Como Calcular Período Fértil?

Como Calcular Período Fértil?

Quando o assunto é período fértil a situação se complica totalmente, pois é difícil saber a data exacta para prevenir ou até mesmo tentar engravidar. Período fértil é o intervalo de dias em que a mulher pode engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas.

Através dos dias de menstruação é possível saber onde se enquadra o seu período fértil. A ovulação da mulher ocorre no 14º dia do ciclo, contando-se a partir do primeiro dia da menstruação. O período fértil ocorre em todos os meses e dura em média 6 dias.

Antigamente, as mulheres usavam calendários comuns para marcar e anotar as datas.

Calendário 2016

Como Calcular o Período Fértil?

Calculadora

Como calcular o período fértil na menstruação regular

Para as mulheres que tem um período fértil regular de 28 dias, o período fértil começa no 11º dia depois da menstruação e dura até ao 17º dia. É possível engravidar nesses dias.

Suponhamos que uma mulher comece a menstruar no dia 10, o período fértil depois da menstruação será entre os dias 20 e 26, e o seu dia mais fértil será na data central do período fértil, nesse caso no dia 23.

Como calcular o período fértil na menstruação irregular

Para calcular o período fértil em caso de menstruação irregular, deve se verificar qual é o período médio de intervalo entre uma menstruação e outra, bem como o dia central.

Suponhamos que o intervalo de tempo entre 3 menstruações foram de 34 dias, 38 dias e 35 dias, isto dá uma média de 35 dias. Neste caso, sempre entre uma menstruação e outra, o dia mais fértil será o 17º dia após as menstruações, ou seja a metade da média de 35 dias.

Sintomas de período fértil

1. Secreção vaginal transparente

Secreção

É o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando. Nessa fase, há libertação de um hormónio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozóides no canal vaginal. O líquido na vagina é parecido com a clara de ovo crua.

2. Acne (espinhas)

Acne

Este é um sinal bastante visível em uma boa parte das mulheres. A pele fica oleosa e surgem pequenas espinhas e cravos.

3. Ligeiro aumento da temperatura

Termometro

Geralmente ocorre quando os folículos libertam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormónio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8º C , que pode ser medida com um termómetro logo ao acordar, sem levantar-se da cama.

4. Aumento da libido e do apetite

Com apetite

Devido ao aumento dos níveis hormonais, estas fazem com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.

5. Dor no baixo ventre

Dor em baixo do ventre

Algumas mulheres costumam a sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, mas trata-se da ovulação.

Aplicativos Para Calcular Período Fértil

Aplicativo

Hoje em dia, com a tecnologia mais avançada, algumas mulheres optam em usar aplicativos de celulares “para melhor controlarem o período fértil”.

Veja 5 Aplicativos Para Calcular Período Fértil.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here