Curiosidades Sabia que há órgãos desnecessários no corpo humano?

Sabia que há órgãos desnecessários no corpo humano?

PARTILHA COM A MALTA


Há muitos anos que os animais evoluem por uma questão natural. Nos homens este fenómeno constata-se facilmente. A sua adaptação ao meio implica maior ou menor actividade de alguns órgãos. Actualmente há os que não prejudicariam a vida Homem se não estivessem no corpo. Saiba quais são:

O apêndice – o órgão ligado ao intestino grosso – serve para a produção de células protectoras do organismo, e serviu para a decomposição de celulose. Mas, hoje pode causar apendicite – inflamação do apêndice – devendo ser retirado de imediato. Não influencia no funcionamento do corpo.apendice

O cóccix – osso inferior da coluna vertebral – servia para manter ligados os músculos dessa região do corpo dos antepassados humanos quadrúpedes.

Os pelos – serviam para proteger do frio – deste grupo quase todos, hoje, são inúteis excepto, neste caso, as sobrancelhas, pois são absorventes do suor, impedindo que cheguem aos olhos.

Os dedos dos pés – antigamente o mais grosso e o mínimo eram maiores em cumprimento quanto os outros para ajudar a manter o equilíbrio. Se os pés não tivessem dedos mas continuassem do mesmo tamanho haveria equilíbrio mesmo assim.

O útero masculino – o homem possui uma estrutura residual – um útero subdesenvolvido próximo da próstata. Se o órgão for extraído não afectara a masculinidade.

Mamilos masculinos – o feto, ainda em formação no útero, desenvolve glândulas lactíferas que o serão úteis para a amamentação, se for feminino. Por causa das alterações hormonais masculinas este órgão atrofia-se, conservando apenas o sentido sensorial.

A orelha – hoje, partes dela não têm características úteis – é o caso dos músculos auriculares externos, que permitiam o movimento das orelhas independente da cabeça; o ponto de Darwin, ou tubérculo, um acúmulo de pele na parte superior da orelha.

minilua

COMENTE PELO FACEBOOK