Moçambique Maputo e Lixo, Casados Para Sempre

Maputo e Lixo, Casados Para Sempre

PARTILHA COM A MALTA


É normal eu andar pelas ruas e avenidas cidade de Maputo e durante minha minha jornada ter que me deparar com situações como a da foto abaixo.
Encontrar lixo em qualquer canto da cidade é tão comum quanto ouvir alguém reclamando do município pelo desleixo na recolha do lixo e/ou pela ausência de contentores em lugares acessíveis aos moradores.
Eram 6:05 de uma segunda feira quando tirei as fotos, o que significa que os contentores estiveram ali durante o final de semana. O que chama mais atenção é o facto de todos contentores estarem praticamente vazios e mais limpos que o chão…
Vendo essas fotos concluímos que o problema do lixo poderia estar mais perto de ser resolvido se os moradores tivessem a cultura de usar os dispositivos disponibilizados pelo município, no caso, os contentores e as latas de lixo espalhadas pela cidade. 
Quantas vezes você já lançou pela janela alguma coisa que não precisava mais? Onde você guarda os pacotes vazios de biscoitos, sumos, pastilhas, doces e outros quando não tem uma lata de lixo por perto?

Enquanto nós não tivermos a cultura de higiene não importam quantos contentores forem alocados, nós sempre iremos deixar o lixo onde for mais fácil para nós.
O que custava para essas pessoas chegar um pouco mais perto do contentor e fazer um esforço extra pra meter o lixo la? Um pouco de bom senso e higiene!
Poderá gostar de ler também sobre:   Millenium BIM e seus baldinhos
Até a próxima! :-)

COMENTE PELO FACEBOOK