Carta aberta ao Presidente de Moçambique

Carta aberta ao Presidente de Moçambique

COMPARTILHE

Por  Carlos Nuno Castel-Branco

Senhor Presidente, você está fora de controlo. Depois de ter gasto um mandato inteiro a inventar insultos para quem quer que seja que tenha ideias sobre os problemas nacionais, em vez de criar oportunidades para beneficiar da experiência e conhecimentos dessas pessoas, agora você acusou os media de serem culpados da crise política… nacional e mandou atacar as sedes políticas da Renamo.

A crise político-militar que se está a isntalar a grande velocidade faz lembrar as antecâmaras do fascismo. Em situações semelhantes, Hitler e Mussolini, Salazar e Franco, Pinochet e outros ditadores militares latino-americanos, Mobutu e outros ditadores africanos, foram instalados no poder, defendidos pelo grande capital enquanto serviam os interesses desse grande capital, e no fim cairam.

Será que você, senhor Presidente, se prepara para a fascização completa do País? Destruir a Renamo, militarmente, é um pretexto. Fazer renascer a guerra é um pretexto. Parte do problema dos raptos – não todo – e do crime e caos urbano é um pretexto. Permitir a penetração da Al Quaeda em Moçambique é um pretexto. Pretexto para quê? Para suspender a constituição e aniquilar todas as formas de oposição, atirando depois as culpas para os raptores e outros criminosos e terroristas, ou para aniquilá-los em nome da luta pela estabilidade.

Senhor Presidente, você pode estar a querer fascizar o País, mas não se esqueça que a sua imagem e a do seu partido estão muito descredibilizadas – por causa de si e do seu exército de lambe botas. E essa credibilidade não se recupera com palavars e com mortos. Só se pode recuperar com a paz e a justiça social. O que prefere, tornar-se num fascista desprezível e, a longo prazo, vencido? Ou um cidadão consciente e respnsável que defendeu e manteve a paz e sugurança dos cidadãos, evitando a guerra e combatendo o crime?

Senhor Presidente, você tem que ser parte da solução porque você é uma garnde causa do problema. Ao longo de dois mandatos, quem se rodeou de lambe botas que lhe mentem todos os dias, inventam relatórios falsos e o assessoram com premissas falsas? Quem deu botas a lamber e se satisfez com isso, com as lambidelas? Quem se isolou dos que realmente o queriam ajudar por quererem ajudar Moçambique e os moçambicanos, sem pretenderem usufruir de benefícios pessoais? Quem preferiu criar uma equipa de assessores estrangeiros ligados ao grande capital multinacional em vez de ouvir as vozes nacionais ligadas aos que trabalham honestamente? Quem insultou, e continua a insultar, os cidadãos que apontam problemas e soluções porque querem uma vida melhor para todos (meamo podendo estar errados, honestamente lutam por uma vida melhor para todos)?

Quem acusa os pobres de serem preguiçosos e de não quererem deixar de ser pobres? Quem no principio e fim dos discursos fala do maravilhoso povo, mas enche o meio com insultos e desprezo por esse mesmo povo?

Quem escolheu o caminho da guerra e a está a alimentar, mesmo contra a vontade do povo maravilhoso? Quem diz que a guerra, e o desastre humanitário a ela associado, é um teste à verdadeira vontade de paz do povo maravilhoso? Por outras palavras, quem faz testes politicos com a vida do povo maravilhoso? Quem deixa andar o crime, a violência e a pobreza, quem deixa andar a corrupção, o compadrio e as associações criminosas? Quem nomeia, ou aceita a nomeação, de um criminoso condenado a prisão maior para comandante de uma das principais forças policiais no centro do país?

Quem se apropria de toda a riqueza e ao povo maravilhoso oferece discursos e dessse maravilhoso povo quer retirar (ou gerir, como o senhor diz) qualquer expectativa? Quem só se preocupa com os recursos que estão em baixo do solo, mandando passear as pessoas,os problemas e as opções de vida construídas em cima desse solo? Quem privatiza os benefícios económicos e financeiros dos grandes projectos, e depois mente dizendo que ainda não existem?

Quem se defende nos media internacionais dizendo que passou todos os seus negocios para os familiares enquanto é presidente – e quem é suficientemente idiota para aceitar isto como argumento e como defesa?

Quem divide moçambicanos em termos raciais e étnicos, regionais e tribais, religiosos e políticos – já agora, o que são moçambicanos de gema? Serão os autómatos despersonalizados e ambiciosos que nascem das gemas dos seus patos? O que são moçambicanos de origem asiática, europeia ou africana – são moçambicanos ou não são?

Quem ficou tão descontrolado que hoje acusa os media de serem criadores do clima que se vive no país – foram os media que se apropriaram das terras, iniciaram uma guerra, deixam andar o crime urbano e foram pedir conselhos ao Zé Du? Que tipo de media você quer? Um jornal noticias que não tem uma referência destacada a três grandes manifestações populares pela paz e seguranca e justiça social que aconteceram ontem no nosso país, embora tenha uma noticia sobre manifestações contra violações no Quénia? Porque é que as manifestações dos outros são verdade e as nossas mentira?

E, já agora, senhor Presidente, pode esclarecer-nos quem matou Samora?

Senhor Presidente, você não merece representar a pérola do Indico nem liderar o seu povo maravilhoso. E desmerece-o mais cada dia. Você foi um combatente da luta de libertação nacional e um poeta do combate libertador, mas hoje não posso ter a certeza que liberdade e justiça tenham sido seus objectivos nessa luta heróica.

O povo maravilhoso, ontem, prestou homenagem a Mocambique, a Mondlane e Samora, aos valores mais profundos da moçambicanidade cidadã e da cidadania moçambicana. Foi bonito ver as pessoas a manifestarem-se por causas justas comuns, a partilharem a água e as bolachas, a abraçarem-se e distribuirem sorrisos, a apanharem o lixo que uma tão grande multidão não poderia deixar de criar. Foi bonito ver quão bonitos e cívicos Moçambique e os moçambicanos, na sua variedade, são. Foi bonito ver os cidadãos aplaudirem a polícia honesta e abraçarem os seus carros, e os polícias absterem-se de atacar os cidadão. Foi bonito ver que conseguimos juntar uma multidão consciente, cívica e honesta, que o seu porta voz partidário, Damião José, foi incapaz de desmobilizar. Foi bonito ver a bandeira e o hino nacionais a cobrirem todos os moçambicanos, moçambicanos que são só moçambicanos e nada mais.

E no seu civismo e afrimação da cidadania moçambicana, esta multidão para si só tinha três palavras: “fora, fora, fora”. Tenha dignidade e, pelo menos uma vez na vida, respeite os desejos do povo. Reuna os seus patos e saia, saia enquanto ainda há portas abertas para sair e tempo para caminhar. Não tente lutar até ao fim. Isso só vai trazer tragédia, mortes e sofrimento para todos e, no fim, inevitavelmente, você e todos os outros belicistas, criminosos e aspirantes a fascistas, sejam de que partido forem, serão atirados para o caixote do lixo da história. Saia enquanto é tempo, e faça-o com dignidade. Ninguém se esquecerá do que você fez – de bem e de mal – mas perdoa-lo-emos pelo mal por, pelo menos no fim, ter evitado uma tragédia social e saído com dignidade.

Que, pelo menos, o seu último acto seja digno e merecedor deste povo maravilhoso. E, enquanto se prepara para sair, por favor devolva ao país e ao Estado a riqueza de que você, a sua família e o seu grupo de vassalos e parceiros multinacionais se apropriaram. Leve os seus patos mas deixe o resto. E, por favor, use as presidências abertas, pela última vez, mas para se despedir, pedir desculpas e devolver a riqueza roubada.

Saia, senhor Presidente, enquanto ainda é suficientemente Presidente para sair pelas suas próprias pernas.

Você sabe, de certeza, o que quer dizer “A Luta Continua!” Então, saia.

E não perca tempo a abater ou mandar abater ou encorajar a abater ou deixar abater alvos seleccionados, sejam eles quem forem. O sangue de cada um desses alvos só vai engrossar ainda mais o rio em cheia que o atirará a si, e seus discípulos, como carga impura, para as margens do rio poderoso fertilizadas pela luta popular. O povo não morre, e é o povo, não um alvo seleccionado, seja quem for, quem faz a revolução. Não se esqueça que a fúria do rio em cheia é proporcional à água que nele flui e à pressão que sobre ele exercem as margens opressoras.

Senhor Presidente, não tente fascizar Moçambique. Se o fizer, pode levar tempo, podem muitas vidas ser encurtadas pelas suas forças repressivas de elite, mas se seguir este caminho, você sairá derrotado. A história não perdoa.
Adeus, senhor Presidente, vá descansar na sua quinta com a sua família e dê à paz e à justiça social uma oportunidade nesta pérola do Índico e em benefício do seu maravilhoso povo. Por favor.

Não lhe queremos mal. Mas, acima de tudo, queremos a paz e que os benefícios do trabalho fluam para todos.

Este artigo foi enviado por um leitor do Moz Maníacos. O seu conteúdo não da nossa responsabilidade.

COMENTE PELO FACEBOOK

179 COMENTÁRIOS

  1. Na democracia é assim respeito nao é medo guebuza é cidadao como quaisquer um de nós se é presidente quem-o elegeu somos nós deixem pessoas por o seu fim de pensamento nada de intimidacao.

  2. ELe sabe e todos nós incluindo seus fãs que ele está fora de si. Eu não tenho vergonha, demitiu Eddon Macuacua e não nos comunicou. Assumiu que o povo tomou conhecimento. Claro sempre assim foi, assim será com seus acionistas!

  3. Como o disse ainda há bem pouco, com todo o respeito pela Frelimo que eu tenho, sem dúvida, ela ainda hoje, passados tantos anos não se conseguiu livrar de todos os seus fantasmas, esses mesmo que a perseguem e perseguirão constantemente, porque de entre uma coisa é o respeito que ela deve ao Povo Moçambicano. Tem um tributo para com ele que ainda hoje ela o não cumpriu e pagará por isso, podem os lambe botas, os bajuladores e quejandos continuarem a sorrir destas minhas parcas palavras aqui deixadas, não para minha satisfação, preferia as não ter escrito, pelo amor, grande eu tenho a esse meu país, mesmo contra a vontade de alguns lambe botas, o respeitinho pelo Povo sagrado que de mim fez homem e me cortou o rabo, cria em mim uma certa repugnância ou mesmo ódio a certas pessoas e situações que nunca deviam estar a existir neste Moçambique.

  4. senhor ussene vce é um escova de meia tigela vce fala pq nao ve nada ou nao qr ver nos q tems olhos pra ver nao vams nos calar aq na minha zona fizeram estrada pra minstro de energia achas q e justo isso??? serA Q NAO PODIAM FAZR PONTES NA MESMA ZONA (FOMENTO) q precisamos de pontes???? dexa de falar coisas q o senhor nao sabe ta bm???? a frelimo é q fez a frelimo eq faz merdas so por ixo vce e a twa frelimo vao dar pinos ta bom ladroes de merda

  5. muita forca precisamos de homens como tu Castelo chega de ladroes por favor, engracado que ha pessoas q continuam acreditar nos ladroes q so querem irequecr os seus bolcos e dos seus filhos nao pensam no povo nem na nacao guebuza foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  6. Bem-haja Castelo Branco, tem que ser muito deficiente para uma pessoa não enxergar as atrocidades que os nossos governantes estão a perpetrar.
    Precisamos rejuvenescer e dinamizar o nosso governo, mas isso levara o seu tempo e custara o preço que estaremos e estamos dispostos a pagar, por Moçambique livre da AROGANCIA, nepotismo, amiguismo, compadrios, egoísmo, lanbibotismo etc….

  7. kkkk…. se existe no minimo 2 ou o triplo de Castel-Brancos, o pais estaria a salvao. pena para os que quando sao ditos que tem ramelas ou cheira na boca, nao agradece pelo gesto nobre. porque outros nunca o fariam. seria bom mocambicano que se prese ser mocambicano criticar a voz de expressao. de certeza os que criticam ponto de vista de Castel-Branco, no fundo torcem para que o presidente acate tais critica. vamos mudar de mentalidade, fale o que te doi enkanto e’ tempo para o medico dar diagnostico melhor em tempo util para saude. forca Castel-Branco.

  8. olha,tdo akele k esta a criticar o castelo a criticar,sao os tais lambe botas assm pensam k ta garantindo seu emprego.ha moxambicns nest moxbque k pensam k moxabque é deles incluindo tdo k la existe,alguns encaram a verdade como um insulto,pessoal o castelo falou a verdde.kem sentiu lamento mto sr branco forxa ercreva mais.

  9. CONCORDO COM TODOS ARGUMENTOS DO CARLOS NUNO CASTEL BRANCO. O MOÇAMBIQUE ESTÁ NESSA GRAVE CRISE POLÍTICO-MILITAR DEVIDO AO GUEBUZA. GUEBUZA, SAIA DO PODER COM SEUS PATOS E DEIXE O QUE PERTENCE AO POVO PRA O POVO. SERÁ QUE SEUS PATOS PÕEM OVOS DE OURO? TAMBÉM SOU CRIADOR DE PATOS E NÃO SOU RICO AO PONTO DE SER ACCIONISTA DE TODAS EMPRESAS EXISTENTES NO PAÍS. SAIA ENQUANTO CEDO PORQUE NEM SUA FAMOSA FIR IRÁ AGUENTAR À FÚRIA POPULAR. EXEMPLOS DESSA FÚRIA TEM SE VERIFICADO NA BEIRA, POR SINAL MINHA CIDADE, ONDE ATÉ MANDARAM A FIR E FADM ESTÃO A RECRUTAR JOVENS A FORÇA POR PENSAREM NA MUDANÇA E TER VOTADO NO MDM E SEUS CANDIDATOS

  10. CARLOS NUNO CASTEL BRANCO, ÉS UM REALISTA. PRECISAMOS DE PESSOAS COMO TU E NÃO DE PUXA SACOS COMO ALGUNS COMENTADORES. O PAÍS ESTÁ EM GRAVE CRISE POLÍTICO- MILITAR DEVIDO AO GUEBUZA. SAIA DO PODER COM APENAS SEUS PATOS QUE DIZES QUE TE DERAM RIQUEZA. SERÁ QUE SEUS PATOS PÕEM OVOS DE OURO? PORQUE TAMBÉM CRIO PATOS E NÃO SOU RICO.

  11. Enganem o pato que adora provar tudo pela boca, eu nao, estou lucido e a minha visao esta boa, Guebuza e a frelimo sao um mal por se eliminar

  12. A verdadeira coragem não é fingir do Problema, mas sim enfrentar, Moçambique precisa de homens espiritualmente maduros e verdadeiramente experientes como o Dr. Castel-Branco, ele é muito honesto na sua carta, disse numa das passagens que não possui nenhum ódio com o incopetente nas políticas públicas e de governação, mas sim pretende que o povo maravilhoso da pérola do índico volta a saborear a liberdade, a dita democracia e a justiça social.

    Afirmou ainda, sobre a preocupação do Presidente que se encontra maís engajado nos sucessos empresariais do que na governação do povo, e as pessoas que menos entende criticam-o. olhem, somente o médico é permetido a ferir ao paciente introduzido unguenta de injecção para lhe aplicar a dosagem da cura, e assim escreveu o Castelo, é uma crítica de sapiens e honesta repito.

    Moçambique viveu momentos de tremenda nos últimos cinco anos, as populaçoes são raptadas dum dia para o outro, as injúrias e desgraças se verificam mais na sociedade, as pessoas foram engomadas nas suas próprias casas, os homens fizeram animação sexual aos outros e levaram de trás a frente das suas mulheres. sinceramente, acham pouco isto, faltando dez dias para as eleições o caso de raptos e sequestros ficou silencioso e quase inreconhecível, mas após a divulgação dos resultados preliminares, levantou o mesmo problema, agora me digam, acham que ninguem desses incompentes contrala e monitora os sequestros e raptos. porfavor, não dormem numa almofada molhada, porque nunca vão apanhar sono.

    elogio a sua carta Doutor, farei-lhe uma visita no seu local de trabalho para mais me enteirar dos problemas da mã governação, pós me ilucida caminhos que devíamos viver.

    hhh

    • sim meu amigo os moçambicanos precisam de homens assim e não de ratos que se escondem ao primeiro tiro e dizem não a opressão ao fascismo ditatorial que tem perdurado ao longo dos 50 anos de independencia .
      pergunto onde paira as promessas da independencia prometidas ao povo moçambicano com o abandono de moçambique sem quadros próprios e a funcion ar antes da independencia apenas permitiu livre açambarcar de riquezas do povo quer naturais quer os que já la nasceram e que tb são filhos da nação . O Movimento cívico do Povo de moçambique esta de corpo e alma com esta carta dirigida ao representante alto desta politica desoladora seguida pelos seus governantes, pois não aprova a corrupção e o lesa pátria .

