Moçambique “Zahara Está Sendo Explorada”, Diz Família

“Zahara Está Sendo Explorada”, Diz Família

COMPARTILHE

Sete vezes indicada ao SA Music Awards, a Cantora Sul Africana Zahara é contratada da TK Records, co-propriedade de Thembikosi “TK” Nciza e Leope Sibusiso também conhecido como DJ SBU.

A família Mkutukana, especialmente as irmãs de Zahara, Nomonde e Mbangedwa, reivindicam uma série de promessas que foram feitas a eles pela gravadora e que não foram cumpridas.

Alegam sua irmã está sendo tratado com desdém pela sua gravadora.

Eles dizem que, entre outras coisas, que ela não tem controle sobre suas finanças, ainda permanece na casa Nciza, onde ela supostamente é tratada como uma empregada. Zahara que recebeu a promessa de uma casa, às vezes fica tão desesperada por dinheiro que ela tem que pedir dinheiro à sua mãe de 55 anos.

Duas fontes independentes, que antes trabalharam em estreita colaboração com a gravadora TS, confirmam que Zahara é muitas vezes obrigada a para realizar tarefas domésticas na casa Nciza.

“O que eles estão a fazer com essa menina é triste. E que isso envolve Nhlanhla (esposa do músico Nciza) é ainda pior”, disse uma fonte.

As irmãs afirmam que sempre que Nciza visita à família, ele ignora-as e só fala com seus pais (da Zahara e das irmãs) que são “analfabetos funcionais”.

Elas alegam que ele se aproveita do pouco conhecimento do seu pai sobre a dinâmica da indústria da música e questões do contrato de Zahara, em particular.

Elas dizem que os chefes da gravadora não cumpriram nenhuma das suas promessas. Mas apontam toda a culpa para Nciza, elas dizem que ele visitou sua casa duas vezes e é o elo de ligação entre a família e os restantes.

“Ele está a enganar nossos pais, porque ele sabe que eles são velhos e não são letrados.

“Ele prometeu comprar uma casa para Zahara em Joanesburgo, comprar uma fazenda para meus pais e comprar dois carros para Spinach (outro nome de Zahara).

“Ele também prometeu construir um muro ao redor da nossa casa de família, já que ele diz que está preocupado com a segurança de nossa irmã quando ela está em casa.

“Ele também prometeu aos meus pais que iria construir salas nos fundos da casa com instalações sanitárias, onde actualmente há uma velha cabana, e pavimentar o quintal.

“Nenhuma dessas coisas aconteceu”, reclamam as irmãs.

Elas acreditam que Loliwe, o álbum de estreia da sua irmã foi um sucesso tão grande que ela merece viver numa casa própria.

Ambos Nciza e Leope,  ignoraram todas solicitações de comentários sobre este caso.

As irmãs também dizem que, quando Zahara voa a East London para visitar a sua aldeia natal Phumlani, nunca os chefes reservaram um carro para ela.

Eles alegam ainda que, enquanto Nciza e Leope  compram carros novos graças ao grande sucesso de Loliwe, Zahara ainda é dependente de transportes públicos, quando em casa.

“Antes de comprar meu carro, eu costumava pedir aos meus amigos para buscá-la no partir do aeroporto”, diz Nomonde.

“Ela ainda não sabe o que seu contrato implica, ela diz que não tem cópia do mesmo.

“Eu não sei mesmo se ela tem uma conta bancária própria.”

A casa modesta da modesta parece novinha em folha depois de ter recebido uma nova camada de tinta pouco antes das férias de Natal. Mas as irmãs dão os créditos aos esforços dos seus pais.

A TS cobra entre 70000 e 90000 Rands pelos serviços dela e ela foi figura de capa no renomado festival de Jazz espAfrika em Cape Town.

E o que Ela Diz?

Zahara usou a rede social Twitter para refutar as alegações.

“O papel pode escrever o que quiser, mas eu sei que tenho sido uma grande menina na minha família e TS também tem sido bom para mim e minha família (sic).”

A cantora acrescentou: “Eu sei de onde eu venho e nunca esqueceria os meus pais, e eu ainda amo minha família que sempre está tentando se virar contra mim, mas não vai funcionar.”

Zahara, cujo álbum de estréia Loliwe vendeu mais de 300 000 exemplares, teve outra oportunidade para dizer a seus fãs o que realmente está  a acontecer, quando ela foi ao programa de rádio local.

“Tudo está bem e o Nciza estão me tratando muito bem. Estou organizando meu tempo e vou comprar tudo o que eu preciso comprar quando eu estiver pronta”, disse ela.

COMENTE PELO FACEBOOK

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA