Coisas de Moçambique Mulala

Mulala

PARTILHA COM A MALTA


Hoje eu fui dar umas voltas no mercado do xipamanine para poder colher algumas informações sobre a pasta dentífrica natural tradicionalmente conhecida em Moçambique como Mulala.

A mulala é uma raiz da planta Euclea natalensis, que já foi muito usada em Moçambique para a limpeza dos dentes. Não é muito comum nas cidades e já vem perdendo presença nas zonas suburbanas, mas ainda é proeminente nas zonas rurais.

Mulala

Para além de cuidar da limpeza dos dentes, esta raiz tem a particularidade de servir de “batom natural”, pois deixa os lábios de quem usa muito avermelhados por alguns dias – E nem pinta a boca do seu parceiro quando você vai beija-lo.

Estudos de actividade anti-infecciosa confirmaram a sua eficácia contra vários microrganismos da flora bucal.

Euclea natalensis

Eu usei a mulala e confirmo sua eficácia para limpeza e até para pintar os lábios, mas não poderia deixar de avisá-los que aquilo deixa os lábios a arder que é uma loucura, mas vale a pena experimentar.

Você pode encontrar esta raiz a venda em qualquer mercado ou dumbanengue que se prese, certifique-se apenas de ir compra-lo no dia em que quiser usar, porque a mulala tem melhores efeitos quando está húmida e ela não leva mais de dois dias para secar.

Matope e a Mulala

Mas se você é chique demais para ir a um mercado do povo ainda poderá contar um dia com uma pasta dentífrica especial produzida através da mulala, anunciada em 2009 pelo Centro de Investigação Etnobotânica. Talvéz se você for para lá eles lembrem do assunto…

COMENTE PELO FACEBOOK