Turismo em Moçambique Viajem Por Moçambique: Ilha de Moçambique

Viajem Por Moçambique: Ilha de Moçambique

COMPARTILHE
Ilha de Moçambique, no Norte do país, a 175 quilómetros de Nampula. O seu comprimento total é de cerca de 2,5 quilómetros, com uma largura máxima de 600 metros.
Acesso
Por terra, através de uma ponte de 3,5 quilómetros, hoje, reservada a veículos ligeiros. Por barco à vela («dhow»), a partir de Nacala, Mogincual ou mesmo Angoche. Por avião, até Nampula, diariamente a partir de Maputo. Depois por estrada, algo degradada até ao Monapo, mas depois em excelentes condições. A foi repavimentada de novo, há dois anos.
Fortaleza - Ilha de Moçambique
Ilha de Moçambique, também, chamada cidade de pedra, cujo traçado tomou forma no final do século XVIII e no princípio do século XIX, que encontram-se algumas das construções mais emblemáticas do tempo da ocupação portuguesa, como a Igreja da Misericórdia (séc. XVI) a antiga Alfândega (séc. XVIII) e o Palácio de São Paulo, uma ampliação do antigo Colégio de S. Francisco Xavier, que acolhe um acervo de arte indo-portuguesa. O baldaquim da capela ostenta uma mescla de barroco e de elementos de arte oriental. Na área localizada entre Rua do Arco e a Igreja da Misericórdia observam-se significativos exemplos de arquitectura colonial: casas térreas, sobrados e alguns palácios ou feitorias.
Cine Teatro Nina - Ilha de Moçambique
Estátua - Portugueses
No outro extremo da baía virada a este está a Igreja de Santo António, de raiz quinhentista, reconstruída a partir da antiga capela do fortim. Também a Capela de S. Francisco Xavier, perto da ponte que faz a ligação ao continente, tem o rosto renovado, assim como a Capela de Nossa Senhora do Baluarte, restaurada já há alguns anos pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Bela Paisagem da Ilha
Bela Paisagem da Ilha
Clima:
Sub-tropical, junto à costa. A estação das chuvas vai de Outubro a Março, pelo que se recomendam viagens nos restantes meses, geralmente, menos húmidos e mais favoráveis para as deslocações por estrada.
Equipamento indispensável:
Malas de viagem com fechos (aviões) e sacos maleáveis para os percursos em 4X4; vestuário desportivo de cores claras; sapatos de ténis e botas de «trekking» ou «randonnée»; chapéu, óculos de sol, cantil, canivete suíço, lanterna (para as quebras de energia), bolsa de primeiros socorros (leve os seus próprios medicamentos), repelente para insectos, protector solar, pastilhas purificadoras de água, binóculos, máquina fotográfica (leve rolos) e câmara de vídeo.
Bela Praia da Ilha
Hotéis e Restaurantes
Para dormir, há alguma oferta de qualidade variável, mas a melhor opção na ilha de Moçambique é o Hotel Omuhitipi, situado junto ao forte de S. Sebastião. Para comer, aconselham-se o restaurante do Omuhitipi e o Restaurante Relíquias. Em ambos se pode degustar a gastronomia da ilha.
Igreja de Santo António
 Igreja de Santo António
Código de preservação:
Não fume ou apague cuidadosamente todos os cigarros. Transporte todo o lixo até encontrar um recipiente próprio. Lembre-se que as populações têm os seus próprios hábitos e costumes. Peça autorização antes de fotografá-los, especialmente em zonas de maior influência muçulmana. Faça trocas ou retribua mediante pequenas ofertas. Ocasionalmente, não recuse dar boleia. O seu passageiro de ocasião poderá revelar-se o seu melhor guia.
Construção Antiga

COMENTE PELO FACEBOOK

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA