Carta aberta a Guebuza de Carlos Nuno é uma bala que...

Carta aberta a Guebuza de Carlos Nuno é uma bala que lhe saiu pela culatra

COMPARTILHE

Este artigo é uma resposta à Carta aberta ao Presidente de Moçambique de Carlos Nuno Castel-Branco que pode ser lida aqui no portal.

Por Gustavo Mavie

´´Raptos são uma ocorrência comum em várias partes do mundo hoje, e algumas cidades e países são frequentemente descritos como “Capitais do Sequestro do Mundo´´. A partir de 2007, esse título pertence ao México, possivelmente com 100.000 raptados em cada ano. Em 2004, era aColombia que detinha este título. Apesar de que as estatísticas são mais difíceis de encontrar, há  dados que sugerem que um total mundial de 12,500 a 25,500 raptados em cada ano, com 100.000 para o México´´, in Enciclopedia Wiklipedia.

Quando li, na segunda-feira da semana passada, a carta aberta ao Presidente Armando Guebuza da lavra de Carlos Nuno Castelo Branco, que publicou na Net e em alguns jornais moçambicanos, exigindo ao estadista moçambicano que se demita, porque na sua óptica, governa mal o nosso País como, pior que isso, porque entende que não consegue conter os raptos que assolam algumas cidades moçambicanas, lembrei-me da tese que diz que há pessoas que são como os ratos, que mesmo que vivam uma eternidade numa biblioteca, nunca chegam a saber o conteúdo dos livros que lá estão.

O que me trouxe à memória este caso dos ratos, é porque não percebo como é que um académico como se assume Carlos Nuno Castelo Branco, que estudou em Londres e que é uma das cidades que é uma verdadeira escola natural de sapiência, não se apercebeu que crimes como raptos, de que culpa agora totalmente o Presidente Guebuza, ocorrem em quase todos os países ou pelo menos certas outras cidades mundiais, e que não são de per si prova de má governação de quem quer que seja.

O que mais me surpreendeu, é culpá-lo também por ter, finalmente, ordenado, só a partir de Outubro último, ao exercito moçambicano, para que passasse já da defensiva em que vinha estando, para a ofensiva, em resposta aos repetidos ataques que a Renamo vinha fazendo desde Abril último contra civis, polícias e militares, sem que antes tivesse sido atacada pelo Governo. Não percebo como acusar Guebuza, por ter dado essa luz verde às tropas moçambicanas para contra-atacarem, de modo a frustrar a estratégia da Renamo que era impedir com esses ataques a realização das eleições municipais marcadas para 20 deste mês, e cuja campanha já está em curso agora. Posso admitir que esta estratégia renamista não seja percebida pelo cidadão comum, mas já não pode ser para um académico como o é Castelo Branco.

Mesmo académicos de renome, como o também conceituado jornalista Joseph Hanlon, fizeram já uma leitura realística desprovida de motivações políticas, e concluíram que a culpa de toda esta tensão e escaramuças em que vivemos agora é da exclusiva responsabilidade da Renamo, e não do Governo como a imputa a Guebuza. Hanlon distribuiu, via Net, a 27 do mês passado, um artigo em que comprova com factos irrefutáveis, que foi a Renamo que começou por fazer discursos belicistas desde Fevereiro deste ano. Ele mostra que depois desses discursos inflamatórios, começou depois a atacar, melhor, a matar civis, polícias e militares, sem que nunca antes tivesse sido alvo de nenhum ataque do governo, e que este só foi forçado a retaliar a partir de Outubro, ou seja, sete meses depois da Renamo ter estado a atacar e matar civis, policias e soldados! Um desses ataques da Renamo foi contra o Paiol de Savane em Abril último, em Sofala, em que matou a sangue frio, seis dos soldados que o guarneciam. Dois dias depois, a mesma Renamo atacou um camião tanque e um machimbombo em Muxungwé, que resultou na morte de três pessoas. Tudo isto, meses antes que o Governo tivesse feito aquele assaltado e subsequente tomada de Santungira a 21 de Outubro último.

Como vê, Carlos Nuno Castelo-Branco, atribuir culpas a Guebuza pela reactivação da guerra em Moçambique, é uma acusação a todas as luzes injusta. Mesmo que esta acusação seja feita pela maioria dos moçambicanos, como o diz sem que nos diga como é que chegou a essa conclusão, não é por isso que será justa. A História diz nos que há vezes em que as maiorias apoiaram causas erradas ou pessoas eivadas de maldade ou mesmo incendiários. Hitler foi eleito pela maioria dos alemães, e o errático Kumba Yalá, da Guiné Bissau, foi também catapultado ao poder pela maioria dos guinenses, mas Hitler acabou arrastando os seus compatriotas para a guerra que moveu contra todo o mundo. Ele foi tão mau para os alemães como para o resto da humanidade que o melhor era nunca ter nascido.

A sua formação académica o obriga a ler correctamente os factos e a ajudar os outros que não foram muito para além da aprendizagem escolástica, de modo que sejam capazes de compreender também os fenómenos político-sociais e militares. É o que fez Hanlon nesse seu artigo com o título ´´History Matters´´, ou seja, ´´A Historia Conta´´. Ele vinca que para se perceber a tensão e as escaramuças que agora ocorrem, há que se recuar no tempo, para se ver como tudo foi acontecendo até se chegar onde chegou. Já Cícero dizia que para se compreender o presente, há que se ter em conta o passado. A História da Renamo já explica o que está a fazer de novo agora.

Mesmo o académico sul-africano, Andre Thomashausen, que já foi um apoiante da Renamo, disse, quarta-feira da semana passada à televisão moçambicana TIM, que o problema é da Renamo, que não conseguiu passar de movimento rebelde para partido político, e que isso faz com que os moçambicanos tenham medo sempre que ouvem falar dela.

Eu próprio, escrevi um artigo com base na análise de Hanlon, que o Notícias publicou no sábado último dia 02 que caso o não leu o aconselho a lê-lo retroactivamente, com o título ´´Inimigo do Inimigo Amigo É´´, em que deixo claro que os que condenam Guebuza pelo reinício da guerra em Moçambique, só o podem fazer por uma de duas razões: ou ignoram o que a Renamo foi dizendo, e os ataques que vinha fazendo sem nunca ter sido atacado antes, ou o culpam porque não gostam do Guebuza por qualquer das razões. Este deve ser, certamente, o caso de Castelo-Branco, porque deixa bem claro que o odeia simplesmente, e isso está claramente estampado nesta sua missiva que de tão má é capaz de vir a constar no livro de recordes Guiness Book como uma das piores cartas. Esta sua carta foi uma bala que lhe saiu pela culatra.

Não há péssimo julgamento do que condenar alguém por crimes que nunca cometeu. Se quer ser justo e bom para nós seus compatriotas, condena a Renamo que foi quem começou de novo com os tiros, e não Guebuza que só está a combater estes criminosos que são os alguns dos homens da Renamo que até atacam centros de saúde para matar pessoas que estão a tentar evitar a morte.

Há, na sua carta, uma clara evidência de que não tem em que de facto acusar Guebuza, daí que até o acusa de ser culpado mesmo pelos raptos que afectam Maputo, Beira e, de algum modo, Nampula, quando mesmo países munidos de meios sofisticados de vigilância das suas cidades, como os EUA, que têm câmaras que filmam até formigas, registam também raptos. Mesmo a nossa vizinha África do Sul que, tal como os EUA que tem a famosa FBI, tem polícias especializadas só para este tipo de crimes, é também vítima deste mesmo mal e é um dos 10 países que mais raptos regista em todo o mundo. Estes 10 países são agora encabeçados pelo México, onde, como dissemos já, regista-se 100.000 raptos por ano, ao invés do nosso, que até agora registou um máximo de 50 raptados. O México é seguido por ordem decrescente, pelo Iraque, Índia, a própria África do África, o Brasil, Paquistão, Equador, Venezuela, Colômbia e, finalmente o Bangladesh.  Muitos destes países têm estado neste TOP 10, desde 1999, e que neste ano a lista era encabeçada pela Colômbia, e pela mesma ordem decrescente, seguiam o México, o Brasil, as Filipinas, a Venezuela, o Ecuador, a Rússia, a Nigéria, a Índia e, finalmente, a África do Sul que agora passou deste 10.o lugar para 0 4.o. Ora, será que todos estes países são governados por Guebuza? Ou está a aplicar a falsa tese que diz que o mesmo pode não ser o mesmo, como quando se dizia no outro tempo aqui em Moçambique que quando um preto corria era um ladrão, e quando era um branco a fazer o mesmo, é um atleta.

É importante destacar que no caso do Brasil, já esteve neste lista quando era liderado pelo Presidente pro-povo, melhor, pro-pobres, Lula da Silva, mas que nem com isso ele conseguiu combater totalmente todos os raptores, e até hoje muitos dos magnatas brasileiros só viajam mais de helicópteros para não serem raptados. Mesmo Portugal, que agora se oferece para nos ajudar a combater os raptores, é também vítima de raptos, e o último ocorreu este fim-de-semana contra um médico. O que o Carlos Nuno devia fazer, é apelar aos outros compatriotas a adoptarem medidas anti rapto, como se faz noutros países. No Brasil, por exemplo, os magnatas até já andam mais de helicópteros que de carros. Outra das medidas é usarmos mais dinheiro digital e não vivo nos pagamentos como ainda é comum entre nós.

Mesmo as escaramuças que ocorrem um pouco pelo centro do Pais e em algumas províncias do Norte, são da exclusiva culpa da Renamo, que foi quem começou a atacar civis, polícias e militares. Ou querias que Guebuza ordenasse as tropas a se deixarem matar. Porque não condena a Renamo por ter sido quem começou com os ataques. Surpreende-me esta sua falta de coerência. Ou será porque quando a Renamo atacava estava em sintonia com os seus interesses, já que Balzac diz que os interesses se sobrepõem aos sentimentos. Deve condenar a Renamo porque está a voltar a matar civis como o fazia durante a guerra dos 16 anos que moveu até 1992, e de que Castelo-Branco conhece muito bem, porque na altura era um oficial do exército moçambicano. A menos que sofra de amnésia para se ter esquecido dos seus massacres.

O senhor Carlos Nuno Castelo-Branco e todos os que comungam da mesma visão, como Alice Mabota, deviam saber que se há quem sabe por experiência própria, o quão custou esta paz que agora a Renamo quer voltar a quebrar, certamente que Guebuza é um deles. Isto porque foi ele que chefiou, durante dois anos e meio, a Delegação do então Governo do Presidente Chissano, que a negociou em Roma com a da Renamo, e que tinha como chefe, Raul Domingo, que mais tarde viria a ser expulso da mesma Renamo por Dhlakama.

No lugar de fazer uma análise académica fria, e apontar quem de facto é culpado, deixou-se levar por motivações políticas, e chegar a conclusões politizadas e, logo, erradas ou de má-fé. Para tentar dar uma veracidade aparente, cita alguns dos palavrões que foram proferidos contra Guebuza por algumas das pessoas que estavam na manifestação contra os raptos em Maputo, e as escaramuças provocadas pela Renamo, como algo que prova que todo o povo é anti-Guebuza.