  13. Guebuza, Falas sempre que as crianças sao as flores que nunca murcham mas so mandam a FIR e delegacoes policias atras do Dhlakama e nao investigam os raptos infantis… :(

  14. esse mocambik sta em jogo por um grupo dos malandros incansavel k usam opovo mocambicano cmo cavalos d accao e eles cmo cavalero olha esse BORRO mocambicano se ele se atrever kerer voltar denovament nos devemos ser unidos acredtam k osangue dele e igual k ja os tirou avida deles nao pod usar onome presidt pra maltratar os outros ele tambem merece uma morte pork nao povou nao tem esse macaco n e jent vamos abrir avista n dvemos aseitar esse tipo d actos ha raptos.guerras ele anda dizer OPOVO NAO POD VIVER ASUSTADO so isso signifca 100porcento d ovos d patos xocad para obneficio dele

    • E quem disse k nos precisamos de academismo para combater os corruptos?

      Castelo sensurou os factos e tentou plantar a verdade que duramente e ainda ignorada por alguns pais porcausa de interesses pessoais.

  15. voces que criticam o Sr castelo Branco sao uns hipocritas porque ele so diz a verdade o presidente esta fora do controle e o poder subui-lhe a cabeça se voces como o povo não conseguem ver é porque fazem parte do exercito de lambe botas que ele criou no seu governo. parem de falar mal do sr castelo branco porque ele se esta fazer o papel de um academico criticar e propor mudanças força professor nos os academicos moçambicanos precisavamos sair do armario o sr é um insentivo para nós.
    fale ds injustiças desse que diz-se capaqaz de geriri mentes dos moçambicanos armando emilio guebuza para parar de fingir para inprensa que Moçambique vai bem.

  16. É verdade que o estado tem uma certa responsabilidade nas coisas que veem acontecendo ultimamente,mas paremos de se dirgir ao presidente com palavras ofensivas,afinal ele é nosso represente,se alguem nao esta a gostar da governacao que vote na pessoa que achar melhos,mas deixem o presidente fazer o seu trabalho ate ao fim do seu mandato.

    • Nos, nos dirigimos aos mentores do mal e mais nada. Poxa meu em Moz tdo k vale dinheiro se nao e Guebuza e a filha k esta envolvido.

      O senhor pode me dizer qual e o orgao k independente em Moz.

      O parlamento ta aliado, a justica ate faz campanha a favor da frelimo e ao seu lider,
      A comunicacao ja basta ler os artigos do lambebotas Mavie.

      A saude ta mal, a frelimo interfere na profissao dos tecnicos.

      Os paises que sao democraticos de verdade, o pais nao governado por unico partido para poderem harmonizar os interesses do povo.

      Em Moz so ha desarmonia total provocado pelo monopartidarismo.

  17. Sr Castelo Forxa … o pais precisa de Mais homens na sua posicao dando a sua contribuixao, falando verdades.porque o Pr precisa de conselheiros Reais e nao Lanbebotas que sou sabem diser SIM..SIM… mesmo sabendo que ele ta errado …a verdade E que O PR ta agir consoante seus interresses. que se enguane ele com a sua equipa pensando que acabar com a RENAMO ira abrir uma nova Era para o seu Reinado estao somente a Invergonhar a Suberania e o povo MOCANBICANO….

  18. Acorda tu, enquanto ponderas o teu presente esta ser marginalizado e aos teus filhos o futuro.
    Quando achas que vais viver em paz, tranquilidade, qualidade, a tua sociedade deixara de ter um dos índices mais baixos de desenvolvimento humano globalmente? tua cidade Capital uma vergonha com tanta desigualdade social a vários níveis. Fossas vomitando a sua merda pelas ruas fartas do entulho nas manilhas! lambe botas, fracotes e covardes como tu Aboobacar temos de condenar severamente como exemplo. Depois de pereceres pensas tu?

  19. Li a carta e comentarios variados. Uns com razao outros nao. Eu penso que este nao e o momento de indicar quem ou nao e culpado, mas sim, de reflexao mais aprofundada sobre a crise politica militar no pais. Sair Guebuza no poder nao e solucao. A solucao somos nos todos com cartas e comentarios que refletem o bem estar dos mocambicanos agora, amanha e no futuro. O im portante e apelar os dirigentes a dialogarem, como por exemplo: O senhor Dlakhama tem que sair do mato para se encontrar com o presidente Guebuza a qualquer ponto do Pais para a conversa de paz que todos nos almejamos. Por favor facam isso senhores mocambicanos.O povo esta a espera.

  20. O Dr Nuno C. Branco usou da liberdade de expressão e, falou de coisas bem visives embora tenha exagerado em alguns termos usados. quem é moçambicano e é atento tem que concordar com este compatriota

  21. Sinceramente senti-me chocado com a tamanha brutalidade de palavras perpetuadas pelo senhor a coisas ´que nao devem ser ditas por pessoa ao nivel do sr,porque isso mostra algo d magua que o senhor como varias vezes pronunciou-se a se referir a excia presidente da Republica,acabo pensando que deve ser uma desavencia pessoal nos pope disso respeite a sua idade e o respeito que as pessoas tem pelo senhor,se o senhor nutre alguma raiva o desavencia pessoal,nos respeite como povo verdadeiro de Mocambique nao o sr que algum momento duvida-se da sua nacionalidade,gostaria que estivece de olhos ao teu pais que esta atravessar crises fortes da economia que vaiar a personalidade do PR,perdi automaticamente respeito pela sua pessoa assim como fez com presidente de todos nós haja tolerancia e um pouco de pausa em cada palavra que tenhas pronunciado,é triste quando quem muito confiamos um dia nos decepciona,ai esta eu em nome de meu povo gritamos em voz bem alta que sai o sr desse belo pais que nao te viu nascer volte a sua origem.

    • Por favor use sua cabeca, faca comentarios racionais. Ser presidente nao e como serpai
      Ser presidente e um cargo com uma descricao de tarefas e responsabilidade claras como garantir paz e seguranca ao povo que confere esses poderes. O que Castel quiz dizer e que ele perdeu a cabeca, ficou mais preocupado em criar empresas e fazer riqueza para si, virou um idolo adorado pelo seus sequases como tu que lhe chamas de presidente de todos nos, e esqueces que ha mocambicanos que mandou atacar no centro do pais, familias inteiras que vivem sem seguranca. Castel branco e um dos poucos Mocambicanos racionais, com coragem suficiente de dizer as coisas pelos seus nomes. O que voce chama de precidente, tinha tudo poder para evitar o que esta a contecer no centro do pais. Assegurar que policias tivessem a vida que merecem,e assim nao estariam a se involver em sequestro para ganhar dinheiro. Se ele e o presidente e chora com o povo que clama pela paz, quem vai dar essa paz? Todo aquele que nao percebeu o que Castelo diz, e um cobarde

  22. Senhr Castelo dsculpa mais o senhor n pod confundir os seus problemas pessoais com os da nacao por favor separa as coisas,ate ja comexo a pensar que o senhor foi agitado ou pago por algum partido para elaborar essa carta.disculpa estamos a falar do chefe do estado,(PRESIDENT) queres mostrar ao mundo que em moz eh possivel insultar o president e nao acontcer nada?tens algum problema va ate ele e conversa nao insulta o povo mocambicano se faz favor,pork insultar o chefe do estado eh insultar o povo.obgado

  23. Confirma-se o adagio: " O ambicioso nunca se transforma; apenas muda de tactica". Aqui esta patente a tentaitva de ressurgimento de uma casta com interesses assentes na estratégia leo-colonial. Isto torna-se bem patente se formos a ver quem profere estas palavras que transportam em si, um ódio que se manteve adormecido ao longo dos anos do sofrimento do pacato cidadão. Qualquer cidadão atento pode perceber o enquadramento destas intervenções em momentos eleitorais, após os falhancos dos outros processos análogos. O Dr Castel Branco esta a cumprir o seu papel ao serviço de interesses claramente estranhos ao pais. Não haja ilusão! Que nem tudo esta certo, não restam duvidas. Ha mudanças radicais que tem que ser introduzidas na vida do pais, mas sempre nas mãos de moçambicanos!

    • O senhor deve ser um mocambicano que vive bem e conhece bem os esquemas do chefe e do partido. Por isso se atreve a tentar distrair que por direito exerce o uso da palavra para apontar os males que mocambique vive.

      Quem tem falta de respeito e o chefe que baralha o sistema e por ultimo chama os mocambicanos de preguicosos.

      Todos nos queremos estudar, trabalhar, ter seguranca, nao morrer a fome, ter saude, transporte, ate poder passar ferias com nosso salario.

      E eu pergunto ao senhor quantos mocambicanos tem o que acima apontei?

      Olhe porfavor antes para o povo, assim a sua critica sera mais madura.

      Queira por favor aceitar que o sistema e claramente exclusivo como forma de lutar para o melhor do pais inteiro e nao para um punhado de gente egoista.

  24. Moz ta de pernas pra ar, a lei de gravidade aki eh de baixo pra cima e não de cima pra baixo como aprendi na escola secundaria.

  25. Entendo a preocupacao dos k defendem o chefe do estado e aos k tentam trazer paz neste debate, mas interessa referir que todos nos queremos paz e por isso nao podemos deixar de cortar o mal pela raiz.
    Vamos sim dizer que Guebas e mau para nos e os lambe botas sabem porque o fazem.
    Vamos sim dizer que enquanto Guebas nao mudar de planos, a paz esta em risco.
    Vamos sim dizer que sentimos penas do povo que e apenas doce e so sonha ser povo, sem se misturar com politica.
    Vamos sim dizer que nao queremos ter o cartao vermelho so para ter emprego ou promocao.
    Nos nao queremos nos misturar nesses assuntos, mas queremos sentir que somos governados por pessoas que sabem que existimos, sabem o que e um estado e suas regras.
    Vamos negar que um grupo de pessos continuem a acumular capitais em nosso nome, mas para beneficios pessoais.
    Vamos sim lutar para que os projectos de gaz, e oleo beneficiem a todos mocambicanos e que a inclusao renasca.
    Vamos sim continuar a consciencializar aos lambe botas sobre o risco que o povo inocente corre se eles continuarem a defender os corruptos.
    Vamos sim lutar para que os corruptos parem de roubar nosso dinheiro e oferecerem aos bancos europeus que nao estao abertos a fiscalizacao internacional.
    Vamos sim dizer que a nossa reacao nao significa repudio ao chefe, mas sim as suas accoes.

    Gostariamos de saber como terminou o ultimo congresso da frelimo, quem e o sucessor do chefe?
    Nos ultimos anos pareceu me que as eleicoes fossem de quatro em quatro anos.
    Me surpreende o cenario actual.

    Os rebelde tem que ser desarmados sim porque democraticamente nao e aceitavel que andem pessoas nao reconhecidas com armas e a matarem o povo. Nao e aceitavel nem na rua e nem no mato.

    Entendemos que se na verdade a renamo esta atacar e matar inocentes, democraticamente e um grande erro estrategico porque um lider que mata o seu eleitorado, esta matar a democracia e paz.

    Para dizer que tanto Guebas e o seu suposto irmao Dlakama sao tiranos e ditadores.
    E no fim perguntar, se o chefe e o os seus lambe lambe nao tem nada a esconder porque rejeitam a reforma da lei eleitoral e por sua vez a paridade na observacao eleitoral.

    Sera que o chefe sabe que nos sabemos o que na verdade acontece nas eleicoes?

    lembrar que os lideres morrem, mas o povo fica, portanto tento lembrar ao chefe que seu papel neste momento seria de fazer o povo lembrar lhe nao repudiar lhe.

    Espero que os lambe lambe reflitam sobre o que escrevem aqui neste forum. Adeus

    .

  26. meus caros ussene machave i daude maveja.o sr castelo branco. nao agita a ninguem i nem tem falta respeito, ele pde nao paxar as mesmas dficuldades q o povo paxa, mas a penas falou a verdade. kem tem falta d respeito e o proprio guebuza k faz dscursos k so ofende o povo macambicano…ou voces tbm fazem parte dos lamde botas?!

  27. Evito tirar mérito ao senhor Castelo, mas também não culpar o presidente da República. Se o senhor Castelo pensa e tira conclusões até esse ponto, o essencial para mim como um cidadão, é de ouvir o senhor Castelo a aparecer com ideias fortes e plausíveis para colmatar essa tensão politico-militar que se vive.
    Não é com ofensas morais que se pretende resolver um problema. O que o povo quer agora não são ofensas nem os motivos delas, mas sim, soluções.

  28. para bens Castelo, é assim como as coisas dvem ser ditas. fico triste cm comportamento dos bija maos e fanaticos mesmo sabendo da verdad ignoram. dizia alguem k o cego nao é so kem k nao mas tambem akele k nao ker ver.

  29. Amigo Paulo Bimbe e amigos que colocaram as respostas neste post……Creio que a discussão saudável, ponderada e consciente, é a melhor forma de resolver as diferenças que são normais a qualquer tipo de assunto a que vá se debater……Primeiramente Sr. Paulo, se o senhor é realmente um homem que segue os ensinamentos de Cristo, nunca, em momento algum, deve usar esses termos desrespeitosos, para qualificar outra pessoa, todas as pessoas têm o livre direito de se expressar de acordo com as suas convicções, e nós temos o direito de rebater, criticando ou apoiando, sempre com respeito…..O vosso país passa por um momento muito delicado, e esse tipo de reação não traz nenhum benefício……quanto ao que disse o Sr. Armando, sei que é triste para você amigo Paulo, mas tem muita verdade nas palavras dele, aqui no Brasil, sabemos bem a sua história…..

  30. Dercio Ferreira prefiro ser escovador do que boateiro, intriguista, agitador e cara sem vergonha, escavodores são esses fulano que sempre querem aparecer, e qunado si sentem ofuscado tornam invejoso, rancorosos e racistas

  31. Moniz Moniz prefiro ser escovador do que boateiro, intriguista, agitador e cara sem vergonha, escavodores são esses fulano que sempre querem aparecer, e qunado si sentem ofuscado tornam invejoso, rancorosos e racistas

  32. Senhores vamos trazer soluções e não,,chamarmo-nos de rato, gato sapo pois isso não é o que fará crescer o País. Não se trata de negar os esforços incansaveis da S. Exc Presidente da República. O facto é que tem algo que está a ser percebido pelo povo e que está a criar instabilidade no bem estar dos moçambicanos. Vamos refletir sobre as reais causas e soluções para a busca da Paz que um dia nos tornou uma referencia no mundo. Intervenções provocatórias e belicistas só pioram a situação. Na academia discutem-se ideias e não pessoas e é o que deve acontecer nestes espaços que embora não seja academia mas contribui na opinião pública. Que cenário se podem desenharantes e apois 20 de Novembro acontecendo eleiçoes na situação em que nos encontramos? E qual é o nosso papel (como cidadão) perante a ameaça a paz? Será de nos chamarmos rato. gato.. ou de contribuir para que a ordem constitucional prevaleça? Como contribuir?

  33. Ha dias que eu afirmava que dias virão! A solução dos problemas de Moçambique não passarão necessariamente das palhaçadas arrogantes lembebotas do Guebas e seu elenco, nem das revoltas da Renamo e seu carismático lider, mas sim de pacatos cidadãos como Castelo Nuno Branco, do povo Moçambicano cansado de impavidamente ser humilhado por um grupo de pessoas que auto-afirmam libertadores. Revolução Popular contra os ambiciosos e arrongantes, ladrões especialistas a todo custo desde Pais. Eu tamém teria alertado que a guerra no centro do país é uma artemanha do Guebas e seu elenco para se manterem no poder por longos anos. Desculpa dizer isso, mas o Sr. Custavo Mavie já está com calos bem grossos na língua por tanto lamber as botas de Guebuza e seus capangas. De raciocio ele não tem nada. Está fazer comparações de sequestros do México, Estados Unidos, só porque não tem racionío, deixa de olhar pelo nível de vida desses paises, a capacidade que esses estados têm de investigar um crime. a capacidade de resiliência das sociedades desses países. Desculpa dizer isso mais uma vez, mano Custavo, o senhor é um fracassado! Quanto ao Castelo Branco, força quase 19 ou mais milhões de moçambicanos já perderam a paciencia. De facto basta uma faísca apenas isto vai pegar fogo, que nem a saliva dos lambebotas vai conseguir apagar, porque até essa altura terá acabado por tanto lamberem sujidade.

  34. Resulta curioso,observar como as pessoas , que no seu tempo,sempre desde as oscuras. chamavam ao marechal Samora Moises Machel, de comunista,ditador,e incluso analfabeto. Hoje utilizam, o mesmo discurso,para o presidente Armando Emílio Guebuza. Resulta ,igualmente curioso, observar como hoje em dia, fazem comparacoes descriminativas, alegando o heroismo do presidente Samora versus el analfabetismo,ganancia e todos demais adjectivos descriminativos politicos, do presidente Guebuza. Nao posso deixar de alegrar-me , quando observo, que os nossos herois nacionais,seguem evoluindo.Equanto que ,aqueles que insistem em renegar de la autenticidade dos nossos liders, seguem com os mesmos comentarios, pobres e sem falta de fundamento socio-politico.resumindo: Fazer uma critica destructiva, e' mais facil, que ter um projecto de governo. E um pouco de respeito, les faria mais grandes e livres…

  35. Resulta curioso,observar como as pessoas , que no seu tempo,sempre desde as oscuras. chamavam ao marechal Samora Moises Machel, de comunista,ditador,e incluso analfabeto. Hoje utilizam, o mesmo discurso,para o presidente Armando Emílio Guebuza. Resulta ,igualmente curioso, observar como hoje em dia, fazem comparacoes descriminativas, alegando o heroismo do presidente Samora versus el analfabetismo,ganancia e todos demais adjectivos descriminativos politicos, do presidente Guebuza. Nao posso deixar de alegrar-me , quando observo, que os nossos herois nacionais,seguem evoluindo.Equanto que ,aqueles que insistem em renegar de la autenticidade dos nossos liders, seguem com os mesmos comentarios, pobres e sem falta de fundamento socio-politico.resumindo: Fazer uma critica destructiva, e' mais facil, que ter um projecto de governo. E um pouco de respeito, les faria mais grandes e livres…

  36. Ak ñ á Comentariøs! O Dr Carlos Nunes Castelo Branco tem mta razaø., ele xta opnar cmo 1 simples Cidadaø pk tmbem o Povo k somos nos xtams a Sofrer e nos k elegems a ele tndo em conta k o Pais é Democratico.! Kem ta xcovar a fvor dle é o Policarpio tamele.

  37. tenho lido varios artigos escrito por este senhor Castelo Branco mas desta vez perdeste o norte geografico, deve ser submetido a uma triagem mental, so porque foi rejeitado acessorar a presidencia da Republica tens ou tiveste este meio de se vingar?

  38. Respeito bastante o Prof Doutor N. C. Branco mas a carta contem erros para um Phd que dirige uma carta ao P.R!

  39. forte esta mensagem.. mas nao foge da verdade.. depois de uma paz de anos a quem vem nos arrancar o ha de mais precioso na vida

  40. Realmente o pais está pior. existe muitos negócios por interesse próprio e não do povo. bravou o Castelo.e ainda o povo a derramar sangue, lágrimas, o medo.. só por causa da corrupção. Chegaaaaaaaaa meus compatriotas vamos pôr Basta nisto…saia deixa para os que sabe governar….

  41. Gorongosa é famosa pela riqueza e diversidade dos animais.Leões, leopardos, tigres são animais com muita agressividade e é assim que eu caracterizo a essa invasão militar desumana e animalesca.O lugar certo desses invasores e dos seus responsáveis é exactamente em Gorongosa mais no meio de tigres e leões; estão muito próximos. AVIDA É UM BEM SUPREMO.

  42. O QUE VEMOS NESTA CARTA, É MAIS PURA EXPRESSÃO DA LIBERDADE E DEMOCRACIA, FÁLA-SE TANTO DE PAZ E NO ENTANTO ESTE INDIVIDUO QUE PASSO A DESPREZAR, AO INVÊS DE USAR A SUA INFLUÊNCIA A FAVOR DA PAZ, INSULTA O CHEFE DE ESTADO MOÇAMBICANO E DE ALGUMA FORMA FALTA RESPEITO AO PAÍS, INCITANDO A ANARQUIA, LIBERALISMO E A VIOLÊNCIA. DESTRUINDO A POUCA CREDIBILIADADE QUE OS ORGÃOS DE SOBERANIA AINDA TÊEM. SERÁ QUE ESTA CARTA É BENÉFICA PARA A SITUAÇÃO ACTUAL DO PAIS? NÃO ESTARÁ O SENHOR A LANÇAR UMA ISCA AO GOVERNO PELA SUA TOTAL FALTA DE RESPEITO E AMANHÃ APARECER COMO VITIMA REPRESSÃO. ESQUECE POR ACASO O SENHOR QUE POR MAIS ERROS COMETIDOS PELO CHEFE DE ESTADO, ELE FALO MANDATADO POR NÓS POVO MOÇAMBICANO. É DE LAMENTAR VER O SENHOR CASTELO A AGIR COMO UM RATO QUANDO AS COISAS ANDAM MAL. LEMBREM-SE SÓ ERRA QUEM FAZ. QUE PAZ É ESSA QUE DEVE SER MANTIDA A CUSTA DE CHANTAGEM? OS PROBLEMAS NUM ESTADO DEMOCRÁTICA RESOLVEM-SE NAS URNAS PELO POVO E NÃO PROFERINDO AMEAÇAS A PAZ SE NÃO FOREM SATISFEITAS AS SUAS EXIGÊNCIAS. ACASO ALGUEM MANDATOU A RENAMO E ALGUNS DOS SENHORES "ACADÉMICOS/INTELECTUAIS" A FALAREM PELO POVO? OS SENHORES FALAM DE BARRIGA CHEIA, ESTAVAM ABITUADOS A ROUBAR E GUEBUZA TEVE A CORRAGEM DE FECHAR ALGUMAS FONTES E AGORA AGEM POR RAZÕES PESSOAIS E NÃO PENSANDO NO POVO. O POVO QUE ESTÁ NO DISTRITO SABE A VERDADE.

    PEÇO PARA PONDERAREM UM POUCO ANTES DE AGREDIREM UM PAIS SOBERANO.

  43. Covarde tu, blasfémia o nome do senhor falseando e mentindo sugando o pouco dos coitados crentes e cegos. melhor calar e limitar-se a sua insignificância. só você não sabe que faz parte de uma grande organização criminosa. awake bastardo Paulo Bimbe.

  44. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, mostra-me sua casa que te mostro a minha, mostra-me sua familia que te mostro a minha, fale-me da sua vida que te falarei da minha, te mostrarei o meu passado e no fim diga-me com que tu andas que eu te direi quem tu es.

  45. Admiro a coragem. No entanto, não acredito, cem por cento, que tenha sido escrita por Nuno Castel-Branco. Há afirmações, creio, que não são da sua natureza intelectual e social. Contudo, é uma das poucas amostras de coragem que vêm do "outro lado do muro".

  46. Sr Castelo Branco agita as pessoas de barriga cheia, nunco em nenhum momento sofreu nos horrores da guerra, faz se de um critico para tirar proveitos e aparecer como um grande pensador, vivi em Maputo nunca ouviu ou assistiu trocas de tiro entre a RENAMO e forças governamentais, anda agitar a opinião publica e quem sofre somos nós que vivemos nesta zonas de conflito, si o Sr Castelo Branco tem problemas com presidente GUEBUZA. procura por ele e resolva pessoalmente, nada de agitar porque nem voce, nem a tua familia sofrem o que nós estamos a passar por este momento, ja não podemos viajar, o Sr. pode porque tem possibilidades, tens Boca muito Suja

  47. Infelismente cobardes, lambe botas e escravos de sua lealidade ao pai nao faltam em Moz, so esquecem que o que Nuno disse e verdade, tarde ou cedo o povo insultado vai reagir, o pai dos patos vai cair e a jogada dos interesses pessoais vai terminar.

    Parabens Nuno

  48. Que chato!!! Cá em Moçambique só estudar um pouco, ter uns certificados daqui e dali 'que começamos a pensar que somos críticos políticos e/ou sociais que sabemos das coisas todas' aff gentinha. Com caras como esse com certeza que nao vamos a lado nenhum ….tenho dito

  49. A carta foi originalmente postada no mural do próprio Castelo-Branco e depois foi sendo partilhada sem limites, até ser publicada em jornais que não me recordo quais são. A segunda resposta foi, também, partilhada várias vezes.

  50. o “jogo” politico realmente é único!! O conteúdo, a estrutura narrativa e as emoções, bem presentes, de quem escreveu esta carta pode dar a entender que “poderes” ocultos, ambiciosos, invejosos e com a pretensão de serem “dominantes” se estão a movimentar!

    • Olá Rosa. Sou do país-irmão Brasil e concordo com suas palavras. A verdade é que estamos todos neste mesmo cesto, pois somos a consequência de uma colonização torpe e exploradora (me desculpem os portugueses, mas no passado foi o que ocorreu). Portugal nada fez pelas suas colônias a não ser extrair todos os recursos naturais das mesmas, em proveito próprio e deixar suas dívidas com a Inglaterra e França, debitada em nossas costas. O resultado está sendo sentido até em nossos dias, quando percebemos que deixamos de ser colônia, mas a mentalidade dos governantes que foram se sucedendo permaneceu igual. Excesso de carga tributária, corrupção, políticos vivendo como marajás, às custas do povo, desvio de verbas públicas para a vergonhosa compra de jatinhos, casas de veraneio, iates para estes mesmos políticos. Por acaso vc leu “A Revolução dos Bichos” do genial George Orwell? Então, sabes do que estou a falar… Essa corja que tomou o poder, nada mais são que os Porcos!… Abraço fraterno, fique bem. Esperamos dias melhores…

    • Pois é amiga!!!! nem cá nem lá nunca tivemos governantes a altura Não é preciso pedir desculpa foi assim mesmo Só que o que eles, os (des)governantes, exploraram e roubaram pouco beneficio o povo Deixaram foi maus vícios nas colonias Portugal está uma desgraça

    • um dos lambe bota esta a defender kikikik, o que e acadamico para ti e aquele que lambe a bonta ate rasgar como tu Adilson Michel Rogerio

  51. Voces kuando stao a comentar algum assunto devem ter a capacidade d ver e ignorar os psicopatas.nao stao a ver nesse conjunto d comentarios tem louco,portador d uma logica menor entao vamos meu povo perdoem ele,se stas amarado Bate na madeira karamba.

  52. muito obrigado sim senhor ouve alguém que falo o que havia para ser dito nós somos moçambicanos de colorações diferentes ou não somos moçambicanos viva mocambique abaixo os grupos gatunos farsantes libertadores viva liberdade viva a saúde para todos viva escolas para todos abaixo fascistas camoflados esplorsdores do povo

  53. Eu gostaria que ele sai-se da presidencia cem aumentar maldades moçambicanos, e ser em breve alguem que vai se encotrar a votar nele é maluco nao sabe dok ta a se passar tapado enves de nos educar nos educam mal seus selvagens queremx crescer contra a Paz

  54. Acho que Castelo Branco está desnorteado. Uma carta sem nenhum respeito pela figura do chefe de estado, muito triste para mim pois vem de alguem que li muito sobre ele e pensava que fosse um bom tecnico

DEIXE UMA RESPOSTA