Coisas de Moçambique Os Homens Mais Ricos de Moçambique

Os Homens Mais Ricos de Moçambique

Estava na Internet a procura de ideias para novos artigos e encontramos esta lista bastante interessante publicada no Mozamigos e decidimos melhora-la. Poucos viram a lista, que foi publicada em 2008, mas quero acreditar que depois de passar pelo nosso blog não haverá ninguém que não vá saber quem são as pessoas que têm dinheiro de verdade em Moçambique.

Um detalhe curioso sobre este artigo 

Mesmo estando na lista dos mais ricos do país, alguns destes senhores praticamente não existem na internet. Foi extremamente difícil encontrar fotos destes senhores. Temo que talvez nós tenhamos colocado uma foto errada de um deles…

Vamos a lista então…

1. Armando Guebuza

Armando Guebuza

Falar mesmo?

2. John Kachamila

John Kachamila

Ex-ministro dos recursos minerais.

3. Joaquim Chissano

Joaquim Chissano

Antigo Presidente da República.

4. Mohamed Bachir Sulemane (MBS)

Mohamed Bachir Sulemane

 

 

 

 

Comércio. Mas os EUA  garantem que ele é um traficante de drogas.

5. Magid Osman

Magid Osman

Ex-Ministro das Finanças…

6. Mário Machungo

Mário Machungo

Senhor do BIM, e ex-ministro.

7. Hermenegildo Gamito

Hermenegildo Gamito

Este rosto também não é estranho para ninguém

8. Eneas Comiche

Eneas Comiche

O mesmo dizemos deste senhor

9. Octávio Muthemba

Octávio Muthemba

Também um nome sonante na Banca.

10. Lourenço do Rosário

Lourenço do Rosário

Educação e relacionados. Não é?

207 COMENTÁRIOS

  1. bom, zav td bem k em todos os paises tem os mair ricos talves”ate os mais pobres” mas eu acho k o teu pensamento foz da razao porque para mim o dezevolivimento nao sera feito com os ricos mas sim pelos que se esforçam para que isto acoteça e os presidentes tinham que sfr o exemplo disso nao achas?… Nao nego a tua idea d k tenk haver ricos em moz realmente e inportante. Bjx

  2. infelismente o mundo está feito de ricos e pobres, é aceitável, mas o que é repudiável é ser rico a custa de desviar o que seria para o pobre. “Não engordar comendo a comida que seria para o pobre”. Todos os alistados ai eu dou mérito a 3 pessoas: 1. Prof. Dr. Lourenço do Rosário (meu ídolo); 2. Dr Mário Machungo; e 3. (?)… talvez…Joaquim Chissano (admiro-o bastante pela calma, paciência e sabedoria).

  3. Ha ya é verdade deixa elex ficarem rico avotande se vocêx kerem ficar rico fazem esforso

  4. Diante de tantas riquezas poderiam eles demonstrar como se ficam ricos do dia para noite,por que aqui é investigado nem que seja no lava jato.

  5. Meus amigos esse tipo de especulações e tipico de moçambicano, estamos sempre a procura de saber quem e rico, quem tem os filhos a estudar fora do pais, quem jantou bem etc.
    Gostava de ver a lista dos mais pobres do pais……

  6. Eu acho que na verdade essas suposições sao aquelas que todos moçambicanos ja conhecem, por isso esses comentarios ou listas fazem parte de especulações meus amigos

  7. Amigos estes sao grandes ladroes, vendedores de drogas e mais……………
    Uma coisa é verdade O POVO VAI SE REVOLTAR UM DIA.

  8. Eu tenho dificuldade em relação a qualidade da informação. …. alguns detalhes aqui que nao fazem sentido. Ele começa citando nomes, respectiva foto e cargo ou cargos/posições que o citado ocupa ou ocupou na arena nacional e a medida que a informação e passada, a lógica perde-se ao ponto de wm algumas fotos deixar a cargo doa leitores completar ou adivinhar quem foi ou o que fez/faz….. Este artigo!!!! Falta muito

  9. Todos os governantes africanos sao corruptos. ” vivem robando o povo “

  10. estes senhores acumularam tanta riqueza roubando o povo nao ha duvidas disso e nos deixamos eles a roubarem todo esse tempo a maior decepçao dessa lista e sem duvidas Juaquim Chissano eu sempre acreditei q ele fosse tudo menos ladrao pena ja estao a caminho da cova o dinheiro roubado ficara aqui na terra sem duvida e nos jovem ficaremos a comer a torta e a direita

  11. Khadaf, disse em espirito ritual da Libia: “eu khadaf,SADHAM ussein da asia,comemos bastatante do sangue do povo como guebuza,josé dos santos e mugabe, pr iso aguardamo-los mui breve prk o povo ñ s brinca”.

  12. Será que eles estão disponíveis para EXPLICAR como deve ser, as riquezas que acumularam? Como obtiveram tais fortunas? Que trabalho (HONESTO) desempenharam para que tão principescamente tenham sido de tal modo remunerados? Heranças de família? Lotaria? Casino? ROUBO? Aproveitamento ilícito do bem publico e comum? VERGONHA NA CARA SEUS LADRÕES! O POVO passa mal para vocês ostentarem o fruto das vossas vigarices. É essa a democracia que dizem defender? PORRA, é vergonhoso.

  13. estes senhores sao ricos gracas ao suor dos mocambicanos mas nem partilham conosco estamos a pedir pelo menos 1% da voca riqueza por favor ha familias em mocambique em por menos de 1 dolar em mocambique papa Guebuza e outros homens mais ricos pedimos ajuda por favor

  14. Quando os gestores do era'rio publicos dum pais constam da lista dos mais ricos que gestores privados algo esta errado, donde vem o dinheiro, em que tempo estiveram no negocio, se estao na carreira public desde a joventude. Bom Talvez a de la de onde provem a riqueza. Eh curioso saber que os nossos doadores nao sao tao ricos assim em terms individuais.

  15. Eu gostaria de ser um grande contribuinte desta grande perola do indico, para tal luto muito para ter um dos carga mais respeitado no nosso pais.

  16. aiye? sao os ricos a custa do sour do povo onde foram buscar essa riqueza? nos actos ilicitos de certeza sao os mesmo que poem o pais na falencia, mas cuidado a morte e certa e vos aproxima vao deixar tudo nada vai p cova

  17. Tanto sonho fazer parte dsta lista,mas primeiro kro ser ex-ministro axo k assim nao falha nada

  18. um facto curioso é que todos (quase) foram dirigentes deste pais…Roubaram tanto que hoje constam na lista dos mais ricos de moz…Agora percebe-se os porques de muitas escolas ao longo do pais nao terem sido acabas de construir ou reabilitar, o dinheiro foi aplicado nas contas dos dirigentes deste pais que serve certamente para um Mercedez 0km todos os anos e Casas em todas as provincias deste pais…ENFIM

  19. Todos aqueles que constam nesta lista e ligados ao governos enriqueceram roubando o seu próprio povo ou há dúvidas? Hipocrisia no seu melhor à semelhança de Angola e de outros países africanos, quase todos e assim vai o mundo.

  20. O povo n tem divida com o governo ao contrario o governo deve muit o povo. Por isso q ants de pagar n podems o deixar. Zav

  21. O povo n tem com o governo ao contrario o governo deve muit o povo. Por isso q ants de pagar n podems o deixar. Zav

  22. pestem bem a atencao,.,.o pato come tudo,.,.entao,.nos somos os patos,.e engolimos tudo isto,.,.ricos com o dinheiro do povo,.isso sim,.,.mas nada levaram,.porque tudo ficara na tera,.,.

  23. Todos paises do mundo exist homens mais ricos n e so moz. Tinhamos q ser pobres todos? Ou els tinham dstribuir dnheiro? Deixem de falar qerems mais ricos pra o desenvolvimento da moz. Deixem os homens trabalharem.

  24. egoismo destes senhores,acredito que se fosse possivel levar ate o proprio mundo,fariam!!esqueceram ou nao sabe que tudo que existe em baixo do sol vieram apanhar a quii, como todos nos,sinto pena por nao serem ricos perante olhos de deus provedor da vida e que promete vida eterna para o seu povo! nunca pergutaram se:(quando stive a dormir a noite toda quem acordou me esta manha? com o sono que tanto deixou me toda sem ouvir nem sentir nada mas estou de pe com novas forcas)Deus prove o sol para os justos e injustos mas promete julgar os maus!nao e mau ser rico mas nao com dinheiro do povo………………..