Quanto aos que gritaram fora,fora,fora Guebuza, na verdadade  tentaram, com isso, ´´raptar´´ aquela manifestação contra os raptos, para servir os seus interesses inconfessos, como bem o disse no dia seguinte, o analista político, Esausto Mahanjane, à Radio portuguesa RDP. É que se assumirmos que os raptos são prova de má governação de Guebuza, como o tenta fazer crer, então os que ocorrem noutros países, incluindo nos EUA e no México, em que neste caso chegam a 100.000 por ano neste momento, então os seus respectivos presidentes são maus e deviam se demitir, incluindo Obama.

O governo tolerou muitos dos ataques antes de retaliar

Na verdade, foi pela repetição desses ataques, que forçaram Guebuza a ordenar o exército a retaliar, porque estava sendo dizimado pelos homens armados de Dhlakama, que confundia com o que chamou de piriquitos. Mesmo assim, o exército optou pela defensiva temperada com apelos de Guebuza para que não mais fizesse ataques, mas perante a persistência da Renamo, teve de enveredar pela presente ofensiva, que acabou na tomada de Santungira, onde vivia o seu líder, Afonso Dhlakama. Se quer ter mais detalhes sobre os antecedentes, leia o artigo de Hanlon ou mesmo esse meu que publiquei na edição do Notícias de 02 deste mês.

Caso pretenda responder a este artigo com outro texto, envie-nos aqui ou simplesmente comente no formulário abaixo.

Este artigo foi enviado por um leitor do Moz Maníacos. O seu conteúdo não da nossa responsabilidade.

COMENTE PELO FACEBOOK

202 COMENTÁRIOS

  1. ULTIMA HORA: DEMOROU, MAS FINALMENTE ACONTECEU: O LAMBEBOTA-MOR DE MOCAMBIQUE, ACOLITO DE GUEBUZA E QUEJANDOS, RUIU HOJE, JA NAO EH DIRECTOR DA AIM. De facto, nada dura eternamente. Parece que o Nyusi nao esta passando muito cartao aos G40 que andam espalhados feitos baratas pulverizadas com Baygon que mata toda a bicharada. Coitado do Gustavo, lutou, lutou, lutou e perdeu. Ficou ele mesmo. Mas um dia o povo ainda lhe vai julgar por causa da sua lambebotice.

  2. o que significa lambe botas??? penso que deveriamos observar melhor nos conceitos que nos rodeiam, cuidado com as palavras!!! se o senhor Mavie esta sendo tao criticado por ter uma opiniao em relacao a essa carta, entao nem a vos que falais tanto de liberdade de expressao pencais sobre ela e conheceis as suas dimensoes, devemos olhar para os outros como para nos proprios!!! forca Dr Mavie !!!

  3. Senhor Gustavo Mavie…Você eh um sequaz da FRELIMO. Um cacique da FRELIMO. Por isso essas analises são feitas por pessoas como o senhor que vive lambendo as panelas da FRELIMO. Pessoas como o senhor são as que estragam as nossas “lutas pacificas” pela mudança. Por isso tua reação a carta do Prof. Doutor Carlos Nuno Castelo Branco já mostra com todas evidencias que tu es um tentáculo de Guebuza. Na verdade você eh um homem frustrado, que se sente ameaçado com as reformas introduzidas pela ação e reação da Renamo.

  4. Parem com esta pouca vergonha. è engraçado que depois de tantos anos, já vão para 10, algumas pessoas acordam, como que de um sonho e descobrem que o presidente se deve demitir. Será que algo que conseguiam dele antes, deixou de existir? Cheira muito a uma criança a quem lhe tiram o doce. Sejam adultos e quando quizerem criticarem durmam uma noite e vejam se no dia seguinte ainda pensam o mesmo.
    labe botas, lambe ….c. Por favor não sejam malcriados publicamente que isto só demostra o vosso nível. Outro assunto é, talvez seja melhor arranjar tb um lugar para FUGIR caso sejam seguidores do Castelo pois insultar, repito insultar pois para se dizer algo de alguem não se precisa de insultar. Castelo. Quem elegueu o presidente da Republica foi o povo….quem é voçê para o demitir? Como foi dito comporte-se como académico e não como um arruanceiro

  5. Mas sera que esse senhor Mavie, pois esse nome em Shimakonde tirando a ultima letra significa Fezes, independentemente de quem tem razao nisso nao ta vendo o sofrimento resultante da (des)governacao do seu cliente FRELIMO vs GUEbuza? mente alienada!

  6. Boa carta, é assim que deve falar para o PR ser direto nada de meias palavras e lamber as botas, neste Pais deveriam haver mais pessoas assim, falar curto e grosso, para ninguem ficar com duvidas.

  7. tenha sempre opinião formada em em curtas palavras resumida, nexa carta só li, bajulice, lambibotice e justificativas incoerêntes, em algum momento ele xega a culpar o próprio Guebuza cmo o mentor dos cnflitos armados

  8. Fico triste de saber que o moçambicano apenas aprendeu a expressao ” lambe botas ” durante anos de escolaridade.
    O presidente Guebuza sempre falou do empreendedorismo para os jovens. Aqui nota-se claramente que, quem nao conseguiu o ser, está culpando o Guebas, mas ele nao è culpado. voce è a culpa de si mesmo que deixou a sua ignorancia tomar conta de si. Força Guebuza

    • Fiquei triste com a senhora Laice que escreveu que o povo so aprendeu a dizer lambe botas. Acho que se a senhorita é igual ao Gustavo Mavi so a lamber o governo do dia. Ninguém contestou aqui pela informação escrita nas mensagens acerca de empreendedorismo pos mesmo antes do presidente usar estas palavras, varios Moçambicanos já eram empreendedores. Melhor a senhora dar se o respeito e ficar calada ao inves de tirar merda que sai de traz pela boca para offender os Moçambicanos que estão de olhos abertos e é melhor ficar esperta.

    • sabes qual é a origem do IESE? Porquê nao se pergunta do motivo que levou o Prof. Doutor Castel-Branco pessoa essa que lutou a guerra da libertaçao nacional a escrever isto? já viu as estatísticas sobre a pobreza e corrupção em moçambique? então, de que serviu falar de empreendedorismo para os jovens? esses jovens que estão hoje na guerra escolheram isso para eles ao inves de empreender? porquê nao pára para pensar?

  9. Gustavo Mavie eh o pior palhaco que este pais ja teve como cidadao, o senhor precisa de ser espancado e violentado como se faz na guine bissau pra parar de abusar e menosprezar o povo por causa das suas ambicoes intestinais seu maluco.

  10. Para que perder tempo a responder ao Mavie. Pelo artigo, percebe-se que de academico so tem uma coisa: “GRANDE DISTANCIA”.Andou a citar frases de personalidades famosas forsando para que se enquadra-se no contexto que ele queria. Uma vergonha para o mundo que trabalha. IRMAOS, ACORDEM !!!!, melhor, MOZ SURGE ET AMBULA, a maneira da geracao de 70, em Portugal.

  11. Se o Gustavo Mavie escrevesse o contrario, a filha que estuda na China, com os impostos de todos nos, voltaria no proximo voo. Esta de parabens o Mavie pela defesa do seu pao, pena que dia-apos-dia esta minguado.

    • Yeha esses caras, são mesmo quadrados, mesmo sabendo que estam errados continuam a defender merdas que so prejjudiam ao povo, oque é isso mesmo que Este Gustavo esta a Defender? Cagada!!!!

  12. eu desanimei logo no primeiro paragrafo do texto do sr mavie, ele comeca por dzer q raptos eh uma pratica comum, dadndo intnder q n ha q s preocupar c o assunto…enfim to cada vez mais desiludido c esse cidadao pah

  13. É extremamente nojento saber que ainda existem pessoas cá em Moz que vendem a sua inteligencia escrevendo coisas como estas que só à eles agradam. Quando nao se tem algo melhor a falar o mais inteligente seria manter-se calado que andar a lamber botas.

  14. Eu Acho Um Absurdo Que Ainda Haja Gente A Defender Ao Presidente Da República De Moçambique. Não É Preciso Ser Muito Inteligente Para Perceber O Que Castel-Branco Disse Aqui !! Trata-se Duma Carta De Exposição Derradeira Do Sentimento Que Toma Conta Dos Moçambicanos ( Não Dos Vendidos, Lambi-Botas Armados Em Patriotas, Amantes Do Despotismo E Do Fascismo ). Ao Ler Aquela Carta Em Momento Algum Entendi Que Castel-Branco Culpava Ao P.R. Pelos Crimes Que Assolam Ao País Mas, Sim, Da Sua Negligência E Senso De Passividade Perante O Descalabro A Que se Vive. Tal Postura, Inerte, Só Revela Os Intentos Do P.R. Brinca De Deus, Só Se Vê Sangue, Vítimas E Mais Vítimas Só Por Ganância. É Ambicioso. É Assassino !!!! Guebuza, É Um Homem Para Esquecer Na História Deste País, Aliás, É Alguém Para Lembrar Como O Presidente Que Agregava Em Si Todas As Qualidades Daqueles Que Vendem Seu Próprio País Para Salvaguardar Interesses Individuais. E Assim Como Malcolm-X, Seremos Interventivos E combativos Ao Extremo. Nós ! O Povo De Moçambique ! O Que Venceu Ao Colonialismo, Lutou Pelo Bem Estar E imobilizou À Escória A Que Samora Chamou De « Minas Retardadas Deixadas Pelo Colono Para Explodir A Longo Termo» !!!! A LUTA CONTINUA…. E Aos Vendidos De Plantão Que Parece Que São Míopes Ou Fingem O Ser, Que Se Juntem Ao P:R: E Se AFOGUEM No Mar Da Vergonha……..

  15. Gustavo e muitos outros palhaços deviam ser espurgados da nossa sociedade, espero conhecer pessolmente esse cão para poder lhe falar o quanto lhe acho nojento….

