Galerias Maputo – Guia de Viagem Por Moçambique

Maputo – Guia de Viagem Por Moçambique

PARTILHA COM A MALTA


Nada de Torre Eiffel ou estátua da liberdade, vamos fazer uma grande viagem pela cidade de Maputo. Este é o guia mais completo da internet!

Conhecida como a cidade das acácias, Maputo é a capital de Moçambique desde 1898. A cidade era chamada anteriormente Lourenço Marques até a independência do país em 1975. Possui o mais importante porto do país. Maputo está situada no extremo sul da foz do rio Santo, a 90 km da fronteira com a África do Sul .

Em comparação com outras cidades da África subsariana, a área urbana é pequena e concentrada, com avenidas largas e árvores centenárias. As pessoas ficam geralmente fora de casa nas ruas, caminhando, conduzindo, cuidando da vida. O ambiente é saudável e activo, com pouca mendicidade e com muitos comerciantes de rua. Não há forte presença da polícia durante o dia.

Prédios variam de antigos palácios coloniais a novas construções de arranha-céus, mas a arquitectura dominante consiste em edifícios com pintura muito corroída e barras de segurança enferrujadas. Felizmente, estes tendem a desaparecer nos últimos anos.  Há edifícios especialmente notáveis e que não podem ser ignorados, como as raras criações de Pancho Guedes.

Maputo - Viagem Por Moçambique
Fortaleza de Maputo

A cidade oferece uma variedade de acomodações, desde hotéis de múltiplas estrelas (por exemplo, Polana, Cardoso, Southern Sun), alguns lares confortáveis ​​(Base e Fátima) e outros!

Como Chegar

De Avião:

A maioria dos voos internacionais usam o aeroporto de Maputo

  • LAM: Opera um grande número de vôos domésticos em Moçambique.
  • TAP: Voos sem escalas de Lisboa.
  • SAA : Opera dois voos diários a partir de Joanesburgo para Maputo e a SA Airlink tem cinco voos por semana, tanto Durban quanto Cidade do Cabo.

Os táxis do aeroporto para a cidade custam em torno de 500 Meticais. Os hotéis geralmente enviam seus carros para atender os voos, mas apenas para passageiros com reservas no seu hotel. Cartões SIM locais podem ser comprados na loja perto da saída do terminal, onde há também um banco.

De comboio

Os serviços ferroviários de Maputo estão a melhorar lentamente, sendo no entanto que as linhas que operam actualmente são de uso limitado para os turistas. Uma excepção é o serviço diário de Ressano Garcia, na fronteira com a África do Sul.

De carro

A estrada de Joanesburgo para Maputo é muito boa. De Joanesburgo, pegue a N4 para Nelspruit (cerca de 400 km). De Nelspruit, continue seguindo a N4 para Komatipoort, a última cidade do lado Sul Africano (cerca de 100 km). Depois de Komatipoort estará no posto fronteiriço de Ressano Garcia.

NB: Documentos de registo de veículos e seguro são obrigatórios para passar com o carro na fronteira. O seguro pode ser adquirido na fronteira. Do lado moçambicano, basta seguir pela EN4 por cerca de pouco mais de 80 km de Maputo.

Também há fácil acesso a partir de Manzini, Suazilândia, cerca de 186 km. O tempo de viagem, incluindo a aquisição do visto no posto de fronteiriço da Namaacha, é de 4 horas.

De Durban, na costa KwaZulu Natal (África do Sul), Maputo fica a 600 km de distância e  a melhor via é o posto fronteiriço Golele na Suazilândia. O caminho mais curto a partir de Golele para Moçambique está no posto fronteiriço de Goba.

De bicicleta

Se você for um aventureiro, é possível viajar de bicicleta de Maputo a Ponta do Ouro. Mas esteja avisado que você vai ter que empurrar a bicicleta por cerca de 30 km de areia grossa. . Esteja avisado também, que a aventura pode ser perigosa às vezes, por isso tente viajar em grupo.

Porto de Maputo
Porto de Maputo

Circulação

Taxi

Não há nada de especial para dizer aqui.

Txopelas

São triciclos, fazem praticamente o mesmo que os táxis a preços mais baixos.

Chapas

Uma maneira muito barata de se locomover é viajando de mini-bus ou “Chapa”. Eles funcionam como pequenos “ónibus”, têm rotas que cruzam as principais artérias da cidade. Os preços são relativamente baixos, variam de 7 a 9 meticais para a maioria das viagens. Mesmo que não saiba qual Chapa tomar, suba um, é uma óptima maneira de explorar a cidade. Se você se perder, basta encontrar o Chapa que vai para uma das grandes terminais de chapas da cidade (Anjo Voador-Baixa ou Museu), os cobradores costuma gritar o nome destino. Para descer é só gritar “PARAGEM”!

  • Os chapas possuem faixas que identificam as rotas, cada uma com uma cor diferente:
    Faixas azuis, que vão para para Xipamanine
    Faixas amarelas, passam pela Avenida Vladmir Lenine e vão para a Praça dos combatentes ou mais além
    Faixas vermelhas, passam pela Av. Guerra Popular e vão para a Praça dos combatentes ou mais além
    Faixas verdes, circulam da Eduardo Mondlane à Avenida de Moçambique vão para vários destinos à partir do Benfica
    Faixas pretas, que percorrem a Av. 24 de Julho
    Faixas rosa, vão à costa Costa do Sol.

Enquanto chapas são uma forma interessante e autêntica de transporte em Moçambique, eles não são particularmente seguros. Os passageiros sofrem de roubos frequentes nos chapas e nas paragens. Os carros andam sempre lotados muito além da capacidade inicialmente prevista, os assentos são frequentemente quebrados, e muitos viajantes têm de se levantar durante a viagem.

Os motoristas de chapa são notórios por desrespeitar as regras de trânsito e correr riscos desnecessários para reduzir alguns minutos da viagem.

Avenida Eduardo Mondlane
Avenida Eduardo Mondlane

Para Conhecer

  • A Estação Ferroviária – na Praça dos Trabalhadores, um edifício é uma estrutura imponente e bem merece uma visita, especialmente na sexta-feira ou sábado à noite, onde há música ao vivo.
  • O Museu Nacional de Arte – tem uma colecção pequena, mas boa de arte moçambicana, incluindo várias telas do mundialmente renomado Malangatana.
  • O Jardim Tunduru – é um “bonito” (embora pequeno) jardim botânico.
  • O Mercado Central –  tem peixe fresco, camarão, lulas, frutas, legumes, etc. Seguro, alegre e recomendado.
  • Praça dos Trabalhadores, um edifício construído por Gustave Eiffel.
  • Museu de História Natural: Pequeno museu agradável. Animais empalhados, pássaros e répteis com modelos em tamanho real. Interessante colecção de esculturas em madeira.

Para Fazer

Visite algumas belas praias, como Catembe e Ponta d’Ouro. Esses ambientes são geralmente seguros, mas cuidado com os carteiristas e evite levar objectos de valor consigo num passeio de praia. Ponta D’Ouro e Ponta Malongane possuem alguns belos pontos de mergulho.

Praia de Macaneta
Praia de Macaneta

Aprender

Núcleo D’Arte –  194, Rua D’Argelia, Maputo:  Atelier de trabalho de artistas de Moçambique, é o lar de mais de 100 escultores, pintores e outros artistas. Música ao vivo, especialmente no domingo à noite ou num dos feriados.

Trabalho

Eu escrevi um excelente guia noutro Website: Leia Como Trabalhar em Moçambique.

Para Comprar

A moeda usada em Moçambique é o metical.

  • Tecidos africanos nas lojas de tecido ao longo da Avenida de Guerra Popular
  • Castanha de caju em todo o lugar, torradas, salgadas, simples, de todas as formas que possa imaginar.
  • Esculturas em madeira, etc

O lugar mais fácil de encontrar “coisas” turísticos é Parque dos Continuadores (também conhecido como Feima), na esquina da Av. Julius Nyerere e Av. Mao Tse-Tung. A selecção é grande, com muitos vendedores. Esteja preparado para negociar. Há também vendedores alinhados ao longo da Marginal e alguns na baixa, especialmente nos fins de semana.

