Dicas para parar de ressonar

A origem do ronco se deve à problemas de saúde como constipações, alergias, consumo de álcool, tabagismo ou ingestão de determinados medicamentos, entre outros. Deixar de ressonar seria como alcançar um sonho. Veja as dicas para melhorar a qualidade do seu sono e parar de ressonar:

1. Dormir de barriga para baixo

Normalmente quando se dorme de barriga para cima, se ressona mais, ou seja, faz-se mais barulho. Isso acontece porque a língua e os tecidos moles acabam por bloquear as vias respiratórias. No entanto, é imprescindível que encontre uma posição adequada para dormir. A solução é dormir sempre de barriga para baixo.

2. Desobstruir as vias respiratórias

Outra solução para melhorar o ressonar durante a noite é tomar um banho com água bem quente antes de se deitar. O vapor de água ajuda a desobstruir as vias respiratórias, permitindo uma respiração bem mais limpa. Pode se usar um descongestionante também. Esta dica é indicada para quem sofre de alergias, e ressona por esse motivo.

3. Ter uma rotina de sono

Ter um ritual antes de adormecer, dormir todos os dias no mesmo horário ou mesmo o dormir à mesma hora é uma forma adequada do corpo se habituar e poder relaxar mais no período nocturno, diminuindo assim as oscilações diárias e o acto de ressonar.

4. Fazer dieta

A obesidade e o excesso de peso são uma das causas de ressonar. Fazer dieta é uma excelente opção. Deve optar-se por alimentos anti-inflamatórios e uma dieta rica em legumes e proteína. É importante que, pelo menos ao jantar, se diminua também a quantidade e se opte refeições mais leves.

5. Parar de fumar

É sabido por todos que fumar prejudica a sua saúde. Mas optar por fumar também aumenta a probabilidade de ressonar, já que interfere com as vias respiratórias, diminuindo-as, dificultando a inspiração e expiração.

6. Manter a roupa da cama limpa

Esta dica é fundamental para quem ressona e sofre de reacções alérgicas. O pijama, a almofada e os lençóis da cama, quando não trocados pelo menos uma vez por semana, tendem a acumular pó o que pode intensificar as alergias e aumentar chances de ter noites mal dormidas.

7. Utilizar alguns aparelhos

Procurar ajuda médica também uma excelente opção. Pode-se utilizar um dispositivo de avanço mandibular durante a noite, que irá promover a abertura das vias aéreas superiores, sem recorrer a cirurgias. O aparelho tem um avanço milimétrico e discreto da mandíbula, durante o sono, que vai melhorar a sua respiração e diminuir a roncopatia.

8. Usar meias de voo

As meias utilizadas nos voos de longo curso para prevenir coágulos sanguíneos podem, também, ser utilizadas para prevenir a apneia obstrutiva do sono. As meias reduzem a quantidade de líquido que se acumula na parte inferior das pernas durante o dia.