  16. Tenho acompanhado às intervenções do senhor Gustavo Mavie infelizmente e com todo respeito fico com a impressão fé ser um indivíduo Lambert botas, escova e armado em letrado. Que si vê virtudes na pessoa dos membros do governo de Moçambique e defeitos na oposição em qualquer indivíduo. Com senso crítico. O senhor é uma vergonha em pessoa

    • bom pessoal esta claro que gustavo mavie e um dos lambi botas ele so comenta a favor nunca contra se queres se um bom analista assista a stv e tim

  17. Mr.Mavie, você fez uma viagem sobre a historia da humanidade entrou na analítica da violencia e passeou pelos últimas supostas decisões da Renamo, mas se esqueceu de mencionar o Povo Moçambicano. Pode ser ke o sr. Catelo Branco apesar de intelectal assim como você suponho(pelas matizes inflessiveis ke usou) tenha cometido algum erro, mas lêndo sua carta deduzo ke o sr. Catelo Branco quiz usar uma linguagem simples para conectar com o povo a qual vai dericinado a carta mesmo com alusão directa ao Sr. Emprsário dos Patos . A resposta ke o Sr. cuidadosamente manifesta também me leva a conclusão de ke é nésio ou escrupulosamente membro da Maçaroca, porke só assim justificaría sua louvavel atitude (advogado de estado), agradceria ke dedica-se uma prte do seu tempo a ecrever sobre os logros dos anos do mnopartdarismo e depois sobre o periodo partidarista até 2013, lêa e relêa sobre a lei de partidos, eleições, e por im nossa constituição. Com estes deveres , seriam maís ke suficiente para o Sr. conhecer um pouquito as inquietudes do nosso povo, Poderia entender seu impulso se houvesse abordado o tema sobre os Acordos de Paz ke o povo desconhece, razões do porkê a Renamo mantêm ainda Tropas, os mesmos acordos secretos seguem com varias Multinacionais, etc, etc, portanto um monte de lixo ke o povo traga, em vez disso o Sr. caío num pantano cheio de merda…Moçambique tem uma exclusividade Histórica e Territorial (deixe-se de comparar com México, Colombia, Alemanha de Hitler, etc) , mas bem evite desde sua prevelegiada posição ke os hábitos e costumes nocivos dos Países vizinhos (sadcc) se instalem e corroam nossa sociedade. Quanto a preciação democrática , pela forma de expresar-se vejo ke o conceito Democracia seria em função dos seus beneficios e não pela natuzera da definição, só ke para um velho analfabeto camponês uma directrize simples como “Democracia significa , Direitos iguais para todos e previlégios para ninguém” com ests simples fundamentos se podem construir uma sociedadei forte unida…Por final uma breve ironia para o Camarada Gustavo Mavie , sou uma dessas tanta almas ke com a chegada do Comandante depois Marechal eramos continuadores, depois OJM e a aprendizagem desse periodo sigue viva , a pesar de muitos erros e também acertos, vímos o mundo cada um a sua medida mas cm o mesmo slogan (Unidade, Trabalho e Vigilancia), por isso lhe peço não me foda tentando aparecer esperto.

  18. As declaracoes Do gustavo sairam-lhe pelas Culatras…….
    Lamentavelmente ainda temos jente deste tipo que o Papa Samora Dava tiro na texta… Purque ele Dizia k ” Um ambicioso e’ criminoso ao mexmo tempo, e’ Capaz de vender apatria so purcausa da sua Ambicao”……

  19. Mavie tanto na TVM como nas redes sociais continua lambendo as botas do tio patinhas….pouca vergonha tem sim o mavie que nem de numeros entende. Venha por favor rectificar seus dados, nao tenha vergonha.

    • tenho pena,d ouvir o sr carlos castelo-branco,a falar coisas sem maturidades como essas,ele comeca expor muito bem,mas acabou por se desviar,alias,talvez tinha esquecido que fazia parte dos lambe botas,mal que se lembrou abandonou a sabia ideia.
      Eu apesar d que n sou bom politico,e q nem todos podiamos ser,na nha otica guebza ja atingiu o seu climax d acolher o nosso dinheiro,ele ja tirou d nos muita coisa,doando a sua familia,juntamente cm vakina,pacheco e filipe esses sim sao politicos por interesse.

  20. dando a minha opiniao em relacao a carta ao Presidente da Republica redigida pelo Prof DR Castel branco.
    Eu penso que num pais democratico que queremos que Mocambique seja deve haver liberdade de expressao mas, que isso nao pode justificar a falta de respeito, eu concordo que o pais apresenta problemas tais como a injustificavel compra de terrenos a precos exorbitantes para habitacao sob o olhar impavido do Estado, a ardua dificel financeiramente a compra de uma habitacao num pais que economicamente apresenta indicios de crescimento economico, para ter uma habitacao o jovem deve construir porque comprar e para um empresario mesmo que seja um licenciado empregado, com todos estes problemas realmente temos que encontrar solucoes e o estado nesta procura de solucoes deve estar na vanguarda na procura destes servicos, agora o Estado tambem nao pode permitir a existencia de forcas paralelas que desafiam o Governo, que dao ultimatos ou ao querer mos aceitar isso entao deixemos todos os outros criminosos andarem armados, na minha opiniao um Prof DR destaca se pelo respeito, pela intelectualidade, pelas opinioes pessoais perante um problema e nao dizer senhor presidente sai, vai para a tua quinta, sera que ha rivalidades que queremos encontrar formas de nos guerear mos ou estao a analisar a situacao do pais?
    Gosto do Sr Prof Castel Branco mas acho que a educacao lhe fugiu um pouco, nao devia falar como povo nao estudado, devia ser um critico que poe na mesa os dados e analisa os, tambem acho que a sociedade devia com respeito e sem ofender as nossas instituicoes analisar os factos e nao terem posicionamos que se confundem com uma alinacao intelectual como temos vindo a ver

  21. E isso ai povo esta cansado de falcatruas, e de gente que só pensam em si mesmo, este pais vai mudar, quando os superiores pensarem em outras pessoas,

  22. O sr Gustavo, para ficar completo, deveria acrescentar ao seu nome MACUACUA ou melhor DAMIAO JOSE? Assim, nem sequer precisaria de dizer tanta babozeira

  23. Penso que perdeu-se o foco aqui: debate das ideias e nao pessoas. Penso nao deviam importar as motivaçoes das ideias colocadas, tanto pelo prof Castelo, bem como a resposta dada pelo Mavie. Deviamos nos centrar no debate: será que “os raptos” sao responsabilidade do PR? Será o PR é responsavel pelos ataques no centro do paîs? Isto é o que se devia descutir na minha opniao. E nao perdermos tempo a ofender, chamaer nomes às pessoas.

    Pessoalmente, acho que é responsabilidade do Governo sim, que os crimes de raptos nao encontrem uma soluçao. Mas nao culpo o governo pela intençao dos raptores. Nós elegemos um governo, e sua responsabilidade é garantir-nos segurança e bem estar. Nao alcançados esses objectivos, a responsabilidade recai directamente sobre o Governo.

    E isto tem efeito multiplicador para a situaçao que se vive no centro do païs. Nós elegemos lideres para dirigir os processos politicos, e nao elegemos lideres para serem conduzidos pelos processos politicos. Ha qualquer coisa de liderança que se perdeu neste mandato que nao permite que àqueles que devem garantir a nossa segurança possam mobilizar todos mecanismos para salvaguardar um bem supremo da naçao- a paz.

    Contudo penso que é preciso evitar-mos extremismos nas nossas posiçoes e acima de tudo evitar associar pensamentos e opnioes a filiaçoes partidarias.

  24. GUSTAVO MAVIE,SO DIRIA SR SI TIVESSES MULHER,FILHOS,NETOS E IRMAOS.POR UMA RASAO TAO SIMPLES:QUEM TEM ESPOSA TEM UMA CONSELHEIRA.QUEM TEM FILHOS SENTE.QUEM TEM IRMAOS E SEGURO.NO CASO DE MAVIE E INRESPONSAVEL.PRA SO RECORDAR CASO PARIDADE:O SEU GOVERNO DIZ :NAO PODE TER O NUMERO IGUAL POR QUE FORAM VOTADOS COM AMAIORIA.O MAVIE HOJE DIZ:O HITLER E KUMBAYALA MERGULHARAM OS SEUS PAISES,GUERRAS SANGRENTAS.AINDA DIZ AMAIORIA NAO QUER O GUEBUZA.AGORA PREGUNTO:MAVIE,VOCE NAO QUER PARIDADE COMO DA MENORIA OU VOCE NAO QUER PARIDADE COM DA MAIORIA?

  25. Parei de ler a carta no terceiro paragrafo… pouco conteudo e muita fala. Pura exibição de lambebostimo escravo… Antigamente as atitudes de subserviência dos “lambe-botas” cingiam-se aos fóruns privados. Costumavam fazer as suas operações cosméticas nos bastidores, mas depois foram evoluindo numa ordem inversa a da escala da evolução do homem, até se tornarem répteis…O novel “lambe-botas” agora procura por um espaço na comunicação social, onde escreve a sua opinião. A opinião do “lambe-botas” circunscreve-se a não ter opinião….Ohhh Gustavo Mavie, que fizesses esse texto em anonimato, porque estas todo borrado igual a merda que escreveste… Va maze para ….., as tuas opniões lá fazem falta.

  26. Este Senhor Gustavo Mavie, é mesmo ridculo, o homen até se intitula de melhor analista de Africa, segundo ele fala em tudo o que é rádio, Tv, jornal…então é o king… sincerramente eu já pensava que tinha acompanhado tudo de midiocre que vive naquela cabeça, mas me parece que o homen está mesmo doente, Moçambique é um pais democrático, Mavie, deixe as pessoas opinarem a vontade, não confunda este espaço com a RM ou Jornal Notícias onde o Senhor é rei, nesses orgãos há pente fino, tudo que é contra o governo de dia não passa. O Castel Branco fez a sua análise e tem esse direito, não me parece que seja urbano da sua parte chama-lo de Rato! que linguagem para um elemento que se julga grande académico?…os moçambicanos não precisam de análises de britanicos para ver o que está mal no seu país, as coisas não estão bem qualquer um consegue ver isso, sabe…os moçambicanos não podem ficar refêns das tuas opiniões de lambebotismo, afinal porque não deixas as pessoas falar? quando vais a RM só ouvimos a sua parte os outros convidados sempre estão errados o senhor é que entende de tudo, na altura da greve dos médicos o sr tinha virado médico, todos os dias estavas na RM a insultar os médicos e o povo(analfabeto segundo sua análise), sobre morte do Samora ,é o Gustavo quem vai a RM brincar com nossa massa cinzenta…meu Deus! deixe o Castel Branco em Paz seu LAMBEBOTA…até Jesus Cristo tinha detratores, não é possivel alguém agradar a todos se o sr Julga que O presidente está a fazer tudo bem ok, mas não ofenda aos outros que tem opinião diferente da sua chega! de conotações, qualquer dia até brigas entre casais, vais dizer que há mão externa, como sempre, é culpa de americano …oh! que tipo de moçambicano es tú? LAMBEBOTEIRO DE MEIA TIJELA DEIXA O CASTEL BRANCO EM PAZ.

  27. Sr. Gustavo Mavie, os mocambicanos ja sabem de quem se trata, porque o sr. esta associado ao sofrimento deles. So o grupo dos 40, o qual o sr. pertence (por afinidades) e o proprio Sr. Guebuza, ainda acreditam em si. Ja nao estamos no tempo da AIM, Noticias ou Domingo, hoje a informacao e diversificada e em tempo real. Quem comecou com essa escalada de violencia foi a Frelimo em Marco do ano passado com o ataque a Sede da Renamo e depois a residencia do seu lider (A. Dhlakama) em Nampula, seguido ao ataque a sua Sede em Muxungue, ao que a Renamo respondeu, atacando a esquadra local [da policia] e nao foi o contrario como pretende dar a entender. Todos ouviram e viram; bem gostariam de esconder a realidade das pessoas, mas felizmente, hoje ja nao e facil. Lembre-se ainda de centenas de pessoas que morreram nas cadeias da Frelimo por asfixia em Pemba (C. Delgado) e Moma (Nampula), depois das eleicoes de 1999, para alem de muitas outras que permanecem presas ate aos nossos dias. Portanto, deixe o Dr. Nuno C. Branco expressar o sentimento de muitos mocambicanos que por razoes por todos conhecidas, nao o podem fazer e o que ele diz na carta, e extensivo ao sr.,isto e, vao juntos [com o Presidente Guebuza] porque e nojento o que o sr. fala e escreve. Nao o faca sem antes devolver o dinheiro e os bens que e acusado de ter roubado na instituicao onde a Frelimo lhe "amarrou" [ a AIM] – ver Canal de Mocambique de 20 de Fevereiro de 2013.

  28. parece que o senhor anda mal informado.
    O senhor acha que governal bem o pais é preceguir cidadaos moçambicanos e queimar as casas daqueles pobres moçambicanos quanto eles na gorongosa? o senhor acha mesmo que aquelas senhoras que choravam na tv por ser queimada as suas casas e comida pelas fadm seria governar bem o pais?
    Vc acha que governar é prender outros da oposiçao?
    Informe se melhor seu BUANHA.
    Acha que o povo moçambicano é parvo, que nao esteja a ver tudo isto?
    Acha que os moçambicanos genuinos sao apenas da Frelimo?
    Vai na igreja para aprender a amar o seu proximo.

  29. KIKIIKIKKI, E ISSO UMA CARTA TEM INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO, POR ISSO ACHO QUE NÃO LEU O DESFECHO DA CARTA SENHOR GUSTAVO, LEIA NA INTEGRA, E PROCURE O FUNDO DA CRITICA, E O SENTIDO DE AUTOCRÍTICA DEVE ACATAR E DESENVOLVER. OUTRA COISA VEJA COM OLHOS DE DE VER, PENSE COM O CÉREBRO E NÃO COM O CORAÇÃO ENCOBERTO DE GANANCIA, E ESCOVISMO.

  30. Resposta ao sr Gustavo Mavie
    Sr Gustavo o senhor devia estar preso, ou então caso estivéssemos no tempo de samorá o sr já tinha sido fuzilado.
    O sr não tem vergonha na cara, o senhor é tão bandido como o seu chefe ladrão, lá prq o sr é um LAMBE BOTAS não quer dizer q todo moçambicano é assim, não vos chega de tanto roubar ao povo? Veja q isso não dura pra sempre, só pra ver q até os q fundararam a frelimo hoje já foram marginalizados, e até não são considerados moçambicanos, o sr pode me dizer desde q nos ficamos independentes esse senhor q vc está defender EM QUAL MINISTÉRIO Q ANDOU E DEIXOU BEM? não foi ele q no tempo de samorá vendeu um comboio de armamento a Renamo? Só pra trair o Samorá? O sr por caso já tentou saber quem mandou marrar o samorá? Ou não quer simplesmente saber? O sr deve azar mesmo q esta protegido! Não se esqueça q na FRELIMISTAS só se aprende TRAIÇÃO !

  31. E muito triste quando sr mavie diz que mocambicano nao deve preoucupar se com a onda crescente de raptos,porque mesmo nos estados unidos ha….
    se elegemos o Guebuza para nos governarmos,e logicamente vemos uma ma governacao,ha quem exigimos???????

  32. Mano cdt por aqui. Tua irma ja vai fazer 5 meses e você nem se dignou a vir conhecer. Cuidado se encontrarem na baixa e nem se cumprimentarem. Kikikikikikikikiki

  33. A questão dos números em Moçambique é um problema sério! Um assunto complicado, mesmo para pessoas letradas! O Sr Mavie diz que o total mundial de raptados no mundo varia entre 12.500 e 25.000 e que no México são raptados anualmente 100.000? Como pode o total ser um valor inferior ao parcial? Não será que queria dizer 10.000 (dez mil) e repetiu várias vezes 100.000 (cem mil). Isto é um engano sistemático ou uma forma de confundir? Eu vi na net outros dados: http://www.businessinsider.com/countries-with-kidnapping-risk-2013-11.

  34. GOSTARIA DE SABER DO SR. GUSTAVO MAVIE, EM K UNIVERSIDADE FEZ O CURSO DE LAMBEBOTISMO? ACHO QUE ELE DEVE TER SIDO O MELHOR ALUNO, E ACREDITO K A SUA LINGUA ESTEJA MESMO A ACABAR(GASTA) DE TANTO LAMBER

  35. Carissimo Gustavo Mavie

    Se a carta escrita por Nuno Castelo Branco é um tiro que sai pela colatra, a sua resposta deve ser uma bomba relogio pois deves estar contando o tempo e rezando pra que este senhor a quem tanto o Deifica não saia do poder. Não te preocupes que eu não precisei de estudar em Londres para entender a mã Governação Guebuziana, nem a humilde Universidade Eduardo Mondlane ainda consigo fazer pra entender os seus artigos cheios de bajulismos e adoração, não precisei ler os livros por si arrolados para fazer a minha análise, mas porque faço parte daqueles que um dia sairam a rua foram chamados de vandalos porque reclamavam a subida do chapa e dos produtos de primeira necessidade, porque fiz parte daqueles que se manifestaram contra os raptos que não só acontecem aqui mas em todo mundo e contra a eclosão desta guerra que não tem razão de ser respondo;
    A que história da renamo te referes a escrita por voçes servos da corrupção ou a verdadeira história do pais? Pra quem um dia defendeu um banquete de incensiveis não me espanta que hoje esteja a responder por quem se calhar se nem se tenha dado ao luxo de ler a carta que lhe foi dirigida.
    Afinal o que tanto defendes? O governo mudo ou ao presidente?
    Eu li a carta de Nuno Catelo Branco despido de algum tipo de partidarismos e eu agradecia que pelo menos como jornalista(e com imparcialidade) e como menbro senior de uma agencia de informação na qual ainda temos um pouco de credibilidade fizesses o mesmo pelo menos uma vez na vida.
    Ninguem pede a demissão do presidente da republica por causa dos sequestros que tem havido, nem pela eclosão da Guerra, mas sim por uma serie de desmando durante os mandatos que ele ja vem cumprindo, ninguem pediu ao presidente para não dar a festa dos incensiveis mas sim pedimos que o mesmo desse uma satisfação perante estes fenómenos sociais que tem havido.
    Em momento como jornalista que se prese escreveste algo quando o Deus da ponta vermelha veio a imprensa a dizer que voçes jornalistas é que tem fomentado esta crise social? Eu pedia que um dia escrevesses um artigo a luz das tuas ideias, dispa-se de partidarismos, dispa-se de obras de literarura de conceituados jornalistas como citas, mas sim escreva aquilo que te vem a alma, escreva porque vives num pais que é aparentemente democratico, escreva porque está certo ou pelo menos que penses assim, encarre a realidade sem medo.Proibido colocar algemas nas palavras
    Segundo a sua explanação o excelentissimo Gustavo Mavie, falou de 100 raptos por ano no Mexico, falou de sequestros que nem a famosa FBI consegue desvendar, mas o mesmo esqueceu-se que pra nós este é um fenomeno novo e o senhor bem sabe, e o senhor bem sabe que a corrupção reina no seio na nossa policia, o senhorr tambem sabe que trata-se de uma policia que nem sequer meios tem ou pelo menos devia saber. O senhor pelo menos sabe quando é que este fenomeno começou? Comparativamente a este ano será mesmo que se justifica o silencio do Governo
    Se calhar tenha lido alguma obra que diga que o presidente tenha que ficar impavido a este tipo de fenómenos? Envergonho me a cada vez que leio um arigo seu meu caro.
    Justifique pelo menos uma vez na vida a profissão que tens

    Ezequiel Tovela
    Humilde Cidadão

  36. Realmente convulsoes sociais e crises como onda de raptos, instabilidades e falta de segurança assolaram varios paises a nivel mundial e nao podem ser considerados como elementos cumulativos para provar que um dirigente de Estado esteja a cumprir mal a sua tarefa. Ainda ontem, estive numa discussao nas redes sociais, onde alguns vinham com argumentos falaciosos, mas pra mentes um pouco mais atentas, nao acho que custe pra se aperceber de que, o facto de ser dirigente maximo, nao significa que podera tambem fiscalizar todas e quaisquer irregularidades, se bem que, tambem ha niveis e pessoas responsaveis pelo controlo de tais accoes. Em ultima instancia, é a essas pessoas que se lhes imputam as responsabilidades-falo por exemplo, da ala das Forças Armadas, dos agentes da PIC entre outras instancias.
    Errar é humano, pelo que espero nao ter me desviado do foco do debate.
    Armindo

  37. Ha gajos cegos nesse mundo, e desses lambe botas de que Castelo se refere. E triste, so me resta dizer uma coisa: LAMBE BOTA DE MERDA!!!

  38. Este artigo revela uma relativa tendência para o estereotipo e neste caso favorável ao presidente Guebuza. Para reflexão- Uma envergadura militar desta dimensão contra o líder da RENAMO não será desumana?Prepotência cobarde e animalesca…Falta de respeito pelo bem supremo dos seres vivos-A VIDA.

  39. SR Gustavo Mavie, sinceramente!
    perdeste o teu tempo a dar uma explicacao sobre o fenomeno dos raptos a volta do mundo, deixa-me perguntar-lhe com franqueza: o senhor decorou livros apenas nao?

    falaste e falaste mas em momento algum te debrucaste sobre as causas de tal conflito. o Tal Presidente Guebuza que tanto defendes e’ dono do pais? nao esta instituido que o pais pertence ao povo? se o povo diz que nao quer ele no poder voce se ofende? porque? nao foi ele supostamente eleito pelo povo?
    o senhor sabia que o povo mocambicano a semelhanca da Renamo liderada pelo senhor Afonso Dhlakama, estao a favor de um estado democratico? um estado onde nao tenhamos de pertencer ao partido no poder para aceder a oportunidades geradas pelo proprio Mocambique? um Mocambique que tem celulas do partido no poder enraizadas nas instituicoes publicas? o Governo diz que isso nao constitui verdade, mas nos sabemos e o senhor tambem sabe que isso e’ verdade nao sabe? o senhor nao tem vergonha? o pior e’ pensar que ganhara nada com isso enquanto no final ganhara um agradecimento mudo e ira morrer na sua frustracao lambebotista.
    o senhor esta a falar de raptos mas eu falo dos jornalistas e populares espancados pelas forcas armadas ate perda de sentidos numa regiao que nao se regista nenhum conflito armado, o senhor pensou em debrucar se sobre isso? ou sera que sua loucura lhe formatou tal possibilidade. e ainda chama os guerrilheirros da Renamo de criminosos? o senhor por acaso assistiu idosos a serem espancados, homens e mulheres que queriam apenas manifestar se pacificamente sobre sua condicao de vida pelos homens da FIR? sao funcionarios do estado que viram seus direitos nao respondidos. o senhor viu a cara daquela senhora na televisao a contorcer-se de dor depois de levar pancadas dos cacetetes dos homens da FIR? viu? ja imaginou a sua mae naquela situacao? porque aquela e’ mae de alguem pode apostar senhor fala-barato da lingua pertencente a bota.
    a Renamo exigiu a despartidarizacao do aparelho do estado, da CNE e por ai fora. o seu lider bem disse numa das suas recentes intervencoes, aquilo nao e’ sociedade civil, e todos nos sabemos que nao e’, inclusive o senhor.
    lideres religiosos, academicos, excluindo o senhor porque sabemos que nao e’ e a sociedade no geral, o sector da justica, esta de acordo com a Renamo. nao a um estado partidarizado, nao a infiltracao dos interesses do partido nas decisoes do pais.
    ESSE E’ O REAL MOTIVO DE TODA A SITUACAO AQUI NO PAIS.
    de quem a culpa de tudo oh senhor fala-barato?

  40. Juvêncio Abilio Comé Eu tenho esperança q um dia vai PERCEBER a questão d fundo aqui, em sua analise mediúcre e barata dvia perceber q não s trata d Frelimo e nem d Guebuza, mas sim dos simbolos do Estado Moçambicano q estão a ser banalizados pr este sR q s diz moçambicano.

  41. Este pobre texto foi criado por uma mente torta e corrupta. Gustavo Mavie, um ladrão que convive num seio bastante FRELIMISTA, acusado pelo Tribunal Supremo por desvio de milhões de meticais do estado, aquando Director da AIM.

  42. voce e mesmo um pateta.Acha mesmo que e o unico que estudou, nos os outros somes palhacos e distraidos para nao percebermos o que esta a acontecer.Voce e mesmo um lambe lambe, que nem sei para alem das botas do gajo lambes mais o que.Epah e a unica maneira que tu conseguiste com a tua visao de poder por um prato na mesa.Escolheste assim e nos nao podemos fazer nada, mas que es um pateta es meu amigo.fique esperto mampara

  43. Por razoes deste tipo de individuos deixei de escutar RM e assistir TVM, por serem orgaos de informacao k so sabem lamber botas. Sr. MAVIE se o teu sonho e ser PCA da RM use outras vias e deixe o Castelo Branco em paz……..

  44. Este fulano só tem um nome LAMBE BOTAS. A tese que diz que há pessoas que são como os ratos, que mesmo que vivam uma eternidade numa biblioteca, nunca chegam a saber o conteúdo dos livros que lá estão, aplica.se muito bem para o seu caso sr. Gustavo Mavie.

    Deixe os moçambicanos reivindicarem os seus direitos e esperamos uma resposta de quem de direito…abaixo gente como este fulano respondeu a carta que não era a si dirigida…

  45. Sr Mavie, nao encoberte o teu president Arrogante!! O povo vai decidir em breve oq quer e vossa reacão foi a pior possivel, porq comparar nosso pais com os paises q estao na pior??! Pq teu president Arrogante nao resolve a situacão com o lider e guerrilheiro da renamo AD..faz favor, nao seja ridiculo com os teus comentarios, deicha de ser labe-botas, porque a tua saliva vai acabar, NOS VOS EXONERAMOS!!!

  46. O Carlos Nunes tem muita razao, o que custa o governo que diz k eh do povo aceitar a paridade nos orgaos eleitorais como a Renamo pede e parar de enviar militares atraz de Dhlakama. Que medo o governo tem aquanto da paridade nos orgao eleitorais. Depois dizem que sao eleicoes livres, justas e transparentes a onde vive esta transparencia mesmo. Queremos a PAZ e nao Guerra camaradas

  47. Realmente este pais esta precisando de gente que tenha mesmo vergonha antes de usar as letras e ideias como se estivesse comandando a sua familia. Num momento critico como este aparece alguém ainda querendo fechar o sol com a peneira. Nao vou aqui perder o meu precioson tempo invocando nomes e comparando ideias relativamente pessoais. Mas é triste e duro saber que há pessoas que simplesmente neste momento aindam sofrem do virus LM ( LAMBE BOTAS) Tanta coisa esta a vista de qualquer Moçambicano e nao precisa seres um académico, politico ou expert. Esta bem claro que a passos galopantes caminhamos ao inferno e ao escuro. Repito, é triste quando me parece que nem todos parecem ter sangue Moçambicanos nas veias, NAO É O TEMPO CERTO PARA APARECEREM ADVOGADOS DO DIABO. Vamos ser verdadeiros e realistas e nada LM. Até quando vamos viver nessa cobardia e LM?

  48. Senhor Mavie, não queira nem tampouco nos fazer passar por parvos, leigos, pessoas que não observam a realidade e/ou o meio que nos circunda, não queira nos fazer passar por pessoas que não vão e nem nunca foram à escola, não queira nos fazer passar por pessoas das quais podes manipular. Já agora o mais seguro teria sido o te limitares com as suas opiniões ao modo silencioso, posto que, o unico que conseguiste é passar por ridiculo, aos olhos de quem leu o seu artigo.
    Ao tentar, distorcer completamente o que Nuno Castel-Branco escrevera, provasta o quanto suspeito, dispresivel e insensivel és…
    Não irei perder o meu precioso tempo espondo minhas ideas acerca do que penso do seu posicionamneto, porém direi que deves pensar, e se for preciso re-pensar, por conseguinte reflectir, depois de te-lo feito escreva mais um artigo, acredito profundamente que estarás lucido o suficeinte para nunca voltares a escrever disparates!!!

  49. Coitado d sr Gustavo, mostrando mais uma vez a sua nata capacidade de lamber botas. Comparar Cidade de México e Maputo!!! Quantos maputos cabem no México!!!

  50. O mais grave de tudo é que se está a esconder a verdadeira causa desta guerra; A PARIDADE! é por causa dela e só dela, que a situação descambou para o conflito armado, uma vez que dos monólogos ditos diálogos nada produziram! não querem aceitar a paridade e sabe-se mt bem pk, vêm com desculpas esfarrapadas da constituição e etecetara e tal! Querem tapar o sol com uma peneira, no entanto aos olhos do povo estão completamente desacreditados e o Sr. Presidente continua com as suas declarações bombásticas, a dizer agorinha, que as FAM se têm contido e que só têm respondido aos ataques da Renamo, se esta não atacar mais a guerra para Isto é de bradar aos céus, como tem coragem para vir fazer declarações destas!

  51. Mavie, eu nao sou burro.
    Com isso nao quero dizer que o Carlos tenha plena razao, mas evita se expor ao ridiculo.
    Voce, tal como fazes questao de lembrar es academico, entao porta te como tal.

  52. Chamar um cidadao por rato so pode ser de pessoas forcadas a civilizacao academica, so da pra pessoas k alcacam certo nivel academico somete pra alimetar a sua posicao financeira e nao propriamente academica. fica te feio sr Gustavo, lembre-se k isso pode lhe levar a barra do tribunal. Quem critica Alice Mabote so pode ser um lambebotas como o senhor. Tenha olhos para ver e ouvidos para ouvir e sinta a dor daqueles irmaos k hoje nao conseguem comer o seu pao, so por vossa culpa. Quandos anos liderou Chissano? o periodo mais critico de 1994 a 2004 era periodo fertil para eglosao desta guerra, mas nada aconteceu. E porque so depois dos 20 anos? Medite isso meu caro cidadao.

  53. Gustavo Mavie, seu lambe bota por excelência, podes ficar a afinar os dentes q o teu prêmio vem a caminho. Uma vez lambe botas sempre lambe botas…

  54. Quanto vces ganham pra omitir verdades ao povo? senhor Gustavo precisa de k prova pra intender k o povo ta farto dexa governaxao? a renamo, a frelimo e outros partidos politicos nao fazem nem 30% da parte do povo mocambicano. mocambicano que e mocambicano nao xtas nexas voxas palhacadas pois o mocambicano SO QUER PAZ. parem de fazer o papel de lambe botas ki ate vce ira se sentir bem com a paz. PENSE BEM SENHOR GUSTAVO

  55. Esta clarissimo que o Sr. Agusto e’ um lambebotas mor, entao nao nos limitemos em lamentacoes, exposicoes, cartas abertas, reclamacoes, etc… Facamos a justica do jeito que podemos isto e’ nao votando no tio Patinhas e os seus seguidores porque sao todos uma corja.

  56. opha, só poço Lamentar sr. Mavie, me parece que estas a tomar partido. o povo esta insatisfeito com a atual governação, e eu tenho certeza que artigos falsíssimos são publicados semestralmente pelo gov omitindo a realidade Moçambicana, cuidado com o que escreves, deixemos as questões pessoais de lado e olhemos para a situação do pais.. esta uma merda(me desculpe a expresao).

  57. Eh triste levarmos como exemplo de sequestros outros estados que tao pouco ousais imita-los nas boas praticas de investimentos publicos: saude, educacao, transporte e mais. PARA ONDE VAMOS COM ISSO?

  58. Da-me pena terrível que a simples colocação de vocábulos numa língua, venha até espelhar uma pretensa ideia do belo na escrita e entretanto, não conserve mais do que um autentico e horrível disparatar.. fogo, esse patinho do Gustavo, respondeu em nome do Guebuza ao povo (C.N.C. Branco)??? Infanticida…

  59. O Gustavo Mavie passou de lambe bota para um autentico LAMBE SOLA.isso k estas a procura adquirir sera tudo sujo e nao te vai levar a um bm lugar
    Tem coraxao de pedra e uma mente suja,poluida e oca em termos de conhecimento

  60. Há vezes que calar é melhor do que falar. lamento tanto Sr Gustavo Mavie…. Triste mesmo ter alguém assim, leva o pais ao abismo. Vamos ser cultos e honestos. Estamos a caminhar para a guerra e há famílias a sofrerem pelos raptos e o Sr. acha isto normal. Que pena… assim o país não evolui, não se quer pessoas assim na nossa sociedade. Da próxima cale-se fará a melhor figura. Gostaria que raptassem alguém da sua família e outro fosse a tropa e a guerra, para ver que análise faria ao sofrimento do povo. Pense nos outros não só em si.

  61. Ese senhor gustavo e lambe botas mesmo, sera que no mandato de Chissano as coisas eram ansim sr. gustavo??? eu acho que ele quer ser ministro sem pasta como foi sr. guebuza no tempo de samora.

