Quais as consequências de uma má higiene bucal?

Quais as consequências de uma má higiene bucal?

PARTILHA COM A MALTA


Quando escovamos os dentes de forma incorrecta ou até mesmo deixamos de escová-los, não estamos apenas permitindo a proliferação das bactérias que podem causar a doença cárie, ou doenças da gengiva ou o mau hálito, estamos deixando a porta do nosso corpo aberta para várias outras doenças.

Nossa boca é a porta de entrada do nosso corpo, devemos mantê-la higienizada e com a menor possibilidade da proliferação bacteriana, as bactérias nunca deixarão de existir e elas de certa forma até tem importância no que se refere ao meio ambiente da cavidade bucal, o que não podemos permitir é que estas aumentam em tamanha quantidade que provoquem inflamações e ultrapassem os limites da cavidade bucal, atingindo assim, outras regiões do nosso organismo. Durante a nossa escovação, o que nós fazemos é uma desorganização das placas de bactéria, e com isso diminuímos a sua agressividade.

Caso as bactérias ultrapassem a cavidade bucal pode ocorrer ou gerar problemas ao restante do corpo. Os caminhos utilizados pelas bactérias para atingir outros orgãos são, pela via digestiva, quando engolidas juntamente com saliva ou alimentos, e pela circulação sanguínea, causando danos ao nosso organismo pois, estando elas na corrente sanguínea, a cada batimento do nosso coração, as bactérias são impulsionadas, a toda parte do nosso corpo.

Estes são alguns exemplos das consequências que uma infecção bucodentária pode provocar.

artigo2-03

Caso estas venham à atingir o nosso coração, especificamente o tecido endocárdico, o resultado pode ser uma Endocardite Infecciosa de origem bacteriana, doença que ao acometer o coração, pode causar a morte.

Através das inflamações bucais, quando disseminados na corrente sanguínea, podem também atingir as articulações, causando um reumatismo articular agudo e resultar em muita dor, e limitação de nossos movimentos.

Quando as gestantes estão com doenças bucais inflamatórias, elas têm até sete vezes mais chances de dar à luz a bebés prematuros.

Vale alertar ainda que:

– A doença periodontal aumenta risco de câncer de cabeça e pescoço;

– Perda dental e doença periodontal aumentam o risco de Alzeimer e demência;

– Pessoa com doença periodontal podem adquirir diabetes;

– Pacientes com diabetes e com doenças periodontais aumentam o risco de morte em mais de 400%;

– Pessoas com doenças periodontais possuem duas vezes mais chances de vir a morrer de doenças cardíacas e possuem três vezes mais chances de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral)

Portanto procure ter uma boa higienização, procure sempre a orientação do seu médico dentista,lembre-se:

“A sua Saúde Bucal está integralmente ligada com a sua Saúde Geral”.

COMENTE PELO FACEBOOK

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA