Cinema Hollywood elege “O Poderoso Chefão” o melhor filme da história

Hollywood elege “O Poderoso Chefão” o melhor filme da história

Quem melhor para julgar os melhores filmes da história do que as pessoas que trabalham com cinema? A partir dessa pergunta, a revista “The Hollywood Reporter” pediu que atores, produtores, diretores, roteiristas e executivos da indústria do cinema e da TV apontassem os 100 melhores filmes de todos os tempos.

“O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, aparece em primeiro lugar, seguido por “O Mágico de Oz”, “Cidadão Kane”, “Um Sonho de Liberdade” e “Pulp Fiction”. Surpreendentemente, a lista se mostrou mais comercial dos que as feitas por críticos. O pop “De Volta Para o Futuro” (1985), por exemplo, ficou em 12º lugar, à frente do épico “Lawrence da Arábia” (1962), que ficou com a 23ª colocação.

Outra surpresa foram os filmes queridinhos que ficaram de fora, como o sempre citado “La Dolce Vita”, de Federico Fellini. Os filmes do James Bond também não figuraram na lista, mas a ausência pode ser explicada pela pulverização de votos entre os 23 filmes da franquia.

Nem todo mundo gostou da ideia logo de cara. O criador de “Breaking Bad”, Vince Gilligan, respondeu à revista: “Eu rejeito a ideia. Para mim, é como ter um pacote gigante de Doritos e depois ser informado que eu só posso comer cinco”. No fim, ele topou a ideia e se juntou a outros 2 mil profissionais de Hollywood. Entre os preferidos de Gilligan está “Yojimbo” (1961), de Akira Kurosawa.

Querendo evitar polêmicas, a revista ainda deixou claro que a votação não tem a intenção de ser um guia definitivo. Como disse Michael Bay, diretor de “Transformers”: “Seu filme favorito pode mudar de um dia para o outro”.