Textos Reflexão Geração das Reticências…

Geração das Reticências…

COMPARTILHE

Todos os dias eu leio emails, comentários, mensagens, notícias, currículos, anúncios de vaga e outros textos enviados pelos utilizadores dos nossos diversos websites. Um aspecto muito comum entre eles, é a dificuldade que existe por parte dos seus remetentes em lidar com os sinais de pontuação, mas especificamente com os parágrafos, períodos e vírgulas. Eu não sou nenhum expert na língua portuguesa, tanto que sempre mando os meus textos à revisão antes de publicá-los, mesmo assim não é impossível encontrar algumas gralhas.

O assunto que vou tratar aqui não é novidade para ninguém, inclusive parte da minha equipa aqui têm sido “vítima” constante das minhas chamadas de atenção. Grande parte dos compatriotas com quem me deparo, não sabem fazer o uso dos sinais de pontuação, por isso socorrem-se das reticências de forma discricionária sempre que querem pausar uma frase, o que é bastante vergonhoso, visto que muitos deles são pessoas que já terminaram o ensino secundário – fase em que todos os problemas quanto a esse aspecto deveriam ser história.

As redes sociais, os blogs e os emails obrigam as pessoas a escreverem, e isso é um descalabro geral. Primeiro porque os utilizadores parecem ter entrado em acordo mútuo sobre o uso arbitrário das reticências nas frases, cabendo a cada um interpretar com que fim elas foram usadas. Sempre que eu vejo um texto cheio de reticências, por mais bonita que seja a mensagem ou respeitável seja o autor dele, eu fico indignado. Talvez não tenha notado essa situação caro leitor, por causa do “miguxês” (que com o tempo acabou sendo aceite e integrado no nosso vocabulário corrente) que sempre foi o centro da controvérsia.

Uma breve explicação sobre o Miguxês

Miguxês é o nome dado à forma usada pela maior parte dos utilizadores activos da internet e telemóveis para escrever textos nesse meio. Um exemplo disso seria o texto abaixo.

MiGuXêS eh o nMe dD0 a fRm usD pLa >PaRt ds utlzdrx atvx d net e tlm p xkrever txtx nx meyu. – Eu garanto que eles entendem essas pinturas rupestres sem muitas complicações.

As nossas celebridades (algumas delas com milhares de fãs nas redes sociais), publicam suas actualizações usando esse método despiciendo de escrita, levando grande parte dos seus seguidores à ignorância em massa.

reticencias

Bom. Miguxês à parte… As reticências são usadas muitas das vezes por pessoas melhor instruídas ou por pessoas que precisam escrever um texto mais pomposo e melhor elaborado para vários fins – alguns dos quais relatei na primeira linha deste texto – e simplesmente não lembram quando e como é aplicada a vírgula, o ponto parágrafo e o período.

 

O Uso Correcto das Reticências

Quem o feio ama…

Queres então dizer…

O homem, todo senhor de si, afirmou que era a pessoa mais inteligente da família…

Achas que sou bonita?…

As reticências exprimem uma interrupção na frase começada, mas de modo a sugerir ao leitor as frases que faltam, ou uma ideia de ironia, ansiedade, malícia, etc.

Exemplo retirado do flip.pt

 

Eu não sou especialista em língua portuguesa, mas eu precisava chamar atenção à isto! Estamos a perder referências!!!

O apelo vai a todos os intervenientes do processo de ensino e aprendizagem: Vamos ser honestos e respeitosos para com a língua que nos uniu. A gramática mais barata custa menos que 100 meticais…

COMENTE PELO FACEBOOK

2 COMENTÁRIOS

  1. Preciso rever minha escrita. Porém, me defendendo, uso as reticências por causa do tempo na própria internet…fala-se pouco.

DEIXE UMA RESPOSTA