Início Filipe Jacinto Nyussi

Filipe Jacinto Nyussi

Filipe Jacinto Nyussi  (9 de Fevereiro de 1959, Cabo Delgado) é um engenheiro e político de Moçambique, actual Ministro da Defesa do país. Formou-se em Engenharia mecânica na antiga Checoslováquia.

Nascido em Namau no distrito de Mueda, província de Cabo Delgado, Nyussi estudou engenharia mecânica na Checoslováquia e Gestão na Universidade de Manchester, na Inglaterra. Ele recebeu formação complementar em gestão na Índia, África do Sul, Suazilândia e nos Estados Unidos.

Antes da sua nomeação para Ministro pelo Presidente Armando Guebuza, Nyussi trabalhou como quadro dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM). Nyussi tornou-se director-executivo da CFM-Norte, a divisão norte da empresa em 1995, e juntou-se ao conselho de administração da companhia em 2007.

De 1993 a 2002, Nyussi actuou como presidente do Clube Ferroviário de Nampula, um clube de futebol com sede em Nampula. Ele também foi professor na Universidade Pedagógica de Nampula. Actualmente é membro da Iniciativa de Liderança África e do Comité Nacional dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional.

Ministro da Defesa

Nyussi assumiu o cargo de Ministro da Defesa em 27 de Março de 2008, sucedendo Tobias Joaquim Dai. A nomeação de Nyussi veio quase exactamente um ano depois do incidente do paiol de Malhazine, que matou mais de 100 pessoas e destruiu 14.000 casas. A comissão de investigação nomeada pelo governo concluiu que negligência desempenhou um papel importante no desastre, e Dai “foi acusado por muitos de não agir a tempo de evitar a perda de vidas”. Embora nenhuma razão oficial tenha sido dada para a exoneração de Dai, pode ter sido uma “reacção tardia” ao desastre Malhazine.

Candidato à Presidência da República

Filipe Nyussi foi eleito candidato do partido Frelimo às eleições presidenciais de Outubro de 2014. Nyussi derrotou na segunda volta Luísa Diogo ao conseguir um total 135 votos equivalentes e 68% contra 61 votos equivalentes a 31 % da sua adversária.