Para DVDs piratas, peças de telefone celular, roupas usadas, etc, vá a um dos muitos mercados da cidade, os dois mais conveniente é provavelmente Mercado Janete. Ou você pode simplesmente procurar alguns dos muitos vendedores ambulantes – existe uma concentração particularmente pesada na baixa, perto do terminal de chapa. A partir daqui, você também pode pegar uma chapa para o mercado do Xipamanine, que vende quase tudo que se possa imaginar.

Para Comer

Nós temos um menu interessante no nosso site, considere ler o nosso artigo sobre Comida Típica de Moçambique para ter uma ideia do que vai encontrar.

A gastronomia local é uma mistura de Africa, Portugal, e Oriente Médio . Todas estas diferentes cozinhas são servidas em várias áreas da cidade.

Poupando

Alguns pequenos cafés servem pratos simples e sumos que são acessíveis. A menos que você seja aventureiro, fique longe da maioria das barracas à beira de estrada, especialmente aquelas que servem carne. Comida da rua segura inclui Badjias e sorvete APENAS.
Frutas vendidas na rua também são muito boas, as mais comuns são (banana, manga, ananás, tangerina, papaia, etc.) Mamanas costumam vender a fruta por quilos, por isso esteja preparado para olhares estranhos, se quiser apenas um par de frutas. Os preços variam de época para época, com excepção de bananas, que estão sempre disponíveis.

Algumas sugestões populares

  • Cantinho do Brasil – Av. Vladimir Lenine 1057: Bons petiscos brasileiros e feijoada. Um bom lugar para desfrutar de um lanche, um bom café e boa internet.
  • Gelati – Av. Julius Nyerere 794: Bom sorvete.
  • Zambezia – Av. Mao Tse Tung, a leste da Av. Vlademir Lenine: Galinha zambeziana, com leite de coco e especiarias.
  • Twingo – Av. Vlademir Lenine, próximo a Av. Agostinho Neto, ao lado do de Mimmo’s:  Cardápio amplo e razoavelmente barato (o Prato do dia é particularmente barato), com uma boa padaria.

Gastando Pouco

  • Gracianna – No Parque dos Continuadores, que está vinculado a Av. Mao Tse Tung, Av. Prof. Armando Tivane, e Av. Mártires de Machava, um quarteirão a oeste da Av. Julius Nyerere: Comida moçambicana. Muito saborosa. Experimente o mucapata.
  • Mamma Mia – Também no Parque dos Continuadores, ao lado Gracianna: Pratos moçambicanos e italianos, todos muito saborosos. Um pouco mais caro do que Gracianna.
  • Mimmo’s – Um na Av. 24 de Julho e Av. Salvador Allende,  outro na Av.Vlademir Lenine perto Av. Agostinho Neto e mais um na Pick N Pay da Missão Roque, Avenida de Moçambique: Principalmente menu italiano. Terça-feira apresenta metade do preço pizza e consequentemente longas esperas.
  • Chicken Piripiri – Esquina da Av. 24 de Julho com Av. Nyerere: Serve frango grelhado e também muito camarão. Famoso, e em um local elegante, o frango também custa o dobro do normal.
  • Mundo’s –  está próximo ao Hotel Avenida, Julius Nyerere: Local de encontro multi-étnico com bar e restaurante, incluindo pizza. Muitos televisores sintonizados a canis de deporto sul-Africanos. Internet livre por 30 minutos.
  • Restaurante Escorpião – na Feira Popular (no distrito de Baixa): Tem um enorme menu, uma lista de vinhos decente e atende a orçamentos moderados. Delicioso arroz de mariscos (ensopado de frutos do mar com arroz).
  • Waterfront –  Bom, principalmente frutos do mar, restaurante à beira-mar.