  25. O que me doi e' continuarem a dizer que a Patria Amadense e' pobre, e eles estao podres de rico. O povo inocente continuam apostando neles sem saber que dao credito a uma ninhada de insaciaveis, que lhes vai tirar o pouco que teem e ate torna-los mendigos numa terra em que se devia dar oportunidades a todos de modo a reduzir a assimetria social.

  26. Todos nós temos o direito de ser ricos (por herança, prémios e, claro, pelo trabalho). O que eu, e muitos de nós duvidamos, é que alguns destes senhores tenham ganho as suas fortunas por estas vias. Muitos deles roubaram, roubam e continuarão a faze_lo, ate nos irmos para asruas e dizer BASTA

  27. nunca vi tanta baixeza nos comentarios tenham capacidade de fazer uma critica com logica, voces nao ve que kuando a revista forbe anunciaa os homens mais ricos mostra os valores…ai so tem caras e nao ha fortuna, cade os numeros…coces sao preguicosos mentais…

  28. Brother os homens estam a escoar. ate k aqujeles k estao n governo ou estiveram, agente tem fonte de onde foi escoado o badjet, e os 2 k nunca fizeram parte de governo onde estam a escoar?

  29. falat um nome na lista joaquim marques manjate , dinheiro para mulher a noite em angola teem para gastar e quemm paga??

  30. Vivo nos USA decidi vir pra ca aquando privatizaram as empresas trabalhava na Empresa de Curtumes da Matola, ai comecou a miseria dos antigos empregados o Senhor AVELINO TEMBE, dito como patrao n se sabe se tinha dinheiro de facto pra isso ai havia um qualquer Ministro atras disto n vou alongar com esta histotia triste o q se passou quanto aos tratos, antigos empregadores sem salario por 4 meses e com mesma miseria de salario, e eles com bons salarios ainda regalias tinham refeicoes diarias, menos os antigos empregados, SO O MEU PONTO E ESTE DE FACTO ESSES SENHORES AGORA CHAMADOS OS MAIS RICOS DO PAIS TEM HAVER COM DESVIOS DE FUNDOS DO POVO, DOS IMPOSTOS E DE AJUDAS, ETC.

    • Para ser honesto, custa-me acreditar que muitos moçambicanos não tenham entendido que a chamada democracia e economia de mercado são umas autenticas farsas. Não existe nenhuma economia de mercado como tal e, se algo parecido existe, eh o famoso dumbanengue ou seja o mercado dos pobres (mercado informal) que emprega a maioria dos jovens e mulheres moçambicanos. Quanto ao resto, trata-se de mercado do partido FRELIMO em que todos os proprietários das empresas formais são membros do partido no poder (FRELIMO). Relativamente a empresas de capital estrangeiro, que o digam os donos, estas são obrigadas a dar parte das suas acções a um membro sénior do partido no poder. Esta percentagem exigida pelos frelimistas eh de 20 por cento para cima (alias eles dizem 20 por centos). Assim, dona Luisa Cumbe, fique sabendo que todas as empresas publicas intervencionadas pertencem aos membros do partido FRELIMO.

      O que terá acontecido a economia do mercado? Bem, esta existe no sector informal; mas não existe mercado livre–o que existe eh um mercado controlado e, a nível governamental, um planeamento centralizado que causa enormes deseconomias de escala. Um exemplo de economia planificada com base na produção colectiva eh o facto dos programas PROAGRI e PROSAVANA que, ao invés de apoiar o sector agrícola privado e familiar, concentra-se na formação de cooperativas, um modelo que no passado provou ser um autentico desastre.

      Voltando ao assunto dos “Dez mais ricos de Moçambique,” se constar alguém que não eh ou tenha sido do Comité Central da FRELIMO, que me digam e vou cavar e explicar as suas origens.

      Haja saúde.

