Moçambique Bandeira de Moçambique: O Significado das Cores, Símbolos e Curiosidades

Bandeira de Moçambique: O Significado das Cores, Símbolos e Curiosidades

COMPARTILHE

O assunto hoje é a bandeira de Moçambique. Para quem já está familiarizado com o assunto, este artigo vai parecer uma piada, mas piada mesmo é saber que existem muitos universitários que não sabem metade do que vou escrever aqui. Não acredita? Faça um teste.

1 – As Cores da Bandeira

A minha mãe me ensinou uma música quando criança que eu guardo na memória até hoje:

♪Verde branca
Preta amarela vermelha
Verde branca
Preta amarela vermelha
São 5 cores da nossa bandeira♫

E depois continua com outra estrofe que não vem ao caso neste artigo…

Esta música já deixa deixa a primeira dica, todos já sabem que a nossa bandeira tem 6 cores, não é?

Não. Não é. São 5 cores que formalmente significam:

Verde: A riqueza do solo;

Branca: A paz;

Preta: O continente africano;

Amarela: Os recursos minerais;

Vermelha: O Sangue derramado na luta de resistência ao colonialismo, a Luta Armada de Libertação Nacional e a defesa da soberania;

2 – Os Símbolos

A Estrela: Representa a solidariedade entre os povos,
A Arma AK-47: Simboliza a luta armada e a defesa do país,
O Livro: A educação por um país melhor;
A Enxada: A agricultura;

3 – Curiosidades

  • A bandeira inclui uma imagem de uma AK-47 com uma baioneta anexada ao cano. É a única bandeira nacional no mundo a contar com um rifle tão moderno.
  • Ela é baseada na bandeira da Frente de Libertação de Moçambique e sofreu alterações com o tempo (o que responde à pergunta do início do artigo).
Antiga Bandeira de Moçambique (Abril a Maio de 1983)
Antiga Bandeira de Moçambique (Abril a Maio de 1983)

Em 2005, um concurso foi realizado para projectar uma nova bandeira para Moçambique. 119 inscrições foram recebidas e uma vencedora (sem o fusil) foi seleccionada, mas até hoje a bandeira continua a mesma.

A proposta de uma nova bandeira foi rejeitada pela bancada da FRELIMO no parlamento em Dezembro de 2005. As 169 bandeiras propostas foram rejeitadas, incluindo a sem o fuzil

COMENTE PELO FACEBOOK

44 COMENTÁRIOS

  1. O sr. Joaquim de Castro perdeu muito tempo a explicar um dito mocambicano ou Africano com mente occidental e ke nao e nunca tera o ke cobiça. Quero acreditar a vida e bens ke Africa mocambique em particular tem a europa procura uma das muitas razoes hoje todo o tipo de pessoa ate os mais baixos de Kalidade social e profissional procuram nos para lhes sustentar. Zandunaide Lopes. Goze e viva a rikeza ke tem a sua volta. Se nao esta ver peça ke lhe modtrem.

  2. uma das nossas riquezas na união e no que se viveu pa hoje estarmos assim…todo moçambicano da valor a bandeira….

  3. Oiih adorei parabéns eu tô fazendo uma pesquisa escolar e eu irei tirar nota máxima ebaah obg queria parabenizar vc muito legal eu xoneii hehe !!

  4. oiih gente eu adorei eu to fazendo um trabalho da escola e isso me ajudou muitoo muito tri adoreii xoneii é muito shoow parabéns agora eu vou tirar a nota máxima ebaaaaa :D

  5. Olá para todos os Africanos em especial para os Moçambicanos, nasci em 1971 em Lourenço Marques – Moçambique, ex-colónia Portuguesa, em 1974 a minha família teve que fugir da guerra colonial para Portugal Continental, graças a Deus viemos todos com saúde, só conseguimos trazer as roupas que tínhamos vestidas, eu meia dúzia de berlindes que ainda hoje guardo com a esperança de um dia voltar há minha Terra Natal e quem sabe poder jogar ao berlinde co os meus conterrâneos! Os meus Pais e Irmãos que também lá nasceram (o meu Irmão em 1967 e a minha Irmã em 1968) ainda hoje me contam como era lindo Lourenço Marques e a Beira onde morámos, as pessoas, as praias, as avenidas, etc.
    Gostava muito de poder saber mais da vossa Cultura e do Vosso Povo, como é possível terem um território tão bonito e rico e o que só se vê por cá é pobreza!? Grande abraço para o Povo Africano e como diz o Poeta MozQuerPaz.

  6. Oi sou Brasileira,nunca estive em Moçambique, mas tenho muito respeito pelo povo africano. A respeito da bandeira,cada país, tem sua historia. O Brasil,que é meu país, tem escrito na bandeira :Ordem e progresso, e meu pais esta uma desordem, e a beira de uma falência, vergonhosa.mais pátria,devemos amar e respeitar.certo.

  7. Esta bandeira com uma arma de assalto, só feita para matar seres humanos e cujo inventor morreu pobre e paupérrimo revela a imaturidade dum partido tão velho como a FRELIMO

    • Bom dia a todos e, particularmente, ao Zandunaide Vaz Lopes Cardoso.

      Gostei da sua honestidade ao dizer que gosta da África. Porem, acho que deve ressalvar o seu pronunciamento de que a África eh pobre pois a África eh um dos continentes mais ricos. Se voltar a consultas as suas atlas sobre a África, verificara que a Nigéria, o pais mais populoso da África, possui muitos recursos petrolíferos, seguida por Líbia e Angola–acho que a ordem não interessa; e a África do Sul eh campeã em minerais de varias espécies. Recentemente, Moçambique acaba de descobrir muitas reservas de gás natural, carvão, petróleo, areias pesadas, etc. Mas o problema da África eh a sua fraca capacidade de gestão e falta aparente de ética em gestão da coisa publica.

      Falando especificamente sobre Moçambique, para alem dos recém-descobertos recursos naturais, Moçambique possui uma vasta costa ao longo do Oceano Indico. A maior parte da terra moçambicana eh arável; e ate este momento, o pais possui mais de 35 universidades. Então qual eh o problema desta pérola do Indico? Como disse no paragrafo anterior, o maior problema eh ma gestão ou politicas de desenvolvimento que não se adequam a realidade. Por exemplo, sabe-se que o desenvolvimento do sector financeiro pode alavanca o crescimento económico em todas as áreas de desenvolvimento. Porem, o Ministério de Planeamento e Desenvolvimento de Moçambique nunca pensou em criar ou encorajar a criação de, bancos para o sector das pescas, o sector mineiro, o sector agrícola, etc. Os bancos já instalados em Moçambique não querem trabalhar com estes sectores e preferem trabalhar com os assalariados. Onde se viu uma economia com desenvolver-se graças ao sector publico que eh o maior empregador dos assalariados? Mais ainda, dado que o partido FRELIMO exige que todos os funcionários sejam seus membros, dispensa-se assim a explicação de que o que se sabe sobre a economia Moçambicana tem apenas a ver com a FRELIMO e seus membros: eles são accionista, pelo menos exigem ser accionistas, de todos os investimentos internacionais; o sector de construção civil eh apenas dominado por eles e, onde eles não acham resultados imediatos, como na agricultura e pescas, não existem nenhuns frelimistas envolvidos e, como tal, nenhuns incentivos.

      Por isso, senhor Z.V. Lopes Cardoso, se gosta da África, deve começar a reflectir seriamente sobre este continente.

      N.B.: Não falei sobre a falta de ética, sobre a exclusão social e a corrupção generalizada na maioria dos países africanos. Estes temas ficam para a próxima ocasião.

      • Tive à alegria de viver 03 anos em Moçambique, e posso dizer que, realmente é um pais muito rico e de pessoas maravilhosas, porém carente de um governo, que olhe por seu povo.

  8. A nossa Bandeira tem muito por ser discutido. Nao do as cores mas Tambem os Insrumentos la contidos sao uma Prova Total de mais Guerra em Mocambique. Concordo com uma da pessoas que antecedeu-me nao se conhece nenhuma outra Bandeira no Mundo que Leva Baion

  9. A outra bandeira era muito linda e infelizmente por muita gente não saber o significado e valor dos seus símbolos, assim foi mudada. Até existia na altura em que ela foi içada pela primeira vez uma anedota, sem ofensa, mas para mim bem verdadeira, que ainda hoje recordo, muito bem por sinal.!!!!

  10. gostaria muito de ver um campo de futebol próximo a minha casa, onde o prefeito CARLOS MOURA MURTA, teve a coragem de doar esse terreno para a construção de um consulado para MOÇAMBIQUE, o que que a classe de boleiros do JARDIM DA GLÓRIA DE VESPASIANO tem a ver com MOÇAMBIQUE ? e ele o prefeito passou 16 anos dizendo para nós que não fez o campo até hoje porque não tem o lugar, E A OBRA PRIMA DO CARPINTEIRO GEPPETTO CONTINUA SENDO O PREFEITO DE VESPASIANO. (NARIGUDO). ART.(1.71).

  11. óh meus irmão é triste o que vocês estão a passar nestes dias , com a contradição da Renamo e a Frelimo, espero melhoria ,o mas rápido possível.

  12. "Vermelha: O Sangue derramado na luta de resistência ao colonialismo" ?? não houve resistencias nem mortes ao colonialismo, houve sim resistencias e mortes aos ataques terroristas de grupos financiados sabe se lá por quem para tirar de lá os portugueses.

    • É verdade que a resistência africana foi financiada por estrangeiros: norte-americanos; chineses;soviéticos; etc, mas isso não invalida o facto de existirem uma elite de africanos instruídos,que uniram-se pra derrubar o regime colonialista, e que fizeram os possivéis para formar os africanos menos instruídos, para formas de se libertarem do ciclo vicioso de miséria, que era a vida deles. Os portugueses tambem foram financiados por estrangeiros, para manter o regime colonialista que era favorável a esses países.Por mais que se queira a historia não pode ser rescrita.

  13. O que aconteceu a uma bandeira criada em 1975 com cores semelhantes mas com as mesmas cores partindo do canto superior esquerdo em curva até ao lado direito? Pouca gente sabe dessa existência

DEIXE UMA RESPOSTA