Famosos de Moçambique As 10 Mulheres Jovens Mais Poderosas da África em 2013

As 10 Mulheres Jovens Mais Poderosas da África em 2013

COMPARTILHE

A revista Forbes publicou recentemente uma lista apresentando aquelas que seriam as mulheres abaixo dos 45 mais poderosas do continente africano, a lista original apresenta 20 nomes, mas nós escolhemos as 10 primeiras e trouxemos para vocês! Tome em atenção que mais poderosas não significa mais ricas. Confira à seguir o Top 10, começando pela primeira posição:

Isabel dos Santos

Isabel dos Santos
Isabel dos Santos

Nacionalidade: Angola

Ocupação: Investidora

A filha do Presidente de Angola, José Eduardo Dos Santos é a mulher mais rica da África. Ela também é uma das mais poderosas mulheres de negócios do continente.

Mimi Alemayehou

Mimi Alemayehou
Mimi Alemayehou

Nacionalidade: Etiópia

Ocupação: Vice-Presidente Executiva da Overseas Private Investment Corporation (OPIC)

Em 2010, o presidente dos EUA, Barack Obama nomeou Mimi Alemayehou (nascida na Etiópia) como a Vice-Presidente Executiva da Overseas Private Investment Corporation (OPIC), instituição financeira de desenvolvimento do governo dos EUA.

Vera Songwe

Vera Songwe
Vera Songwe

Nacionalidade: Camarões

Ocupação:  Directora Nacional do Banco Mundial

Vera Songwe  é Directora Nacional para o Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau e Mauritânia, com base em Dakar, Senegal. Natural dos Camarões, a Dr.ª Songwe entrou para o Banco em 1998 como jovem profissional da Região África Oriental e Pacífico. Trabalhou em diversos países e regiões, incluindo Camboja, Marrocos, Tunísia, Malásia, Mongólia e nas Filipinas.

Tara Fela-Durotoye

Tara Fela-Durotoye
Tara Fela-Durotoye

Nacionalidade: Nigéria

Ocupação: Fundadora da House of Tara

A empresária e advogada nascida na Nigéria, é a fundadora da House of Tara, empresa de cosméticos líder na Nigéria.

Rapelang Rabana

Rapelang Rabana
Rapelang Rabana

Nacionalidade: África do Sul

Ocupação: Empreendedora

Rabana, 29, é a CEO e fundadora da Yeigo Communications, que desenvolve softwares relacionados a telecomunicações, incluindo serviços de VOIP, mensagens instantâneas, serviços de e-mail e SMS.

Clare “Claire” Akamanzi

Clare Akamanzi
Clare “Claire” Akamanzi

Nacionalidade: Ruanda

Ocupação: Directora de Operações do Ruanda Development Board

Akamanzi, 34, é a Directora de Operações do Ruanda Development Board (RDB), uma instituição do governo encarregada de acelerar o crescimento económico e desenvolvimento do Ruanda, permitindo o crescimento do sector privado

Valentina da Luz Guebuza

Valentina da Luz Guebuza
Valentina da Luz Guebuza

Nacionalidade: Moçambique

Ocupação: Investidora

Aos 33 anos, a filha do presidente de Moçambique Presidente Armando Guebuza está à frente da Focus 21 – Gestão e Desenvolvimento, Lda, uma holding de grande investimento familiar com interesses na banca, telecomunicações, pescas, transportes, mineração e propriedade. A Focus 21 possui participações significativas em operações na Terminal Graneleira do Porto da Beira  e na empresa de TV paga StarTimes.

Hadeel Ibrahim

Hadeel Ibrahim
Hadeel Ibrahim

Nacionalidade: Sudão

Ocupação: Directora executiva da Fundação Mo Ibrahim

Hadeel Ibrahim é filha do bilionário sudanês-britânico Mo Ibrahim. Ela é a Directora executiva da Fundação Mo Ibrahim, que foi criada em 2006 para apoiar a liderança e a boa governação em África. Ela também actua no conselho da Fundação Mary Robinson pela justiça climática e no Instituto Africano de Governança (AGI).

Alengot Oromait

Alengot Oromait
Alengot Oromait

Nacionalidade: Uganda

Ocupação: Parlamentar

Alengot Oromait, 20, é a mais jovem parlamentar na África. Em 2012, ela foi eleita membro do Parlamento pelo condado de Usuk, distrito de Katakwi, no Uganda. O pai dela, Michael Oromait, foi deputado no mesmo assento antes de sua morte em Julho de 2012.

Monica Musonda

Monica Musonda
Monica Musonda

Nacionalidade: Zâmbia

Ocupação: Directora executiva e fundadora da Java Foods

Musonda é a fundador do Java Foods, uma empresa de processamento de alimentos baseada na Zâmbia responsável marca eeZee de macarrão instantâneo.

COMENTE PELO FACEBOOK

11 COMENTÁRIOS

  1. A Zambiana Monica Musonda é a moça mais rica pelo rosto e pela postura por isso ultrapassa todas.
    Elejo-a como Primeira Musa de África.
    Obrigado pelo seu trabalho Matope José. Moçambique esta a subir.

  2. Fico muito satisfeito quando os Mocambicanos nos representam e o Mmo procura publicar, a iniciativa foi boa Sr Jose Matope

  3. Basta crer todos podem lá chegar, mas para tal é preciso deixar a mente de achar que as grandes coisas têm donos, ainda nalgum momento seja verdade, mas não na totalidade

DEIXE UMA RESPOSTA