  62. Meu irmão quando ligo a radio e oiço esse tipo desligo logo com vontade até de partir a prória radio. Esse tipo Mavie é um babuseiro, lambebota sem vergonha que não imaginas, escova e lambe até onde não se deve, de Analista Politico não tem nada e tem um cumplice que eu respeito muito que o chama sempre a radio (No café da Manhã) para manipular a opinião pública, vá pra outra esquina, porque povo moçambicano de burro já não tem nada . nthla

  63. Meu povo, voces se adimiram ao ver isto, o Gustavo Mavie nao é um lambe bota, ele e tantos outros são lambe cus, egocentrico, assacinos, curuptos, etc etc. Nós sofremos cá fora e eles nem querem imaginar o quanto. Andamos, dormimos inseguros.

  64. Sérgio J

    Esta carta do senhor Gustavo so tem lógica para ele pois vejo que ele está, se calhar defendendo o seu pão.
    O presidente Guebuza não tinha nada que ordenar o ataque a Satunjira não obstante o facto de como sempre sempre envolver jovens que nada tem a ver com as divergências politicas entre o mesmo e o lider da Renamo. Um homem que defende a paz jamais declara guerra seja a quem for. E agora? Vemos que tem fingido querer conversar com o líder da Renamo depois de tê -lo expulso da sua residência. O que o presidente Guebuza tem feito nos ultimos dias não tem lógica e o povo ja entendeu que a liderança está desorientada. Conselheiros sérios são necessários para o presidente da Republica e não um bando de lambebotas que tudo fazer para agradar o chefe e esquecem a sua verdadeira missão. Mais não disse.

  65. Sérgio J

    Esta carta do senhor Gustavo so tem lógica para ele pois vejo que ele está, se calhar defendendo o seu pão.
    O presidente Guebuza não tinha nada que ordenar o ataque a Satunjira não obstante o facto de como sempre sempre envolver jovens que nada tem a ver com as divergências politicas entre o mesmo e o lider da Renamo. Um homem que defende a paz jamais declara guerra seja a quem for. E agora? Vemos que tem fingido querer conversar com o líder da Renamo depois de tê -lo expulso da sua residência. O que o presidente Guebuza tem feito nos ultimos dias não tem lógica e o povo ja entendeu que a liderança está desorientada. Conselheiros sérios são necessários para o presidente da Republica e não um bando de lambebotas que tudo fazer para agradar o chefe e esquecem a sua verdadeira missão. Mais não disse.

  66. Meu irmão quando ligo a radio e oiço esse tipo desligo logo com vontade até de partir a prória radio. Esse tip Mavie é um babuseiro, lambebota sem vergonha que não imaginas, escova e lambe até onde não se deve, de Analista Politico não tem nada e tem um cumplice que eu respeito muito que o chama sempre a radio (No café da Manhã) . nthla

  67. Boa tarde para todos…
    Por Helder Cuna
    Não sou nada, nunca serei nada, não posso nem querer ser nada… Fora isso tenho em mim todos os sonhos do mundo!!!
    Nao sou nenhum academico, nao sou nenhum pensador, não sou nenhum analista, mas uma coisa afirmo categoricamente, não sou Burro, não sou estupido, não sou cego e muito menos leigo… Com isso quero dizer que: “as pessoas deviam aceitar as suas Limitações para nunca pacerem por Rediculos”

    Moçambique esta em Pessimas Mãos
    O Presidente da república tem em vista um plano firme de um governo de transição
    Lembrei-me dessas palavras ao ler o artigo escrito pelo senhor Gustavo Mavie, em jeito de resposta ao artigo outrora escrito por Carlos Nuno Castel-Branco, embora sejam ambos Academicos, me abstenho a trata-los como tal, porém trata-los-ei como simples cidadãos como Eu…
    Bem não tenho muito a dizer a cerca, porém eu lí os dois artigos, tendo lido todo o primeiro e até a metade o segundo. No entanto eu, no inicio falava de sonhos, sim eu sonho um dia com um Moçambique melhor, tal como muitos outros, no qual todos estao seguros e com seguranca social, ao contrário de alguns, sem querer dar razão a ninguem… parece-me que o segundo a aboradar esse assunto tende a ser um desses academicos que querem surgir, marcar e/ou aparecer em situações de escovinha ou lambebotas, (pessoas assim merecem ser sensuradas), neste sentido, sem falar com as minhas proprias palavras gostaria de dizer tal como diz a giria popular: as pessoas deixam uma boa oportunidade de se manterem calados e/ou em silêncio para falerem disparates e/ou bobagens, vedes tal como se diz: “quando a converca é de prata o silêncio é de ouro”. As pessoas deviam levar em consideração essas plavras.
    Senhor Mavie, não queira nem tampouco nos fazer passar por parvos, leigos, pessoas que não observam a realidade e/ou o meio que nos circunda, não queira nos fazer passar por pessoas que não vão e nem nunca foram à escola, não queira nos fazer passar por pessoas das quais podes manipular. Já agora o mais seguro teria sido o te limitares com as suas opiniões ao modo silencioso, posto que, o unico que conseguiste é passar por ridiculo, aos olhos de quem leu o seu artigo.
    Ao tentar, distorcer completamente o que Nuno Castel-Branco escrevera, provasta o quanto suspeito, dispresivel e insensivel és…
    Não irei perder o meu precioso tempo espondo minhas ideas acerca do que penso do seu posicionamneto, porém direi que deves pensar, e se for preciso re-pensar, por conseguinte reflectir, depois de te-lo feito escreva mais um artigo, acredito profundamente que estarás lucido o suficeinte para nunca voltares a escrever disparates!!!
    Sem, querer ser seguidor de ninguém, sem querer aderir o ponto de vista de ninguem, sem querer causar nenhum impacto naquilo que tange com o que aqui escrevo dispenso-me, não obstante aviso que o povo para o qual estes escritos que voces trazem abaila, é dirigido para um público consciente e que estuda, com suas personalidades, opinioes ja feitas e formadas.

    Com minha respectiva venia dispenso-me… Abraços!!!

    • Escreveu a verdade e são palavras sabías. Precisamos de gente como você porque so assim é que o país poderá avançar. Ja imaginaste quantos milhões foram gastos para adquirir-se os aviões de luxo para altos dirigentes da FADM, quantos aviões e navios de guerra? O que não melhorariamos com esse dinheiro? Obrigado pelo teu saber.

  68. Gustavo Mavie.. tudo na vida tem seu comeco e fim, acredite que o povo ja esta exausto de ser enganado e humilhado por voces, assim sendo o vosso fim ja chegou, o povo tem a capacidade de analise dos acontecimentos do nosso pais e como os dirigentes tem se pronunciado acerca dos mesmos.. para si Sr Mavie e seu subordinante sempre tem razao, nunca apareceu em publico assumindo o seu proprio erro, e olha diz-se: " para que alguem possa corrigir o seu proprio erro, o primeiro passo e assumir que errou" uma vez que Guebuza nao consegue assumir os seus erros faz-me entender que nao deve e nem devia ter merecido a confianca do povo Mocambicano. Guarde o seu discurso de lambe botismo consigo e deixe de atrapalhar aos que querem ajudar.

  69. Meus Caros, saibamos separar o trigo do Joio…O labe-botismo ja era! Aqueles que outrora foram Lambe-botas, foram promovidos no segundo mandato…de lambe-botas, passaram a Cu.lambistas! Tenho Dito

  70. Atacar é uma coisa, muito diferente e com muitos motivos e braços. No ataque, muitas das vezes escondemos, melhor tentamos esconder verdades que nos incomodam, porque o tacho o pode ir por água abaixo e ficamos em seco. Saber explanar um tema ou assunto muito importante que se relacione com algo ainda mais importante e valoroso, o País, porque este, por muito que custe a certos indivíduos é de todos, inclusive daqueles mesmos que da gente não gosto. Ao lambe botas, os bajuladores arrogantes e fanáticos de meia tigela, dão com a sua ambição desmedida de de lutar pelo tacho, azo que se não consigam esconder das suas intenções baixas e vis, tudo em benefício próprio. porque Moçambicanos fora do País sofrem a bom sofrer com atitudes deste senhores como o que escreveu a resposta ao Castelo Branco. Sentiu-se picado e a ver o tapete a fugir por debaixo das patas. Não se importando com a realidade, mesma que essa lesa o País, desde que ele e a pandilha dele esteja bem, o resto que se trame…. Os militares são braços da Nação e nunca a cabeça, porque quando o forem desgraçado do País!!!!

  71. deviam saber que se há quem sabe por experiência própria, o quão custou esta paz que agora a Renamo quer voltar a quebrar, certamente que Guebuza é um deles. Isto porque foi ele que chefiou, durante dois anos e meio, a Delegação do então Governo do Presidente Chissano, que a negociou em Roma com a da Renamo, e que tinha como chefe, Raul Domingo, que mais tarde viria a ser expulso da mesma Renamo por Dhlakama.

    CHEFIOU A ASSINATURA DOS ACORDOS ONDE SE ASSINOU TBM QUE O SENHOR AFONSO DLHAKAMA TERIA HOMENS ARMADOS PARA SUA PROTECCAO… PROTECCAO DE PORQUE SE ESTAVAM ASSINANDO ACORDO GERAL DE PAZ???? presidente que ama seu povo teria no mínimo parado com a passeata aberta e se esforçado nem manter dialogo aberto com a renamo… Fora… Alice Mabote e Nuno Castel Branco são dos pouquíssimos que coragem de emprestar a voz do povo e dizer abcdef…

  72. vamos juntar as forcas, unirmos a nossa inteligencia, e acabarmos com o mal, se nao o conseguirmos, vamos minimiza-lo, o importante eh dar um bom comeco, li na carta como resposta, falava-se de meios anti-raptos, boa ideia, sou a favor, mas serah k mocambique estah preparado para andar de helicopteros? temos edificios preparados? Sejemos sinceros para com o povo, o povo estah sofrendo

  73. simplesmente lamentavel! quando se dirige ao povo mocambicano, cansado de sofrer e de derramar sangue, para tecer comentarios contra castelo branco nesses moldes, fica claro que se o senhor nao for mais um dos lambi botas referidos no texto, entao esta a procura de emprego dessa natureza.

    por causa de pessoas como voce, o pais nao anda, es um autentico historiador de meia tigela (como se diz na giria brasileira). quem lhe disse que porque os raptos acontecem em quase todo o mundo, os lideres desses "cantos/cidades" nao sejam responsaveis. porque achas que o comenterio de Hanlon nao esta recheado de politiquices, se ele atribui a culpa de tudo que acontece a Renamo, ilibando o teu governo beliista? isso nao e uma posicao politica, onde esta a imparcialidade.

    olha, prefiro parar por aqui, porque me sentiria melhor se falasse ao vivo consigo, assim teria a oportunidade de falar-lhe tudo de mau que mereces, sem com isso ofender a opiniao publuca que partilha este espaco. sendo assim, me resta desejar-lhe a melhor das mortes, quando voce e o seu ladrao forjado a vendedor de patos cairem na justice popular como aconteceu com Khadafi.

    seu historiador lambibota, gastou dinheiro dos teus pais e impostos do povo mocambicano, se formando para servir o teu proprio bolso por via da defesa de ideologias corrompidas. filhos como tu, nao dignificam a arte de criar.

