Ntxuva

Ntxuva

Ntxuva é um jogo de tabuleiro muito popular em Moçambique, é o Xadrez Africano. Apesar de ser um jogo de tabuleiro, é mais comum na zona sul do país ver pessoas a jogar o ntxuva em buracos no chão, onde não é comum ver jovens a jogar – diferente do que acontece nas outras zonas do país.

A maior parte dos adeptos deste jogo são homens, bem diferente do que acontece com a Mathakusana.

Contaram-me os madalas que o ntxuva era o passatempo preferido dos soldados em tempos de guerra. A verdade é que hoje este jogo já não tem a mesma presença que tinha anteriormente, e nós queremos com este artigo trazer de volta este património nacional e africano.

De acordo com Chirinda, não há idade para começar a aprender a jogar o N’txuva. Ele sugere que seja partir dos 7 anos, quando a  criança  está  em  pleno  desenvolvimento das  capacidades  intelectuais  e  motoras. “O  jogo  tem  uma  natureza  guerreira,  pois, semelhante  ao  xadrez,  o  jogador  tem  que criar  estratégias  para  vencer  os  inimigos. A criança fica fascinada com a capacidade que  acumula  de  criar  estratégias  seguras para  resolver  problemas  reais  e  atingir seus objectivos, pois todas as habilidades – a memória, a atenção, o raciocínio aritmético – são valorizadas hoje e serão importantes no futuro dela”, destaca.

Regras do Ntxuva

  • O Jogo é feito de 4 fileiras e de 6 colunas de casas. A cada jogador pertencem 02 fileiras e suas respectivas colunas.
  • As fileiras internas são denominadas de Ataque.
  • As fileiras externas são denominadas de Defesa.
  • As jogadas no Tabuleiro N’txuva são feitas obrigatoriamente no sentido Anti-horário.
  • O jogo tem 2 fases. Na primeira fase só é permitido iniciar a jogada a partir de casas com mais de uma peça (2, 3 ou mais); na segunda fase, as casas ficam com apenas 01 peça, aí sim poderá movimentar 01 peça por vez, sendo proibido juntar estas peças.

Objectivo do Jogo Ntxuva

O objectivo do N’txuva é de que a última peça em mãos caia em uma casa vazia da fileira interna do tabuleiro (ataque) eliminando as peças do adversário. Este objectivo é conseguido por meio de cálculos aritméticos simples e pela criação de estratégias.

Como jogar o Ntxuva

Material

Um tabuleiro com 46 buracos (pode-se fazer buracos no chão)

Bolas que encaixem nos buracos (Eu vejo aqui em Maputo muitos senhores a usarem castanhas para jogar – provavelmente esse é o prémio de quem vence) ou sementes de canhú.

1 – Preenche-se o tabuleiro com apenas 2 peças em cada casa.
2 – Pegam-se todas as peças de uma casa e distribui-se pelas casas imediatamente à esquerda, deixando-se apenas 1 peça em cada casa. A casa inicial fica vazia.
3 – Caso a última peça em suas mãos caia em uma casa com alguma(s) peça(s), recolhem-se todas as peças dessa casa e continua-se a distribuição até que a última peça caia em uma casa vazia.
4 – Duas situações podem acontecer quando a última peça cair em uma casa vazia:
4.1 – se a referida casa estiver na fileira externa (defesa), a jogada
termina e é a vez do adversário jogar;
4.2 – se a casa vazia estiver na fileira interna (ataque), e:
4.2.1 – se houver, pelo menos, uma ou mais peças na casa da fileira interna (ataque) ou nas duas casas na coluna correspon- dente do adversário, eliminam-se essas peças retirando-as para fora do tabuleiro.
4.2.2 – se as duas casas da coluna do adversário estiverem vazias ou a casa interna estiver vazia, mesmo que a casa da fileira externa contenha peças, a jogada termina e é a vez do adversário jogar.
5 – O jogo continua com cada jogador definindo alvos, fazendo cálculos e criando estratégias para tentar eliminar as peças do adversário, sempre obedecendo ao item 4.2
6 – No N’txuva não há jogadas obrigatórias e é permitida a “fuga” sempre que tivermos as peças ameaçadas pela jogada seguinte do adversário.
7 – Depois de seguidas eliminações e retiradas de peças do tabu- leiro, chega-se na 2ª Fase onde as casas ficam com apenas uma peça. Nesta fase as peças são movimentadas individualmente, de casa em casa, eliminando as peças das casas /colunas do adversário que estiverem na sua trajectória.
8 – O jogo termina quando um dos jogadores consegue eliminar todas as peças do adversário.

Fase Avançada: No início do jogo é possível estabelecer uma regra entre os jogadores para que em cada ataque vitorioso, o jogador tem direito a uma retirada adicional, isto é, o jogador escolhe uma e apenas uma casa e retira as peças nela contidas. Esta retirada funciona como quebra de estratégia do adversário.

Outros Nomes do Jogo

Mancala

Bao

Trabalho feito com a ajuda de um artigo da revista Educação com Classe da APP.

5 COMENTÁRIOS

  1. uauu que saudade desse jogo meu Deus, ete fico emocionada de ler o artigo, quem dera poder ter um tabuleiro de ntxuva para ensinar os meus filhos. os meu meninos adoram jogos de mesa, a dama e o xadrex acho que podem amar o ntxuva.

  2. Tambem achei super haver um artigo ensinando o nosso jogo… matacosana tambem e giro e tantos outros… nossos filhos ja nao conhecem sequer jogos que se fazem no chao com pedra o cimento ou carvao mesmo…ou na areia…

    mas alguem sabe dizer me se o nome ntxuva tem um significado especifico? porque esse nome?

    cmpts

  3. Oi, Rosimara!!!Oi, Elsa!!Oi, Matope!!!Quanta emoçao em ver publicado o artigo sobre o Ntxuva; e tambem saber que os alunos brasileiros experimentam a maneira de pensar dos africanos atraves do Ntxuva!Um abraço. Alberto Chirinda. Brasil.

  4. Tive o imenso prazer de conhecer o Ntxuva com o professor Chirinda em Faxinal do Céu há mais de 10 anos. Desde então, nunca mais parei e ensino meus alunos e trabalho o Ntxuva em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio. Meus alunos adoram. Confeccionamos os tabuleiros com MDF a base e por cima EVA colorido. É maravilhoso como os alunos gostam e se divertem!!!

    • uau que delicia de artigo, saudades desse jogo, quando criança joguei muitooooooo e adorava. Quem dera poder aranjar um tabuleiro de ntxuva para ensinar os meus filhos. os meus meninos adoram jogar chadrex e dama, acho que podem gostar de jogar ntxuva tbm.
      Onde posso aranjar um tabuleiro?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here