Saiba como cancelar as contas nas redes sociais de um ente querido

Saiba como cancelar as contas nas redes sociais de um ente querido

A morte não é algo fácil de lidar e é algo que apenas passa com o tempo. Porém, como fazer luto se as redes sociais nos lembram constantemente de alguém querido que já partiu? As redes sociais têm formas diferentes de agir pelo que deverá fazer uso de diferentes mecanismos para prevenir esta situação.

A ABC refere que morrem mais de oito mil utilizadores do Facebook por dia, um facto que poderá vir a tornar a rede social um autêntico ‘cemitério virtual’ com o passar dos anos. Saiba em baixo como pode agir caso pretenda cancelar a conta de um ente querido.

Facebook

Facebook 1O Facebook tem dois destinos para as contas de utilizadores que faleceram. Uma delas é apagar a página permanentemente enquanto a outra é convertê-la num memorial. Para ambas as opções será necessário indicar um contacto que terá a função de informar a rede social acerca do óbito.

Caso a página se torne um memorial os amigos poderão trocar mensagens de condolências e relembrar o dono da página. De notar que estes comentários podem ser moderados caso fujam ao tom de respeito que se pretende da página.

Twitter

Twitter 1

O Twitter também dá a possibilidade de indicar alguém de confiança para informar a rede social da morte do dono da página. Caso aconteça terá de ser dada informação como cópia do Cartão de Cidadão ou cópia do Certificado de Óbito. Verificando-se que é de facto a pessoa encarregue da função o Twitter apagará imediatamente a página.

Instagram

Instagram 1

Sendo detido pelo Facebook, o Instagram também permite transformar a página um memorial pelos mesmos meios. Porém, aqui ninguém poderá alterar a página, seja de que maneira for. A diferença entre a página de uma pessoa viva ou de uma já falecida é que no caso da segunda não aparece em pesquisas.

E-mail

Email 1

Tratando-se de um E-mail com domínio da Google é possível candidatar-se a receber todos os conteúdos da caixa de mensagens, estando depois habilitado a apagá-la permanentemente. Acontece o mesmo com a Yahoo, mas a Apple tem uma forma diferente de lidar com as contas de iTunes e iCloud, havendo apenas a opção de apagar sem haver espaço para qualquer transferência.

Notícias ao Minuto

1 COMENTÁRIO

  1. Também concordo com o comentário acima. E chamar atenção ao uso da palavra “ente”. Parece que a autora usa esta palavra para se referir a “falecido”, esta palavra não tem nada a ver com a morte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here