    DECEPCAO AMBULANTE e o que mereces ser chamado, Forca ao Castelo-Branco e todos profetas da justica social em mocambique.

  74. caro! o facto de existir muitos analfabetos no mundo nao implica que eu deva considerar esse facto, como se fosse normla, pk o vizinho nao deu boa educacao aos filhos, n implica k eu n me preocupe em educar os meus.

  75. Mavie gostei. Eu particularmente não apoio a atitude do Castelo. Não sou academico mas tenho acampanhado a situação que vivemos. Alias, uso com certa frequência a EN1 e já vi as viaturas ali quimadas. Eu acho que a formas constitucionalmente legais para mudar o actual senário politico se acham que tudo está mal, educando o povo a votar melhor , digo se acham que está tudo errado. Acham correcto quando os moçambicanos são chamados “de ladrões e que um prato de sopa resolve tudo”, “ acham correto o que o Castelo disse? Temos a liberdade de opinar mas, algumas coisas levam muito a desejar. Guebusa foi eleito e quem é contra que aguente mais 1 ano só. Tenha coidado com as pessoas que por for a são lindas “branco”, porque não sabemos que não conhecemos o coração. Eu entendo que muitos estão a procura de oportunidades mas devemos jogar limpo

  76. jovem, com todo respeito e sem ferir sensibilidades, nos nao devemos ser escravos de livros, os livros devem ser lidos, mas tambem devem ser analisados, acredito k um dia o jovem estudou matematica, e depois na Universidade estudou Analise matematica. eu n posso parar a guerra, mas sinto por tudo isto k estah acontecendo

  77. não li todo esse lixo, é preciso ter estômago para engolir tanta merda até ao fim.

    não é pelo facto dos raptos serem um fenômeno internacional que não se pode reclamar e imputar a culpa naquele que jurou fazer cumprir a Constituição. se não cumpre é justo que aqueles que lhe conferiram o mandato exijam que saia.

    mais não disse

  78. Esse Mavie 'e um dos ensopados da política. Sim pk na politca tambem ha jornalistas que se vendem por um pratinho de sopa pra escrever isto que chamam de artigo de analise quando na verdade 'e apenas artigo de opinião.

  79. O Sr. Gustavo Mavie perdeu tempo a escrever um artigo destes que mesmo os maiores lambibotas como: Mc Roger, Edson Macuacua e outros teriam conseguido fazer.algo igual. O Sr. está de parabens a sua sabedoria e inteligência é tanta que se houvesse uma ilha que quem lá entrar não consegue apanhar o caminho de saida nem se comunicar com o resto do Mundo para sempre eu pagava um bilhete de primeira classe no avião mais luxuoso do Mundo para o Sr. como premio pela tua lingua suja, feia e nojenta.

  80. O cretino diz o que quiseres em cães de estimação como tu ninguém acredita mais mas o povo e medroso e vocês sabem seus larápios de cara lavada. Comparar os EUA com Moçambique ate que da ambos professam a democracia mas ambos são fascistas e só ver o estado da economia mundial para claramente ver isso! e depois dizer em vos alta que o estado sempre faz o que quer depois cobra ao povo o Obama foi buscar 800.000.000.000 de dólares para salvar a economia deve ter ido buscar nas seguradoras porque o tipo só passa leis para favorecer as seguradoras “obamacare” e uma vergonha um pais que se diz independente mas países como o Canada, Suécia etc… fazem isso a anos sem custos agregados ao seus povos mas vocês como o Obama só sabem mal tratar o vosso povo e depois fazer drama mas quando a classe media desaparecer de vez vamos falar de novo porque ai e guerra na certa. Imagina ambos países investem milhares de dólares para garantir uma segurança (do próprio estado) mas abandonam as pessoas que fazem essa mesma segurança e só ver 1 em cada 5 americanos trabalha para uma agencia de segurança nos EUA nada mais nada menos que 30.000.000 de policias federais, internacionais e domésticos (municipais) vocês também seus Frelimistas investem na FIR, FADM, PIC, PRM e SISE a pagarem mal e porcamente com o custo de vida a subir mas já esta dito a policia tem envolvimento nos raptos mas vocês contrataram bandidos para vos defender depois não tem como pagar esses bandidos.

  81. O que constato e que o sr Gustavo Mavie esta com um problema muito grave: esta a usar todos os meios possiveis para defender algo impossivel de faze lo.pois so ele noa ve a podridao em que isto tudo se tornou. primeira vez ouvi-o na RDP Africa aos berros com um outro comentador dizendo que o unico culpado do impasse das negociacoes entre a Renamo e o Governo era a Renamo.segunda vez respondeu a um artigo do Machado da Graca na sua coluna habitual no SAVANA sobre as contas das presidendias abertas dizendo que o Machado da Graca nao sabia fazer contas,portanto as presidencias abertas nao eram dispendiosas. e agora esta, tentando defender o que todos ja vimos e nem precisamos ser acadeicos pra isso.sinceramente nao entendo como um jornalista com a sua bagagem tenha esse tipo de postura.parece estar a fazer um esforco enorme para se ridicularizar.mude de postura ainda cedo pois, se a constituicao for seguida o proximo presidente nao sera Guebuza e o provavel tambem e o porta voz da presidencia nao ser Edson Macuacua e nem venha a ter os poderes que este tem!..

  82. Sr Gustavo Mavi, pelos vistos também anda míope e nem quero em dar tempo de rebater as suas falácia ocas e cheias de injurias. Nos queremos PAZ, viver sobre clima de raptos não pode ser considerado uma coisa normal. Deixar as coisas andarem porque no Mexico criminalidade é maior que em Moz, meu caro é um argumento infeliz…..

  83. Sr. Gustavo Mavie, isso que o senhor escreveu e uma pouca vergonha!!!! O senhor acredita mesmo que estamos a ser bem governados? So porque seu bem estar depende da venda da sua alma para o diabo? Cade as respostas para a resolucao dos ditos problemas, referenciados na carta de Carlos Castel Branco?Porque nao respondeu sobre a furtuna do seu lider? em vez de encher a nossa vista com disvairios…
    Queremos Mocambique para todos e nao para um grupo de 5% de pessoas igual a si…
    E quando isso acontecer, vais ganhar dinheiro honesto, sem precisar colaborar com SATANAS a fim de destruir seus proprios irmaos. PENSE NISSO… Os mocambicanos acordaram, e quem vive honestamente quer Guebuza FORA, pois ja causou prejuizos incalculaveis para este Pais. FORA GUEBUZA

  84. Vamos deixar de lamber botas meus senhores, o país está-se degradar dia pois dia e só decidirmos porque o povo é que manda, o povo é que decide se deixarmos o filho do Leao crescer estaremos na merda. É tempo de reflectir antes que este país vire INFERNO

  85. Meu caro!
    Ser académico não é fechar a vista para a merda que os políticos cagam contra o povo que lhes conferiu o poder.
    Ser académico é ter olhos para ver a VERDADE crua e nua que te rodeia, ter cérebro para analisar e boca para exteriorizar o que pensas, independemente de ser ou não assunto de carácter político.
    Não sei se tú és académico, mas se o fores, com todo o respeito, és ignorante…

  86. Precisaria-mos de uma pessoa mais inteligente para responder a carta Carlos Nuno, Mavie u fipag wena pa.

  87. Precisaria-mos de uma pessoa mais inteligente para responder a carta Carlos Nuno, Mavie u fipag wena pa.

  88. sr. Gustavo Mavie,,, sabe o que senhor devia fazer ao em vens de estar aqui a comentar algo que não sabe??????? vender patos como o seu compadre guebuza fez ok,,,,,, seu bandido ladrão estúpido,,, vai la apoiando seu lambe bota vais ver onde vais parar um dia,

  89. Meus amigos de Moçambique, sabemos que quando qualquer assunto tende a cair para o lado político, as discussões se tornam mais acirradas, pois as partes contrárias sempre defenderão as suas idéias ou ideais, e daí para o extremismo e a intolerância é só uma questão de tempo. Concordo plenamente com os comentários da amiga Idilia Gove, os confrontos não constroem absolutamente nada, eles tendem a ceifar muitas vidas inocentes, pela ignorância e pela intolerância de alguns…..a quem realmente interessa esses confrontos?…quem está fomentando-os?…quais homens públicos estão se empenhando para que o país não reviva os horrores de uma guerra, como a que assolou o vosso país de 1977 a 1992, com milhões de civis mortos e uma quantidade desconhecida, mas não menos relevante, de desaparecidos?….As pessoas que promovem esse tipo de conflito, não têm amor algum por seu povo ou seu país, defendem sim, interesses alheios e favorecimentos próprios, que deixam o povo em total abandono e desgraça, enquanto os números da suas cifras bancárias só tendem a se multiplicar……..DEVEMOS PENSAR MUITO NAS PALAVRAS QUE SÃO DITAS, MUITAS VEZES ELAS SÃO CHEIAS DE MEL, MAS CARREGADAS DE VENENO………..PAZ PARA MOÇAMBIQUE…….NÃO A GUERRA…..grande abraço a todos….

  90. este é mais um lambebota da FRELIMO,ele sabe e esta vendo os sinais da ma governaxao de guebuza, aprovam salarios altos pra eles e migalhas para o povo. Disto ele tambem dismente?

  91. Senhor Gustavo Mavie, ate que a sua ideia de proteger o seu cargo no AIM nao esta ma, mas por favor, depois de ter sido associado a varios escandalos como escangalhar o seu AIM e outros, agora decidiu entrar em assuntos de character social.

    Caro Mavie, aconselho lhe a continuar com os seus adiantamento e reembolsos que lhe fazer bem e deixa de os governados manisfestar as sua inquietacoes e sugerindo possiveis e melhores solucoes para o bem estar dos seus familiars (que o senhor nem se quer se importa com eles la no campo).

    • Bem dito Sr Leonel.
      Quem não conhece o Sr Mavie que o compre e verá que criou cobra no seu quinta.
      Sr Mavie irá embora junto com Guebuza dentro da gaiola dos patinhos

  92. Quem não conhece o Mavie que o compre!… Um lambe botas… Um culambista de primeira… Só o Mavie e muito poucos como ele, pensam assim, que quem quer a guerra é a renamo, que quem provoca é a renamo, que quem mata é a renamo… A mesma renamo que nada disto fez durante estes anos todos, até as FADM irem à Santugira mostrar o poderio do seu chefe. Não vê, S.Excia Sr Mavia, a figura ridícula que está fazendo, perante factos bem conhecidos por todos os moçambicanos? Quer ganhar o quê com isso? A amizade do big boss? Esse ogulhoso nem sequer lhe vai agradecer, se não sabe…

  93. Senhor Gustavo Mavie, todo o mundo sabe que o senhor é um dos que são pagos (indevidamente) para defender o indefensável. A prova disso está aqui. A carta de Carlos Nuno Castel Branco não fala apenas de raptos e de ataques da Renamo, mas o senhor só se referiu a isso na sua missiva. Recomenda-lhe a ir ler o seu artigo, estaremos perante um fiel que tenta ensinar o padre a rezar terço? Se o senhor assume que Hitler foi votado pela maioria e foi tão mau para os alemães e para o resto do mundo, está a reconhecer que Guebuza também é um mau dirigente. Quer que a gente se cale perante os males a que estejamos sujeitos, só porque os outros também morrem? Devo deixar os meus filhos dormirem sem comer porque os do vizinho também fizeram o mesmo? Por acaso, a nossa Polícia tem meios (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos) para combaterem a criminalidade? Vai dizer que o país (ainda) não tem dinheiro? Mas o tem para comprar jatos, navios, reabilitar a residência do chefe, pagar lambe-botas como o senhor, etc. Tenha vergonha na cara e deixe de ofender o Povo Moçambicano. Quando Guebuza se for embora, seja de que porta ele sair, saia junto com ele e volte ao anonimato onde sempre esteve. Eu disse, tal como o senhor também disse. Estamos quites.

