Google Académico: Entendendo e Usando Correctamente

Google Académico: Entendendo e Usando Correctamente

Google Scholar: Sobre os Ombros dos Gigantes

Google Scholar ou Google Académico é uma óptima maneira de encontrar artigos académicos na internet. Segundo o próprio website: “O Google Académico oferece uma forma simples de pesquisar literatura erudita de uma forma vasta. A partir de um local, pode pesquisar inúmeras disciplinas e fontes: ensaios analisados pelos pares, teses, livros, resumos e artigos, de editores académicos, sociedades profissionais, arquivos de publicações preliminares, universidades e outras organizações eruditas. O Google Académico ajuda-o a identificar a pesquisa mais relevante em todo o mundo de pesquisa erudita”.

Como faço para encontrar informações com o Google Acadêmico?

Há várias formas interessantes de pesquisar informação no Google Scholar. Se já conhece o autor do tema que procura, tente digitar o seu nome. Ex: Matope José.

Você também pode pesquisar pelo título da publicação que está a procura, ou pode ainda alargar a sua pesquisa usando o botão de Pesquisa Avançada (Seta para baixo no fim da caixa pesquisa).

Use termos bem específicos – a não ser que seja imprudentemente ambicioso, não tente procurar por temas amplos no Google Scholar, use as categorias de pesquisa avançada, se for o caso. Se fizer uma busca simples como “clima” receberá uma lista de resultados inúteis que o farão achar o serviço inútil também.

Entendendo os resultados de pesquisa do Google Académico

Você vai notar que os resultados de pesquisa no Google Scholar são um pouco diferentes do que está acostumado. Vamos a uma rápida explicação sobre resultados de pesquisa do Google Académico:

  • O título do artigo quando clicado (se possível) direcciona ao artigo completo ou a uma versão curta do mesmo.
  • “citado por” mostra o número de vezes que o mesmo foi citado noutros trabalhos ou artigos(esta é uma boa maneira de encontrar mais artigos no seu campo de interesse).
  • Nome de Biblioteca ou links externos: alguns resultados de pesquisa do Google Académico apresentam links e recomendações de pesquisa noutros lugares. Estes sinais indicam que existe um biblioteca local com uma cópia on-line ou off-line do que está a procura, ou que um banco de dados de informação e/ou a universidade sobre a qual está pesquisar no Google Scholar possui uma cópia real do artigo .
  • “grupo de” indica que há mais artigos semelhantes aos que está a pesquisar.

Esta é uma visão geral deste serviço que ainda possui muita estrada pela frente. Seria interessante começar a ver académicos moçambicanos a aparecerem nos resultados de pesquisa…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here