No geral, a província da Zambézia possui um potencial em atractivos turísticos naturais e em variado património histórico – cultural para o desenvolvimento  do turismo.

As principais atracções da província da Zambézia, para efeitos de turismo, são constituídas por praias e mar, fauna bravia, águas termais e ainda pelo património histórico-cultural das suas terras e populações. Nestes atractivos que tem incidido a actividade turística, ainda que com níveis baixos de exploração.

Os investimentos no sector de turismo na grande maioria nacionais tem se traduzido numa fraca concorrência e competitividade localmente e ao nível nacional.

Letreiro da Praia de Zalala
Letreiro da Praia de Zalala

A província da Zambézia possui um potencial considerável para o desenvolvimento turístico de praia ao longo da sua costa de cerca de 400 quilómetros e nas ilhas, complementando com actividades desportivas e outras de aproveitamento de todas as potencialidades que o mar oferece (desporto, incluindo o motorizado, mergulho e pesca desportiva), contemplando as excelentes paisagens e a grande diversidade da fauna bravia na reserva nacional do Gilé (RNG), incluindo a caça nas coutadas da RNG e Chinde.

As manifestações culturais são parte integrante do quotidiano dos habitantes e que de certa forma, caracterizam as populações da Província da Zambézia.

Zambézia reconhecida pelas suas manifestações culturais e aptidões gastronómicas carregadas de simbolismo.

danca-niketxe

A dança Nhambalo, Nikecthe, Mutengo, Nagula a dança das cobras, o carnaval, o festival de Zalala, constituem alguns exemplos das múltiplas criações artístico cultural da Província que conta ainda com diversas obras de artesanato, cerâmica, pintura e teatro.

Recomendado para si:   Viajem Por Moçambique: Ilha de Moçambique