Coisas de Moçambique Xicalamidade

Xicalamidade

COMPARTILHE
Eu acho que ninguém definiu esta palavra ainda, que por acaso eu acho que deveria ser inserida no dicionário do português moçambicano. Sim, português moçambicano, estamos numa fase em que já não podemos olhar apenas para o português de Portugal como nosso idioma padrão.

Todos sabemos que vocábulos do inglês, do changana, português brasileiro e outras línguas compõem nossas frases todos os dias… É hora de nós começarmos a pensar no português de Moçambique. Se existe PT-PT, PT-BR porque não pode existir PT-MZ?

 

Xicalamidade

Voltando à Xikalamidade… Eu defino esta palavra como o processo ou acto de comercializar ou comprar roupas usadas e consequentemente mais baratas. Algumas pessoas tentam apotuguezar a palavra pronunciando ela como calamidade, mas nós sabemos que isso significa outra coisa bem diferente.

Mas pensando bem, algo me faz pensar que usa-se o nome Xicalamidade, porque geralmente as roupas vêm de outros países como doações para vítimas de calamidade naturais e acabam por ser vendidas às pessoas que deveriam recebe-las gratuitamente – É uma tese só… Eu sei que os professores de agora usam a internet para preparar a matéria do dia seguinte, por isso é importante esclarecer que isto é uma ideia que surgiu enquanto eu escrevia este artigo, não é ciência, não é para ensinar isto aos alunos ENTENDEU STOR?!

Não vejo muitos problemas nesse negócio, até acho bom, porque todos sabemos que a roupa da xikalamidade tende a ser muito melhor em relação à roupa da loja, principalmete no que diz respeito à durabilidade.

Outra vantagem de comprar roupa na xicalamidade é que você estará a garantir que nunca vai se cruzar com alguém vestido uma peça idêntica.

Mas como tem sempre que haver algum contra, eu vou apontar a questão das lojinhas no meio da rua e dos txuvas que nós chamamos carinhosamente de mudzudzação que estão a desestruturar nossa cidade pah. Ta a ficar feio isto, as nossas ruas e avenidas parecem varais de secar roupa a.k.a estendais.

Qualquer cidadão que tenha uma casa bem localizada aos olhos das mamanas da xikalamidade, corre o risco de acordar um dia e encontrar uma tenda erguida em frente à sua casa, cheia de clientes.

Então mamanas é melhor vocês fazerem uma reunião e combinarem de todas vocês transferirem vosso empreendimento para dentro dos mercados, que estão muito vazios…Ah! Isso também serve para os meus amigos vendedores de mbauas (sapatos) do Compone e arredores…

Se forem a avaliar, concluirão que essa medida será boa para o vosso negócio porque até aquelas meninas que tem vergonha de dzudzar nas vossas lojas ao ar livre por causa da plateia, vão começar a comprar txuna babys sem problemas…

COMENTE PELO FACEBOOK

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA