A receita de hoje é trazida a pedido de uma leitora que mesmo eu insistindo que ela sabia como preparar Galinha Cafreal, praticamente me obrigou publica-la. Uma vez que não pretendia trazer esta receita tão cedo, precisei buscar por ela na internet e por isso não poderei dar muitos detalhes. O pouco que sei é que nós costumavas usar o nome galinha cafreal para nos referirmos à galinha do mato (Galinha-d’angola).
A receita da Galinha Cafreal não tem nada de especial, não passa de um frango grelhado com um ou dois ingredientes à mais. Penso que será mais útil para aqueles que nunca assaram um frango.
Ingredientes que irá precisar
- 1 frango
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 limão
- Sal
- 1 colher de chá de piri-piri
- 4 dentes de alho picados
Como Preparar Galinha Cafreal
- Abre-se a galinha pelas costas, espalmando-a de seguida.
- Mistura-se o azeite, o sal, o sumo de limão, a pimenta, o alho e o piri-piri.
- Tempera-se a galinha com uma boa porção da mistura. Leva-se a galinha a grelhar, virando-a de vez em quando.
- Utiliza-se o resto da mistura para untar a galinha enquanto grelha. Deve ficar bem picante.
Galinha Cafreal

A receita de hoje é trazida a pedido de uma leitora que mesmo eu insistindo que ela sabia como preparar Galinha Cafreal, praticamente me obrigou publica-la. Uma vez que não pretendia trazer esta receita tão cedo, precisei buscar por ela na internet e por isso não poderei dar muitos detalhes. O pouco que sei é que nós costumavas usar o nome galinha cafreal para nos referirmos à galinha do mato (Galinha-d'angola). A receita da Galinha Cafreal não tem nada de especial, não passa de um frango grelhado com um ou dois ingredientes à mais. Penso que será mais útil para aqueles que nunca assaram um frango.
Tipo: Carnes
Culinária: Moçambicana
Palavras-chave: galinha cafreal,frango
Rendimento da receita: 6
Calorias: 233
Tempo de preparo: PT15M
Tempo de cozimento: PT45M
Tempo total: PT55M
Ingredientes da receita:
- Frango
- Azeite
- Limão
- Sal
- Piri-piri
- Alho
Instruções da receita: Abre-se a galinha pelas costas, espalmando-a de seguida. Mistura-se o azeite, o sal, o sumo de limão, a pimenta, o alho e o piri-piri. Tempera-se a galinha com uma boa porção da mistura. Leva-se a galinha a grelhar, virando-a de vez em quando. Utiliza-se o resto da mistura para untar a galinha enquanto grelha. Deve ficar bem picante.
4.5
Cada um chama o quiser, mas de uma coisa eu sei, a galinha à cafreal, é um prato de origem guineense, que é temperado com bastante limão, depois de ele grelhado, faz-se um molho, com a marinada, daí o segredo, faz-com frango caseiro, e não com galinha do mato.
Com o devido respeito . falta o ovo cozido.
Gostaria saber a origem da palavre “cafreal”. No Brasil temos um prato bastante similar que utiliza no preparo galinha abatida na hora, sangue da ave e condimentos etc e é conhecida como Galinha ao molho pardo.
Hehehe. Para quê serviria o leite de coco num frango grelhado?
Nesta receita falta um ingrediente fundamental de toda a cozinha moçambicana, especialmente da zambeziana – o leite de coco
mas ta keimada
ja comi galinha macua…prato de moza e nao e muito diferente..
O grande problema, cá, é que não temos daquelas galinhas macuas!
Uma receita mto conhecida e apreciada. Só gostava de uma ressalva:
Já vou nos 65 e quase a xegar aos 66 anos e sempre conheci a galinha do mato como galinha do mato e pelo menos as galinhas à cafreal k faziamos eram com as xamadas "galinhas domésticas", devido à carne da galinha do mato ser 1 poko + rija do k a sua sósia doméstica. Será k o utilizar das do mato seria sómente nas regiões remotas?