Adobe lança poderoso app grátis ‘Photoshop Fix’

Adobe lança poderoso app grátis ‘Photoshop Fix’

A Adobe lançou na segunda-feira (05), o aplicativo gratuito Photoshop Fix, que oferece a usuários de iOS algumas das funcionalidades de retoque do Photoshop.

Segundo o “Mashable”, um dos maiores problemas com aplicativos de edição de fotos é que os desenvolvedores tentam incluir funções demais no software. As ferramentas de edição podem ser exactamente o que o usuário precisa, mas elas em geral ficam escondidas sob camadas de menus e submenus em muitos dos programas disponíveis.

No entanto, o Photoshop Fix apresenta a mistura certa de boas ferramentas de edição de uma forma intuitiva.

Há dez conjuntos de ferramentas dentro do app; crop, adjust e vignette permitem fazer alterações na imagem inteira, enquanto as outras permitem aplicar selectivamente edições a áreas específicas da imagem. Adjust é onde o usuário vai encontrar controles básicos para ajustes de exposição, saturação, contraste, sombras e destaques.

As outras ferramentas — light, color, smooth, healing, defocus, liquify e paint — oferecem controle muito mais afinado sobre as alterações feitas. Basta abrir o ícone do pincel dentro de cada ferramenta para ajustar o tamanho e a opacidade do pincel e passá-lo sobre a área da foto em que se deseja aplicar o efeito.

As mudanças são facilmente desfeitas e cada ferramenta possui um recurso “restore” que permite reverter rapidamente para antes da última alteração.

Um dos ajustes mais úteis é a ferramenta light, que abriga os controles “lighten” (clarear) e “darken” (escurecer). Fotos raramente são perfeitamente iluminadas, portanto as ferramentas lighten e daken facilitam ajustar a imagem com poucos toques.

Aplicativo não é milagrososo

Mas o app não faz milagres. Se uma imagem está totalmente obscurecida por sombras, o usuário vai ser capaz de aliviar um pouco a escuridão. mas isso pode adicionar um considerável ruído à imagem. Sombras em todo rostos, prédios sombreados e pedaços de céu super expostos podem ser facilmente corrigidos.

O menu healing (cura) no Photoshop Fix inclui as funções heal spot (curar mancha), patch (remendar), clone stamp (carimbar) e ferramenta de correcção de olhos vermelhos.

Para remover algo da imagem — desde um defeito em um rosto até uma árvore indesejada no horizonte — a função heal spot é a indicada. A ferramenta não é perfeita, mas funciona bem ao tentar remover uma área situada em um fundo sólido. Ela pode ser usada em combinação com clone stamp ou smooth para contornar áreas em que há um padrão de preenchimento.

Remover nadadores em um trecho de mar, por exemplo, mostra vestígios da água perturbada. Mas usando o clone stamp para substituir os nadadores com uma seção diferente da água elimina os vestígios das figuras humanas.

No geral, as ferramentas funcionam melhor com imagens de alta qualidade; imagens pixelizadas produzirão resultados inferiores.

Para alterar sorrisos, formato dos olhos, forma de lábios e tamanho de olhos pode ser usado o ajuste “face” da função dissolve. As alterações podem ficar ruins e “over” se as funcionalidades forem usadas em excesso, mas se o app for usado com sutileza o resultado é bom.

A ferramenta dissolve também pode fazer muito mais do que mudar as características faciais. Com as ferramentas warp, swell e twirl é possível distorcer porções da foto, ou brincar com os efeitos que se parecem com os dos espelhos de distorção dos velhos parques de diversão.

O app Photoshop Fix é gratuito e pede registo, mas não requer uma assinatura Creative Cloud. Mas se o usuário for assinante da Creative Cloud, poderá mover imagens e edições entre seus dispositivos móveis e o Photoshop CC em seu desktop.

O aplicativo é apenas para iOS, mas a Adobe diz que planeia lançar a versão Android em breve.

O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here