Turismo na Província da Zambézia

Turismo na Província da Zambézia

No geral, a província da Zambézia possui um potencial em atractivos turísticos naturais e em variado património histórico – cultural para o desenvolvimento  do turismo.

As principais atracções da província da Zambézia, para efeitos de turismo, são constituídas por praias e mar, fauna bravia, águas termais e ainda pelo património histórico-cultural das suas terras e populações. Nestes atractivos que tem incidido a actividade turística, ainda que com níveis baixos de exploração.

Os investimentos no sector de turismo na grande maioria nacionais tem se traduzido numa fraca concorrência e competitividade localmente e ao nível nacional.

Letreiro da Praia de Zalala
Letreiro da Praia de Zalala

A província da Zambézia possui um potencial considerável para o desenvolvimento turístico de praia ao longo da sua costa de cerca de 400 quilómetros e nas ilhas, complementando com actividades desportivas e outras de aproveitamento de todas as potencialidades que o mar oferece (desporto, incluindo o motorizado, mergulho e pesca desportiva), contemplando as excelentes paisagens e a grande diversidade da fauna bravia na reserva nacional do Gilé (RNG), incluindo a caça nas coutadas da RNG e Chinde.

As manifestações culturais são parte integrante do quotidiano dos habitantes e que de certa forma, caracterizam as populações da Província da Zambézia.

Zambézia reconhecida pelas suas manifestações culturais e aptidões gastronómicas carregadas de simbolismo.

danca-niketxe

A dança Nhambalo, Nikecthe, Mutengo, Nagula a dança das cobras, o carnaval, o festival de Zalala, constituem alguns exemplos das múltiplas criações artístico cultural da Província que conta ainda com diversas obras de artesanato, cerâmica, pintura e teatro.

3 COMENTÁRIOS

  1. Bem aja Zambézia, bem aja a cultura que é a marca na qual nos identifica, tornando-nos Zambezianos com mt orgulho,seja na China, Iraque, ate no Hiti….unemos forças e lutemos por uma Zambézia cada vez mas desenvolvida e levemos-a onde quer que seja nas nosssas costas e sintamos o obrigação de a fazermos cada vez Bela, atrativa e desenvolvida a pé de igualdade e até mt melhor que outras provincias..
    Ora vejamos, si eu quando estudava na Primária mesmo andando descalço consiguia tirar maximas notas em relação aos colegas que vinham acompanhados e com pasta cheias de lanche, então, não precisamos de ter carvao mineral, gás natutal ou até tantalite para nos igualar as outras provincias, mas sim si nos Zambezianos de coração e alma accreditarmos no nosso rico Nhambalo, Niketcke,Yalulah,Mutengo, Eghiri, Nagula, no nosso carnaval na qual somos apelidados pequenos Brasileiros, e na nossa gastronomia magica ( Mucapata, mucuane, Frango á Zambeziano, Patanicua,arroz com coco), as nossas belas praias e o nosso povo marravilhoso, ai sim teremos uma Zamézia cada vez mais invejavel,atrativa, e cada vez mais desenvolvida…..aqui vai um recado para os manos Zambezianos na Diaspora, nas 24h do dia aranjem 1 segundo para falar da Zambézia para os seus amigos doutros cantos….Força, Força e mta Força Zambézia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here