Jorge Olívio Penicela Nhambiu

Biografia de Jorge Nhambiu

Jorge Olívio Penicela Nhambiu (Lisboa, 11 de Setembro de 1963) é um académico e político moçambicano. Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, desde 19 de Janeiro de 2015.

Vida pessoal de Jorge Nhambiu

Nasceu a 11 de Setembro de 1963, em Lisboa, Portugal. É filho de Almeida Penicela, Bispo da Igreja Metodista Unida, e de Angelina Joaquim Garrine Penicela.

Jorge Nhambiu professa a religião cristã, na Igreja Metodista Unida. Fala Gitonga, Português e Inglês. É casado e pai de dois filhos.

Educação de Jorge Nhambiu

Jorge Nhambiu iniciou os seus estudos na cidade de Maputo, frequentou o ensino primário na Escola Correia da Silva, até 1973, passando para a Escola Secundária General Machado, onde concluiu o nível em 1975. Depois passou para província de Nampula onde ingressou no Instituto Pedagógico Industrial, concluindo o ensino técnico profissional, em 1982.

De volta a Maputo, ingressou na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) onde obteve o grau de licenciatura em Engenharia Mecânica, em 1989.

Em 1998, obteve o grau de Mestrado pela Universidade de Brasília, no Brasil. Continuou os seus estudos no Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Portugal, onde adquiriu o Grau de Doutoramento em Gestão de Energia e Ambiente, em 2004.

Carreira Profissional de Jorge Nhambiu

Jorge Nhambiu

Jorge Nhambiu é membro do Partido Frelimo. Foi Membro da Brigada Central na província de Inhambane, em 2014.