Carmelita Rita Namashulua

Carmelita Rita Namashulua

Carmelita Rita Namashulua (Dar-es-Salaam 2 de Dezembro de 1962) é uma política moçambicana. Ministra da Administração Estatal e Função Pública, a partir de 19 de Janeiro de 2015. No quinquénio de 2010 a 2014, foi Ministra da Administração Estatal.

Vida pessoal de Carmelita Namashulua

Namashulua nasceu a 2 de Dezembro de 1962, em Dar-es-Salaam, Tanzânia. É filha de Jonas Geraldo Namashulua, professor primário, e de Donata Mateus Sinyomwa, costureira, ambos combatentes da luta de libertação nacional.

É casada e mãe de dois filhos. Fala Shimakonde, Kiswahili, Português e Inglês. São seus passatempos ler, escutar música e cuidar de plantas.

Educação de Carmelita Namashulua

Começou os estudos primários em Tunduru, Tanzânia, onde concluiu o ensino primário, em 1974. Com a Independência, veio para Moçambique e estudou na Escola Secundária da FRELIMO, em Ribaué, até 1981, onde concluiu o nível secundário. Entre 1982 e 1983, frequentou e concluiu o curso de Matemática e Física na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Maputo. Posteriormente frequentou a Universidade Pedagógica, também em Maputo, onde obteve a licenciatura em Psico-Pedagogia, em 1994.

Carreira Profissional da Carmelita Namashulua

Carreira Profissional da Carmelita NamashuluaAo longo da sua carreira profissional, Carmelita Namashulua trabalhou sempre na cidade de Maputo. Foi professora de Física na Escola Secundária Josina Machel, entre 1984 e 1996. Foi também na mesma escola Delegada da disciplina de Física, entre 1985 e 1987, e Directora Pedagógica, entre 1998 e 2001. Fora da carreira de docência, Carmelita Namashulua foi Coordenadora de Programas de Apoio a Mulheres Vulneráveis no Gabinete da Primeira Dama, de 1994 a 2001. Foi, em 1998, Assessora do Instituto Nacional da Acção Social para as actividades geradoras de rendimento.

Foi, entre 2001 e 2005, Coordenadora Nacional da “Terre de Hommes”, sediada na Alemanha. Carmelita Namashulua foi galardoada com a Emulação Socialista, em 1985.

É membro do Partido FRELIMO, sendo, desde Setembro de 2006, membro do Comité Central e do Secretariado do Comité Central. Professa a religião cristã, na Igreja Católica. É casada e mãe de dois filhos. Fala Shimakonde, Kiswahili, Português e Inglês. São seus passatempos ler, escutar música e cuidar de plantas.

Advertisements

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here