  94. Se quer ser justo e bom para nós seus compatriotas, condena a Renamo que foi quem começou de novo com os tiros, e não Guebuza que só está a combater estes criminosos que são os alguns dos homens da Renamo que até atacam centros de saúde para matar pessoas que estão a tentar evitar a morte.

    ao trazer este tipo de opinioes, faz nos perceber que ja tomou partido "FRELIMO". o chefe do estado foi eleito pelas pessoas para verem cumpridas as suas ou uma parte das necessidades.mas paradoxalmente estas vem acrescendo a cada dia e porque? ma governacao do chefe do estado ja registamos fenomenos no pais ja mais vistos antes, ate manifestacoes de toda natureza, e claro o senhor preseidente nao e' para ser mimado quando situacoes do genero acontecem. ademais ja demostrou na conferencia realizada nas nacoes Unidas quando solenamente disse que as eleicoes presidencias serao realizadas em 2015. e nao venha querer dizer que foi um erro, mas sim um principio de que algo estranho ira, se nao vejamos ja esta acontecendo.

  95. Se quer ser justo e bom para nós seus compatriotas, condena a Renamo que foi quem começou de novo com os tiros, e não Guebuza que só está a combater estes criminosos que são os alguns dos homens da Renamo que até atacam centros de saúde para matar pessoas que estão a tentar evitar a morte.

    ao trazer este tipo de opinioes, faz nos perceber que ja tomou partido "FRELIMO". o chefe do estado foi eleito pelas pessoas para verem cumpridas as suas ou uma parte das necessidades.mas paradoxalmente estas vem acrescendo a cada dia e porque? ma governacao do chefe do estado ja registamos fenomenos no pais ja mais vistos antes, ate manifestacoes de toda natureza, e claro o senhor preseidente nao e' para ser mimado quando situacoes do genero acontecem. ademais ja demostrou na conferencia realizada nas nacoes Unidas quando solenamente disse que as eleicoes presidencias serao realizadas em 2015. e nao venha querer dizer que foi um erro, mas sim um principio de que algo estranho ira, se nao vejamos ja esta acontecendo.

  96. Academia….isto é história de quem sabe manipular os não escolados, escrevendo e gritando baixinho com palavras doces que enganam quem não sabe ler nem compreende as manobras dilatórias da história deste país.
    Não interessam aqui os paises que estão a ocupar “top 10” em ráptos, e por isso mesmo que estamos aqui a gritar de socorro, porque não queremos chegar nem no “top 2”.

    Amigos, o que nos interessa é que qualquer país precisa melhorar a sua máquina governativa…e de chissano para cá, tudo o que vemos é epanas manifestação de poder econímico dos antigos ladroes do tempo de chissano, construindo suas manções em todos os novos bairros( e se quer comparar, muias cidades e “millionar hotels, spaces, e sei lá o que mais nos EUA foram construidos com donheiro da máfia”, que dia e noite era combatida por agentes especializados, alguns citados pelo “Academico Mavie”.
    Voce Sr Mavie, onde vive? O que come? Que carro usa?
    Deixe te lembrar que a dias Jornalistas da TIM foram espancados, junto com a população….porque e para que? Não foi Guebuza quem mandou espancar essa gente, mas alguém encabeçado por ele? Ou será que precisar de espaço para construir em Txumene é ser “belcista”?

    As pessoas que mandam espancar essa população têm terenos em todos os novos bairros de luxo de Maputo, será que apenas eles, ou os tipos do partido, camaradas é que têm direito a terenos ou sei lá o que for neste país?

    Se estamos aqui a comparar com paises piores em ráptos, me parece que alguns estão preparados a chegar ao pior extremo, de guerras e depois comparar com Palestina, pois sim, lá tem guerra a vida toda. Nós moçambicanos queremos melhorias deste país.
    Ningém está a defender a Renamo de estar a matar civís, mas toda a máfia do estado moçambicano, em todas as vertentes…..e quem tem palavra para dizer é belcista….em qualquer lugar quando voce fala algo contra a Frelimo é belcista, afinal que porra é essa de das pessoas estarem amarradas a lamber botas da Frelimo num pais como o nosso?

    Amigos, vamos zangar na votação…..mas adianto vos dizer, não me interessa quem mandou, o certo é que quem conduz a máquina governativa moçambicana é Guebuza, e portanto as pessoas a quem ele confiou para estarem a lhe sabotar, que seja ele mesmo a sair com eles.

    NÃO ME INTERESSA O QUANTO ALGUNS SÃO PIORES, ME INTERESSA SABER O QUE PRECISO FAZER PARA ESTAR NOS MELHORES……

  97. Alguém que escreve um artigo e usa como fonte a Wikipedia só podia dar neste artigo maravilhoso!!!
    Muitos parabéns Sr. Gustavo, por referenciar todos os paises onde raptos são utilizados para financiar exercitos de libertação e cartéis de droga.
    Já que está num clima de comparação, os raptos em Moçambique financiam o quê ou quem?

  98. O Senhor Gustavo Mavie é que deve ter motivos incofessos ao responder a carta aberta ao Senhor Presidente de Moçambique (de carácter aberto, mas não dedicado a sí) com ataques insolentes contra Castelo Branco, e usando o exemplo de outros países como EUA e México que todos sabem o quão bem governados são e que de comum com Moçambique talvez tenham somente os raptos. Se o senhor vive em Moçambique sabe muito bem porque é que o povo é anti-Guebuza, mas deve ter de facto alguma razão absurda para lamber a bota desse velho oligarca, igoísta, arrogante e tudo de feio que se pode ser, insurgindo-se contra quem manifesta sua insatisfação contra a sua governação.
    O povo já está há muito cansado, os raptos só foram o acender do palito.

    • Este senhor Mavie e’ uma vergonha, pura sugera em pessoa, pode ate ser lambe botas mas nao tem principios nem consciencia individual e intellectual para analisar as coisas?

  99. O problema não são raptos, pois estes tem meandros muito complicados. O mais grave eh a intolerância com que se vive no Pais. Falamos de Democracia, mas de Democracia mesmo temos muito pouco, pois temos um caminho ainda a trilhar para chegarmos a uma Democracia que não seja imitação da Europa ou seja dos países ocidentais. O nosso mal eh que queremos copiar a risca as Democracias dos outros países e copiamos mal. Não olhamos para a nossa realidade nem para a nossa cultura. Quem disse que o povo Africano não eh democrático?

  100. Eu sou fiko triste por exixtirem pessoas como o Gustavo Mavie em moxambique, desgaraxado na alma, compactua com a desgraxa do povo, com roubo, manipulaxao davverdade, arroganxia e empobrecimento total e completo do bolso do cidadao…

  101. Caro Sr. Gustavo Mavie, como um tipico elemento de desinformação deste grupo de incapazes que nos governam o senhor nao se deu ao trabalho de ler em condições a missiva do Sr. Dr. Castel Branco…

    Como bom animal de estimação amestrado que é correu a atacar em defesa de quem nem sequer deve saber o seu nome… e ainda por cima se dá ao trabalho de ir buscar exemplos insultuosos para um povo que sofre.

    O “lambebotismo” passou a ser grau profissional a partir do dia em que o Sr. Mavie escreveu esta carta…

    Tenha vergonha na cara por favor e não defenda uma má governação com frases como “nos Estados Unidos também há crime”…

    Que tal frases como “na Suécia pagam-se os mesmos impostos que em Moçambique mas a Saúde, a Educação e a Segurança Publica funcionam muito melhor que em Moçambique. As multi-nacionais são convidadas a instalar fabricas (e nao apenas linhas de importação) capacitando o País.”… Que tal fazer comparações que nos elevem um dia ao nivel do mundo moderno???

    Se é para dizer porcaria por favor fique em casa!!!

  102. chega de guerra povo Moçambicano,que benefícios trara essa guerra ao país?nos estamos num país em vias de desenvolvimento,que futuro teremos com mais uma guerra?chega de julgar sicrano e beltrano.o que nos estamos a fazer eh fomentar mortes e mais morte dos nossos irmãos .nos temos que ser a favor do dialogo para poderem por fim a essa guerra que já começou.PAZ PARA O POVO MOÇAMBICANO E NAO A GUERRA

  103. Sinceramente…. Mesmo dpois desta explanação ainda tem cabeças duras q cntinuam nesse festival d boatos, malfalancias e tentativas d dsestabilizar moç promovids pelo sr castelo branco. Como diz o Pr Dr. Regendra de Sousa, como haverao bons resultados n ensino superior com académicos como este?

  104. Lambe-bota nato, gustavo Mavie devia ter vergonha de sufocar o povo mocambicano com seus argumentos fora prazo e tipicos de uma pessoa que escova para sobreviver.Esta a justificar os dolares quea pagam para sair em defesa do Guebuza. Ele que va passear longe.

  105. Toda a gente fala, fala e o k e certo e k se continua a morrer, e kem morre e o povo. Deixem o governo trabalhar, bem ou mal, nas urnas vai-se ver. Presidente Guebuza nao e o mandante dos tiros k por ai se fazem. Ele e o Presidente do Povo Mocambicano e nao Presidente da guerra. Bem ou mal, vere-mos no fim.

  106. Afinal de contas quem estava atacar e outro a retaliar?O governo e' que sempre atacou a renamo e depois deste se cansar comexou a retaliar os ataques.Espero que o sr Gustavo Mavie nao seja um destes lambebotas como macuacua e outros.Afinal de contas nem sempre estudar faz alguem ser atento.Temos academicos que se deixam levar nas merdas do governo de guebuza por um punhado de moedas e ou algum cargo so pra satisfazer o seu umbigo.

  107. Esses chefisinhos de merda sao todos fantoches, como tinha dito o "Sr. Diamantino Miranda ex treinador do Clube de Desportos da Costa do Sol", k em Mocambique sao todos ladroes e sao comprados por um prato de soupa, estamos cansados de tanta fantochada vossa, Ladroes e corruptos fora do poder e mbora la preende-los.

DEIXE UMA RESPOSTA