Gastando um pouco mais

  • 1908 – Av. Prof. Eduardo Mondlane e Av. Salvador Allende: Comida decente em uma agradável prédio antigo.
  • Cristal –  Av. Prof. 24 de Julho, cruzamento com a Av. Prof. Tomas Nduda: Muito popular com o Português. Um menu na sua maioria caros e principalmente Portugueses.
  • Monte Alentejano – Av. Prof. Julius Nyerere, um pouco abaixo da Av. 24 de Julho: Outro lugar Português popular.
  • Restaurante Costa do Sol – Av. Marginal na Costa do Sol: Frutos do mar em ambiente discreto. Recomendado nos fins de semana, reserve se quiser uma mesa ao ar livre. Também tem alguns quartos.
  • Restaurante Sheik – que faz parte do complexo de entretenimento Sheik. Oferece uma cozinha high-end chinesa e Africana num ambiente elegante.
  • Zambi – na baía no centro da cidade, a poucos quilómetros ao sul do Clube Naval: Restaurante elegante, bom menu. Terraço na frente com vista para a estrada para a baía, com uma sala de jantar cozinha aberta por dentro.
  • Filini– restaurante e bar, localizado no Radisson Blu Maputo, oferece cozinha italiana requintada numa atmosfera elegante. Serviço simpático e despretensioso em ritmo acelerado. Vasta selecção de vinhos.

Noite

  • Coconut Club – Maputo, Costa de Sol. Um clube de dança hip. Prepare-se para ser surpreendido com a arquitetura, a dança, o zumbido, se não os preços.
  • Xima – Av..Eduardo Mondlane: é popular por aqui e tem música ao vivo nos fins de semana.
  • África Bar – Av. 24 de Julho.
  • Gil Vicente  – um bar anexo ao teatro Gil Vicente, em frente ao Jardim Tunduru.
  • Centro Cultural Franco-Mozambicano –  tem música ao vivo e eventos culturais.
  • Estação Central – abriga um salão de jazz aos fins de semana.
  • Feira Popular – está na Baixa, abriga muitos bares e restaurantes.
  • Dolce Vita – Av. Julius Nyerere 800: Bar de luxo com iluminação azul.
  • Havana Bar – um bar durante o dia e uma discoteca à noite.
  • Coconuts – uma discoteca em frente à praia.

Onde dormir?

Temos uma lista publicada a algum tempo no nosso blog, talvez ela seja útil para si: Lista de Hotéis de Maputo

Poupando

  • Fatima’s Place,, 1317 Mao Tse Tung Avenida, Maputo: Muitas pessoas realmente gostam deste lugar, vive sempre uma atmosfera de festa.
  • The Base Backpackers, 545 Avenida Patrice Lumumba: Varanda com vista sobre o mar, um computador com internet, etc.
  • Maputo B&B, Backpackers, em Triunfo, Avenida 4, Casa 98:  Oferece um pequeno bar, mesa de bilhar grátis, restaurante, etc.

Gastando pouco

  • Duqueza de Connaught Guest House, Av. Prof. Julius Nyerere, 290 – Maputo: Quartos confortáveis ​​com ar-condicionado, ventiladores de tecto  televisão, chá e café, tv a cabo, e uma piscina refrescante.
  • Pestana Rovuma, Rua da Sé, 114 Caixa Postal 4376.
  • VIP Grand Maputo Hotel: Hotel e centro de conferências.

Gastando um pouco mais

  • Catembe Gallery Hotel – Luxuosos quartos decorados individualmente por grandes artistas moçambicanos.
  • Hotel Cardoso – É uma sólida hotel de 4 estrelas. Pessoal fluente em Inglês.
  • Hotel Polana – Uma obra-prima da era colonial por Sir Herbert Baker, famoso arquitecto Sul Africano.
  • Hotel Avenida – Hotel de 5 estrelas, na Avenida Julius Nyerere. Tem quartos amplos e bastante confortáveis.
  • Radisson Blu Hotel – Vá e conte-nos como é.

Estou ciente dos muitos erros ortográficos e algumas grafes gramaticais. Levei muito tempo para escrever este artigo, e o cansaço pode ter me traído  espero reduzir esses erros com o tempo!

Boa viagem!

COMENTE PELO FACEBOOK