  31. PODE SER QUE SEJA MAS PELOMENOS QUE DEMINUAM PARA NOS TAMBEM- A FOME EM MOCAMBIQUE E OUTROS DORMEM SE COMER NADA POR FAVOR AJUDA MI………….
    PEDRO COSSA

  32. Max pexoal 98% dox max ricos sao aquelas k ocupam kardo d luxo no governo ou pertenciam. Levam a puta d dinheiro e mandam pa as kantas deles e depois dzm k o governo nao tem dinheira fodas pah

  33. haha vamos agradecer por trabalharmos nas empresas deles??? quem trabalha em empresas fantasmas??

  34. tudo por conta de desvios nada legal seus ladroes mas em fim eles so fizeram a parte deles

  35. esses nao sao ricos mais sim endinherados excepto alguns, digam me para quem em 1975 erra pobre, pode enriquecer em 38 anos sem inventar nada,sem produzir nada e sem roubar nada?

  36. essa lista é do indinheirados de moçambique, menos o traficante que pelo menos tem patrimonio e o dono da universidade. o resto, que fazem com a mola que tem? ser rico nao é ter muito dinheiro como é o caso.
    guebas criou patos otrora; hoje, pode montar uma refinaria de gas em temane afinal e o mais rico de moz…

  37. O país de 23 milhões de pessoas controlado por 10 iluminatis bandidos cinicos. O TPI ta reunir material para os intimar como ja fez com alguns amigos desses opressores.

  38. Por que e que essas mulheres mocambicanas fazem isto em luanda,sera que nao tem outras actividades que elas podem prestar em mocambique?

    • concordo plenamente consigo, a diferenca e que o chissa tem o auto controle emocional, e peso na consciencia da furtuna roubada ao povo, lembro uma vez numa entrevista dada a TVM em que o moderador questionava ao chissa acerca das suas contas na suica onde ele afirma ter 3 contas porem estavam vazias, senao vejamos como se justifica um ex dirigente africano penetrar num pais com a moeda 15 vezes mais forte que a do seu pais de origem, e em tempo recorde posicionar se na posicao dos maiores criadores do gado no tal pais…..estranho… para nao falar dos mais empreendimentos propalados por ai fora..

  39. dia apos dia cantam nas redes socias vamos combater pobeza absuluta lutamos mas kem ganha sao poucos,recebem doacoes enchem os bolsos depois dizem k os 7 milhoes combatem a pobreza onde se viu isso?
    em ke parte do mundo os governos fazem isso?sera k xtamos a combater a pobreza ou aumentamos?
    Eu amosse protexto isso um governo nao pode fazer iss deve criar formas de dar um desevolvimente rapido para o povo,criar mais postos de emprego,mais formacoes para jovens etc.

  40. Meus irmãos, chega de criticas, vamos subistituir este tempo trabalhando, lembrem-se, enquanto os caës ladrão, a caravana passa. Não digam depois que não avisei.

  41. sao corruptos sim,mas ca entre nos kualker um d nos no lugar deles faria o mesmo encher o bolso primeiro

  42. O mais triste é que mais de 90% deles sao do partido no puder e foram membros do governo….concluindo: pais da currpcao!!!

  43. Penso que seria muito mais interessante se a lista incluísse também o valor da fortuna de cada um para termos uma ideia mais precisa das coisas.

  44. se o poderoso marcha estivesse vivo estes inimigos de alheios os vulgo mais ricos de mocambique estariam nas celas a contar cada segundo. espero que seja ultima publicacao

  45. sao donos de dinheiro. Mas fazem bem pq a gent trabalha nas empresas deles, Por m todos tem oportunidad d ganhar a vida de uma maneira onesta em vez de gastar tempo em criticar,

  46. Realment sao donos de dinheiro. Mas fazem bem pq a gent trabalha nas empresas deles, Por m todos tem oportunidad d ganhar a vida de uma maneira onesta em vez de gastar tempo em criticar,

  47. Bom dia, eu nao estou nem um pouco surpresa com a lista. Sera que a numeracao ‘e tb a ordem pela qual, a riquesa esta distribuida????
    E acredito, uma vez tocado este assunto, o Editor (nao sei se ‘e esse o termo correcto), deveria trazer mais detalhes da riquesa de cada um dos senhores na lista. A lista so, nao alimenta a nossa curiosidade. Por exemplo: Eu tenho muitos vizinhos que tb considero os ricos.

