Arte Saiba mais sobre o mundo das modernas tatuagens em Moçambique

Saiba mais sobre o mundo das modernas tatuagens em Moçambique

COMPARTILHE

Tatuagem é um termo ao qual se pode atribuir diversos significados sem, no entanto, dissocia-lo do que o define como marca de liberdade e identidade em algumas culturas, e que nos últimos tempos ganhou outros contornos.

A Tatuagem

A ideia de deixar a pele com marcas indeléveis, antigamente, era uma maneira de mostrar a pertença a determinado grupo étnico, cada um com figuras e desenhos específicos. Rezam as nossas fontes que o primeiro vestígio de que a tatuagem é secular foi encontrado em 1991 num cadáver congelado da Era do Cobre, 3.300 a.C. Os cientistas que descobriram tal cadáver apelidaram-no de Ötzi. Os pesquisadores, após analisarem o corpo, concluíram que, na época, as tatuagens eram feitas como método medicinal para a cura de algumas doenças.

t1

t3

t5

A tatuagem no mundo

Durante o evoluir da espécie humana essa prática permaneceu inserida em algumas culturas – aqui seriam necessárias mais investigações para saber outras causas por detrás da realização de tatuagens, por exemplo, o culto à fertilidade, no Antigo Egipto. Nos dias de hoje ainda é possível encontrar alguns povos  (na América ‘índios’; na Ásia ‘japoneses’; na África ‘moçambicanos’; etc.) que preservam essa prática tradicional de tracejar–pintando o corpo humano utilizando-se instrumentos tradicionais.

Em África, especialmente em Moçambique, um dos o povo que se identifica pelas tatuagens é o Povo Makonde, do norte do País. Isto, para além de serem conhecidos por manterem vivas as tradições seculares, os ritos de iniciação e seus mitos. Todavia, actualmente, as tatuagens do Povo Makonde tendem a habitar no esquecimento – isto merece estudo e revivificação!

Makonde woman wears a lip plug with nail and many facial tattoos.

Por conseguinte, se, desde a sua origem, a tatuagem foi símbolo de identidade de povos e culturas dificilmente seriam associadas à marginalidade – o que não acontece nos dias de hoje com as tatuagens modernas.

As tatuagens modernas

t04

tato01 tato04

Esse tipo de tatuagens extrapolou o confinamento de significação que tinham as antigas; passaram a fazer parte do quotidiano de diferentes culturas – e, hoje, as faz quem quiser, desde que esteja mentalmente são/sadio. E, na perspectiva de compreender o mundo das modernas tatuagens, aos olhos dos moçambicanos, e partilhar o entendimento consigo, a equipe do MMO contactou tatuadores, pessoas tatuadas e não tatuadas para exporem os seus pontos de vista.

O pensamento das pessoas sobre as tatuagens modernas

Na reportagem, os depoentes deixaram declarações surpreendentes. Mas, antes de conferi-las, saiba que as tatuagens modernas são feitas com máquinas eléctricas e específicas inventadas em 1891 por Samuel O’Reilly, adquiridas na África do Sul. E, os outros utensílios são adquiridos em Moçambique.

Algo real e incontornável: mudaram-se as maneiras de fazer-se as tatoos, as formas e os tipos, e mudaram-se também os motivos! Dê um clique no link do vídeo abaixo e saiba o que algumas pessoas recomendam antes de arte-cravar pinturas no corpo.

Os pensamentos e os cuidados antes tatuar o corpo

Deixe ficar sua opinião sobre as tatuagens ;-)

COMENTE PELO FACEBOOK

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA