Sr. Cova

Sr. Cova

Meu nome é Cova mas algumas pessoas preferem me tratar por buraco, não sei quantos anos tenho, só sei que tenho uma família vasta que reside neste vasto Moçambique e tenho muitos amigos, uns que me odeiam e outros que se tornaram meus grandes amigos de verdade porque graças a mim eles podem comprar carros de luxo, construir casas, abrir empresas e muito mais. Enquanto outros me odeiam porque gastam o pouco que ganham na manutenção dos seus automóveis, motociclos ou velocípedes que constantemente se danificam ao tentar contornar-me ou ao passar sobre mim, para melhor dizer todos acabam passando sobre mim porque do jeito que fico grande em tamanho e em número, acaba por ser impossível me contornar.

Eu resido nas estradas onde tu circulas e quanto mais grande e em maior número eu fico mais lucros dou a quem por direito deveria me eliminar.

Te vejo a reclamar, a pedir pela minha eliminação porque eu estou a estragar os teus amortecedores, pneus e em suma, estrago o teu automóvel, motociclo ou velocípede, por vezes sou culpados por alguns acidentes que ocorrem por essas vias. Ai eles, ou seja, os meus comparsas, para te agradar chegam e dizem o seguinte: ″ estamos a lançar um projecto para a reconstrução da estrada ″, e ai colocam a tal primeira pedra e depois disso nada é feito durante os 6 meses ou sei lá quantos meses seguintes, para vos dizer a verdade eles vem me dizer o seguinte: ″ ainda não dás o dinheiro que queremos, cresça mais um pouco ″ e eu cresço tanto em tamanho quanto em número.

Chegou a altura de ganhar o dinheiro, fazem o projecto e o orçamento para a minha eliminação mas metade do dinheiro vai ao bolso dos que fizeram o projecto e orçamento e por fim colocam alcatrão cola ou desperdício de alcatrão em mim, só para eu ficar escondido por 3 meses e tu ficas feliz porque não sabes que em breve irei regressar para o meu trabalho amado. Por vezes ou seja, na maior parte dos projectos de construção ou reconstrução das estradas, depois de se realizar 1/10 do projecto, dizem que já não há fundos. Achas isso normal? Como foi aprovado um projecto para minha eliminação se o orçamento não conseguia cobrir a concretização do objectivo do projecto? Por fim pedem mais dinheiro ao Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento Africano e etc.

Tens carro novo, em dois dias ficas a circular sobre mim e tens que ir a inspecção para poderes circular a vontade. Vais aos locais de inspecção e o teu carro é reprovado e ainda te admiras e procuras justificar o porque do resultado negativo da inspecção pois o teu carro só tem dois dias na estrada, após tu o teres tirado da Toyota de Moçambique, Ronil Auto e etc. Digo-te agora, que foi culpa minha, eu danifiquei. Agora te obrigo a pagar a gorjeta na inspecção para que o teu carro seja aprovado.
Ficas feliz quando mais estradas são construídas e eu digo que a tua felicidade é motivo de festa porque dentro de poucos meses terei novos familiares, uma vez que de certeza ninguém irá fazer manutenção no devido momento dessa nova estrada, pois é, ninguém, porque não tem lucro fazer manutenção duma estrada. E quando meus familiares começam a surgir, tu de novo a reclamares mas eu sempre avisei que iria acabar assim, tu é que não quiseste me escutar.

Não achas estranho que a TRAC, a empresa que geri a estrada de Maputo até Witback, consiga fazer estradas de alta qualidade na nossa Vizinha África do sul e quando chega em Moçambique a estrada fica obsoleta, porque eu apareço em muitas partes dessa via? Tu pagas a portagem que nem os teus irmãos vizinhos. Agora porquê a tua estrada está péssima e na do teu vizinho não existe nenhum familiar meu? Nem preciso te dizer a resposta porque já sabes e se não sabes é porque não queres saber ou então finges não querer ver como os que estão no sistema da minha existência.

Enquanto existirem os que com a ajuda do meu trabalho ganham o pão do dia-a-dia, para não dizer que ficam empresários a minha custa, eu nunca serei eliminado ou seja banido dessas estradas…

10 COMENTÁRIOS

  1. Depois esse home quando vai no em missao de servico nao passa por aquelas estradas esta cheios das covas.antem uque mi errita.esse nosso presidents parece nunca viajou noutros paises.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here