    Gostava de ter mais informacoes, tipo empresas criadas, bens, extimativa do rendimento mensal/annual, por ai. Porque dizer so que e rico? Nao basta.

    Sei que e um assunto hiper sensivel.

  48. trixte elex nem tao ai, o bolso dles furou d tanto n suportar quantidad d papeis k la xtao enkuanto o teu ta gaxto por falta d algunx papeix, trixte

  49. Aprendi com Mia Couto a distinguir rico de endinheirado. Rico eh aquele que possui os meios de producao, gera dinheiro e cria emprego. Contudo, a lista eh constituida por endinheirados pois so tem dinheiro e quanto a proveniencia: desvio do dinheiro dos madjermas, lobbies nos concursos publicos, criacao de novos regulamentos e empresas para o beneficio proprio…

    • NOSSSSSSSSSSSSSSA ESTOU PASMA, VOCE DISSE TUDO, SUA TEORIA É MAIS CORRETA DE TUDO QUE JÁ VI,PARABÉNS.

    • Gramei dessa Imperio de Gaza. Sao ricos sujos, manuzeamento de notas brancas e mais, sem vergonha de estuprar pobres Mocambicanos!!!!!!

  50. esses ricos sao combatantes da fortuna, dezem abaixa a pobreza absoluta so para arecadarem os fundos de desevolvimento para os cofres particulares.

  51. Mais um dado de capital importancia para o meu arquivo histórico. Grato Mozmaníacos

  52. Vao ser ricos para sempre porque roubam as vistas de todos usando o processo historico que qualquer um podia nos libertar, ate a nossa geracao seria capaz, tudo porque nesceram cedo que nos.

  53. Vams trablhar bros. Enqant criticam eles ficam mais ricos. S tvsse la um ds q critcam n ia falar. Moz e pra tds.

  54. ate que eu ja desconfiava que o CHEFE do ESTADO é o MANDA CHUVA DE MOZ no quesito MOLA

  55. Sempre sao eles "RICOS", e nos "POBRES" cada vez mais pobres. Ja cometeram varias injusticas para acumulacao dos seus capitais. Tenta voce, logo na cadeia

  56. penso para me ajudar por que eu estou muito mal a falta de dinheiro.ou quaiquewr coisa nem seja em servico.e neste pais se nao for chefe nunca pode ser rico mas e inpossivel para todos ser chefes ou antigo combatete.

  57. o pior e que xta lista nao muda sao as mesmas pessoas pra ver q mocambique e um pais… o dinheiro nao e distribuido para todos. mocambique tem dono

  58. sao todos politicos ou aliados a politicos, que tiram proveito da posicao no governo, nenhum empreendedorismo…mas sim trafico de influencias…

  59. eu so estou a render com esses 10 e diser k eu so vosso fam eu n critico a niguem, mais se podessem ajudavam pelomenos a mim, pelomenos mi darem um emprego qualquer, um abraÇo a voÇes todos ai esta o meu numero 824384176. pelo que

  60. E INCRIVEL COMO NOS OS MOCAMBICANOS, ACEITAMOS PASSIVAMENTE A PILHAGEM DAS NOSSAS RIQUEZAS SEM UM PIU SEQUER.DIGO PASSIVAMENTE PORQUE, SABEMOS QUE OS TIPOS ROUBAM AS VISTAS…E NOS CONTINUAMOS A COLOCA LOS LA.VAMOS LA ESPERIMENTAR OUTROS PAH…

  61. Como se ve, dos dez citados cinco foram declarados como, ex ministros , presidente que fizeram suas fortunas com o dinheiro roubado do povo.

  62. Na verdade é impossível saber quem são os mais ricos. Existem diferentes maneira de ocultar dinheiro que são usadas. Por exemplo o uso de fundações. Bill Gates deixou de ser o mais rico do mundo porque ofereceu mais de metade da sua fortuna para filantropia. Sim, mas a fundação à qual ofereceu é dele…. o dinheiro continua sendo dele mas agora de maneira "oculta". E os mais ricos tem o habito de "ocultar" dinheiro por diversos motivos.

Comments are closed.