X

O Povo Makonde

A cultura e arte do povo makonde – Moçambique

Os Makonde (Maconde) são um grupo étnico bantu que vive no nordeste de Moçambique e no sudeste da Tanzânia, principalmente no planalto de Mueda, tendo uma pequena presença no Quénia.

As Tatuagens Makonde

As tatuagens no rosto são uma marca dos Makonde. Como você pôde ver na foto anterior, elas são feitas de uma forma um tanto quanto tradicional, e é exactamente isso que faz dessas tatuagens verdadeiras obras de arte. Diferente do que acontece com o Mussiro, é muito comum encontrar homens makonde com tatuagens no rosto.

Assim como os vários laços culturais do nosso país as tatuagem makonde estão a se tornar coisa rara de ver…

<

<

A Arte Makonde

Tradicionalmente os Makonde esculpiam objectos domésticos  e máscaras. Após a década de 1930, os colonos portugueses e outros missionários chegaram ao planalto Makonde. Eles imediatamente mostraram grande interesse e fascínio pelas esculturas em madeira dos Makonde e começaram a encomendar peças diferentes, de religiosos até políticos importantes”. Depois de perceber esse interesse, eles decidiram esculpir novas peças usando pau-preto e pau-rosa. Este primeiro contacto com a cultura ocidental pode ser considerada como a  introdução do estilo clássico europeu ao estilo tradicional Makonde.

Ver Comentários (17)

  • Ñ tem style esse design nos rostos+tambem fazem isso pra ficarem la na temba e aki nas town é dificil xgarem.

  • Tem como uma das suas danças principais, senão a primeira o "MAPIKO"!!!!

  • podes continuar,,,,,
    conheco alguma cultura maconde ;;;;quando estive em moza,,,,, pemba ,cabo delgado

    • acho que nao fizeste circuncisao (sacar pele do carralho) por pensar no diabo...

  • que lindo! achei bastante interessante pois cada povo com asua cultura e eu sou africana e adoro a nossa riqueza cultural!

  • Meu lindo povo! obrigado senhor por criar este povo maravilhoso e corajoso!

Comments are closed.