Malária

Malária

A Malária é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Anopheles infectado pelo agente Plasmodium. Actualmente, é endémica em mais de 100 países, sobretudo nos continentes Africano, Asiático e Sul-Americano, visitados anualmente por mais de 125 milhões de viajantes (ver mapas em baixo). É a principal causa de febre no viajante. Sabe-se que, por ano, cerca de 30.000 viajantes adoecem por malária após o regresso a casa, e um número indeterminado adoece na própria viagem.

Espécies

Existem 4 espécies do agente Plasmodium: Plasmodium falciparuma, Plasmodium vivax, Plasmodium ovale e Plasmodium malariae. Quando indicada pelo seu médico da Consulta de Aconselhamento ao Viajante, a medicação profilática previne apenas a infecção do agente mais perigoso, o Plasmodium falciparum. As outras espécies não são prevenidas pelos esquemas quimioprofiláticos utilizados. Acrescente-se ainda que nenhum regime é 100% eficaz, mesmo para o Plasmodium falciparum. É fácil de concluir, portanto, que as medidas gerais têm um papel fundamental na prevenção da doença, e devem ser sempre realizadas, mesmo com uso de medicamentos.

Prevenção

Medidas gerais: evitar exposição nos períodos de maior actividade do mosquito – ao amanhecer e ao entardecer; usar roupas compridas evitando áreas de pele descoberta e usar calçado fechado; utilizar repelentes de insectos com DEET, IR3535 ou icaridina na pele e roupa (puffs regulares ao longo do dia); aplicar rede mosquiteira na cama, se possível impregnada com insecticida (permetrina); ar condicionado (quando possível) é um método bastante eficaz de afastar os mosquitos do quarto.

Medicamentos

Mefloquina (Mephaquine), Atovaquone+Proguanil (Malarone), Doxiciclina, Cloroquina, Cloroquina+Proguanil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here