Picanha Assada no Forno

A Picanha é um tipo de corte de carne bovina. A origem do nome Picanha advém do tratamento talhante Italiano, nomeadamente do corte Picatta. Esta vara, chamada picana (em espanhol), possuía um ferrão na ponta e servia para picar o gado na parte posterior da sua região lombar. A picanha é feita de várias maneiras, mas hoje mostraremos como confeccionar a Picanha Assada no Forno.

Ingredientes

  • 4 claras
  • 1 kg peça de picanha
  • 1 kg de sal grosso
  • 1/2 chávena de farinha de trigo
  • Ramos de tomilho fresco a gosto

Como preparar Picanha Assada no Forno

  1. Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Numa tigela, coloque as claras, o sal grosso, a farinha e misture rapidamente com uma colher.
  3. Numa assadeira, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe com as mãos até obter uma camada do tamanho da carne.
  4. Disponha o tomilho sobre o sal grosso e coloque a picanha sobre esta camada, com a gordura para cima. Envolva a picanha uniformemente com o restante da mistura de sal grosso e pressione para que fique bem firme.
  5. Leve a picanha ao forno, abaixe a temperatura para 200 °C e deixe assar por 1 hora para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora e 30 minutos. Para a carne mal passada, 40 minutos são suficientes.
  6. A camada de sal grosso depois de assada torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca, retire a placa e raspe o excesso de sal da carne.
  7. Coloque a carne numa tábua e corte-a em fatias bem finas. Se quiser, coloque a placa de sal grosso novamente sobre a carne fatiada e sirva a seguir.