persistência. É o caso da música Triunfo, com a participação especial de Tyrese, na qual ele diz algo simples e verdadeiro, aos olhos de muitos: “nesta cena não andas se não belivas/único problema na mente só são divisas/foca-te no golo e vê bem o chão que tu pisas/lembra-te que este país é de….”

  • As Participações de artistas

Diversos produtores participaram da primeira parte do Projecto 8ou80 e, o que não é surpreendente é o facto de ele deslizar no seu próprio beat, Fresco. A E.P também teve a participação de alguns colegas, cantores, com os quais começou a trabalhar recentemente, entre os quais Ubakka, Tyrese, Muchine, Cloro e a MoneyComio.

Veja o que Tek disse quando questionado sobre a presença daqueles artistas que since 2002 sempre trabalhou.

Confira a edição completa da conversa com o rapper moçambicano Teknik, ouça algumas faixas inéditas da L.P 8ou80 e saiba quando estará disponível.