Dicas para eliminar as cólicas do período menstrual

Dicas para eliminar as cólicas do período menstrual

PARTILHA COM A MALTA


A cólica é o sintoma mais comum que acompanha a menstruação. É uma das maiores dores de cabeça que algumas mulheres têm carregado mensalmente. Não é tarefa fácil rebolar de um lado para o outro quando essa época chega.

O que causa a dor?

A dor é acontece devido pela produção de prostaglandina – hormônio responsável pela contracção do útero nessa fase menstrual. Assim em algumas mulheres a dor pode ser mais intensa e ter um fluxo maior.

A cólica menstrual pode ser primária ou secundária. Na primária ela é uma condição do ciclo menstrual, devido à prostaglandinas que causam as contracções no útero. Já a secundária pode ser devido aos miomas uterinos, infecção pélvica, pólipos, alterações no ovário, endometriose, cistos, uso do DIU (dispositivo intrauterino) ou ainda devido a outras doenças do sistema reprodutivo.

Confira algumas dicas simples e eficazes para eliminar as cólicas menstruais:

1. Analgésicos e anti-inflamatórios

Algumas mulheres podem consumir analgésicos e/ou anti-inflamatórios para eliminar as dores. Mas, esses remédios devem ter prescrição médica do ginecologista. Analgésicos como Paracetamol, aliviam as cólicas. E anti-inflamatórios como é o caso de Ibuprofeno, Nimesulida ou Naproxeno, reduzem a inflamação e aliviam as cólicas.

2. Boa alimentação

Uma boa alimentação pode ser fundamental, principalmente durante o período menstrual. Alimentos como aveia, beterraba, couve, atum, soja,  salmão, e frutas como banana e ananás, têm anti-inflamatórios que fazem muito bem a ao nosso corpo.

Alimentos como lanches, frituras, embutidos, manteigas, cafeína, refrescos, chá preto e todo tipo de gordura, devem ser evitados, pois aumentam os hormónios responsáveis pelas contracções uterinas, causando dores.

3. Massagens

Uma forma bastante simples de eliminar a cólica é através de uma massagem na região abdominal, durante alguns minutos. Pode se utilizar óleos ou não, mas é uma óptima técnica caseira eficiente para aliviar as dores.

4. Anticoncepcionais à base de hormônios

A pílula e outros métodos anticoncepcionais são eficazes para eliminação das cólicas menstruais. Como estas são responsáveis pela diminuição do fluxo do sangue menstrual, as cólicas diminuem automaticamente.

5. Bolsa de água quente

Uma bolsa de água quente colocada na barriga pode ajudar a eliminar as cólicas no período menstrual, pois o calor além de estimular a dilatação dos vasos sanguíneos, relaxa os músculos, diminuindo as contracções e cólicas. Pode-se colocar a bolsa de água no abdómen ou na parte inferior das costas.

6. Exercícios físicos

Ao praticar exercício físico, a dose de endorfina que circula no sangue aumenta e age como um analgésico natural. Esse hormônio provoca uma sensação de prazer e euforia, que ajuda a esquecer o desconforto. O esforço físico faz com que os vasos do colo uterino se dilatem, facilitando a passagem do sangue.

Praticar exercícios físicos regularmente como caminhadas, natação, yoga ou ciclismo, podem ajudar a reduzir as cólicas menstruais.

7. Chá

O chá é bom para eliminar as dores durante o período menstrual. Chás como de camomila, menta, calêndula, orégano, vitex, folha de framboesa, verbena, gengibre e outros tipos de chá, são óptimos para aliviar a cólica menstrual.

8. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora além de serem ricas em magnésio são excelentes para eliminar a dor das cólicas menstruais e a diminuir a contracção muscular. É recomendado o consumo de 50 gramas de sementes de abóbora por dia, 10 dias antes da menstruação.

Boa sorte!

COMENTE PELO FACEBOOK

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA