Lenços A Moda dos Turbantes Wumburi

A Moda dos Turbantes Wumburi

Wumburi significa beleza natural em Bitonga, língua falada na província de Inhambane, de onde é natural a criadora desta marca, Uitnei Chamusso, com quem Moz Maniacos teve o privilegio de conversar.

MM: Quando surge a ideia dos lenços estilosos na cabeça?

UC: A ideia surge na preguiça de tratar o cabelo para ir a escola por falta de tempo e um dia amarei um lenço fui a escola e meus colegas gostaram e ai tive a ideia de tornar isto uma marca. E assim foi.

MM: Estamos no inverno e as pessoas tem tendência a agasalhar-se e o Wumburi parece uma boa opção para esta estação. o que tem a dizer a respeito?

UC: As pessoas tem que entender que existem vários tipos de Wumburis e para diferentes tempos do ano, temos para o verão que são os mais finos e os que são para o inverno que são de tecidos mais grossinhos.

Para o inverno a vantagem è que mantém a cabeça aquecida e também porque durante o inverno as pessoas tendem a dormir mais e essa é uma boa opção para as mulheres, pois poupa tempo e ainda sai de casa bem estilosa.

MM: Uma sugestão para as mulheres que não usam o lenço.

UC: Uma das grandes ideias da Wumburi é de trazer a face da mulher porque usando o lenço não só escondemos o cabelo ou adquirimos novo estilo, estamos a abraçar a nossa cultura, a beleza natural africana e moçambicana em particular.

 A sugestão: -Mulheres, usem Wumburi de capulana ate de panos finos e abracem a nossa cultura.

MM: Últimos considerações e mensagem para os nossos leitores.

UC: A mensagem que tento trazer sempre que tenho oportunidade de falar em entrevista é que nós como jovens temos a grande responsabilidade de continuar com a nossa tradição, claro que não somos obrigados a fazer do jeito que nosso pais fizeram mas podemos adaptar sim a realidade dos nossos dias. Porque no fim do dia quando estamos fora do pais somos “embaixadores” da nossa cultura.

como tal temos que estar sempre aptos a representar  a nossa cultura. e uma forma de fazer isso é ter sem um acessório de capulana que é um tecido pratico e lindo.

  

3 COMENTÁRIOS

  1. É sempre bom ver o jovem perpetuando as tradições e a cultura sem estar parado no tempo. Parabéns!!! Eu sou particularmente apaixonada pela capulana, não só pelas suas cores e beleza mas também, e…. principalmente pela importância cultural que ela tem na vida dos moçambicanos.

    PARABÉNS!

  2. A iniciativa e de facto lovavel porque a capulana e como nossa bandeira e cultura! Resta-nos saber valoriza-la!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here