As tarifas dos chapas aumentaram em Maputo e na Matola, os transportadores finalmente conseguiram uma forma legítima de arrancar dinheiro do povo que, observa as condições de vida ficando cada vez mais azedas.

O Fim da Modja (e dos Modjeiros)

Algumas pessoas tentaram criar caos nos bairros de Maputo (efectivamente criaram, tanto que a cidade parou por um dia) mas não conseguiram mudar nada. As tarifas realmente subiram e estão em vigor hoje.

A questão do aumento do preço do chapa não é um mal completo. Pelo menos agora os chapeiros diminuíram bastante a mania que tinham de encurtar rotas. Hoje já é possível pegar um único chapa do Zimpeto até à Costa do Sol sem achar isso um milagre.

Uma das mudanças mais curiosas que eu notei foi o desaparecimento drástico das actividades dos modjeiros nas paragens de chapa. Agora os cobradores exercem a actividade que sempre foi deles – procuram passageiros para seus chapas e cobram. Para os chapeiros e passageiros o desaparecimento desses molwenes é um alívio. O facto é que a modja só era boa para os próprios modjeiros.

A relação entre os chapeiros e modjeiros sempre foi tensa, e era comum ver brigas entre cobradores e modjeiros ou motoristas e modjeiros. os motivos desse desentendimento você poderá encontrar no artigo que escrevi sobre os modjeiros.

Agora “os donos das paragens” precisam encontrar uma actividade alternativa à modja para complementar a Molwenice (sua actividade principal). Espero que seja bem longe das paragens de chapa (e da minha casa :-D.

Até logo!

Recomendado para si:   Conheça Os Salários de Alguns Dirigentes Africanos