Curiosidades Os olhos podem denunciar a presença do HIV no organismo

Os olhos podem denunciar a presença do HIV no organismo

PARTILHA COM A MALTA


As manifestações estranhas que acontecem nos olhos podem ser pela existência do HIV no corpo humano.

O HIV, normalmente, é detectado através de exames convencionais – os exames de sangue – todavia, algumas alterações que o organismo humano sofre podem indicar a sua presença, são, por exemplo, as uveítes – doença ocular que ocorre em pacientes com a imunidade comprometida (imunodeprimidos). Esta doença é detectada por exames oftalmológicos específicos para identificar o agente causador.

As uveítes são lesões intra-oculares inflamáveis, avermelhadas, fotofóbicas e doloridas que ocorrem em um ou todos os segmentos das uvéias do olho e que é composta pela íris (a parte mais visível e colorida do olho); corpo ciliar (estrutura vascular do olho que produz o liquido transparente no glóbulo ocular); e, coróide (camada de vasos sanguíneos e tecido conjuntivo entre a esclera, parte branca do olho, e a retina).

Essa doença pode ser causada por alguma infecção, e, para as pessoas portadoras de HIV ela pode afectar as partes descritas e também outras, devendo-se, estas últimas, à doenças oportunistas que podem atingir os olhos.

O tratamento pode ser bem sucedido dependendo do quadro imunológico da pessoa.

portaldaoftalmologia

COMENTE PELO FACEBOOK